29 de Abril a 16 de Maio, 2010: Feira do Livro de Lisboa - 80ª EDIÇÃO


"Arranca esta quinta-feira mais uma Feira do Livro de Lisboa. Ana Dias Ferreira conta quais as novidades e o que pode encontrar nesta 80ª edição. Com mapa e tudo, para ninguém se perder.

Parece que Abril é que é. A partir de agora, Abril sempre. A Feira do Livro de Lisboa largou definitivamente o querido mês de Junho e este ano volta a arrancar ainda em Abril. A data oficial é quinta-feira, 29, e até 16 de Maio a festa dos livros vai animar o Parque Eduardo VII todos os dias da semana e pela noite fora. A justificação volta a ser a mesma do ano passado e tem a ver com a tentativa de não fazer coincidir o evento com a época de exames dos estudantes, que assim estarão mais livres para dar atenção a outras letras sem ser as académicas. De resto, há novidades e apostas ganhas que se mantêm nesta 80ª edição.

Zona de restauração e horários
A experiência foi feita no ano passado e é para manter: nesta edição há Feira do Livro à hora do almoço, a partir das 12.30 (antigamente o evento só abria às 15.00 ou às 16.00), e os novos espaços de restauração criados à entrada do parque para refeições completas voltam a marcar presença (tal como as farturas e as barraquinhas de gelados, velhos habitués). Mas a grande novidade desta 80ª edição é o horário de encerramento, que foi alargado e se estende até às 23.30, todos os dias e até mesmo durante a semana.

Espaço Infantil
Como já vem sendo hábito, a feira não esqueceu os miúdos e este ano dedica-lhes dois espaços próprios. Será aí que, todos os dias da semana, às 14.30, têm início várias actividades dirigidas aos pequenos leitores. Essas actividades incluem oficinas de expressão, leituras e encenações de histórias (“Dá-me um livro… conta-me uma história” e “Lençóis de Histórias”) e ainda um itinerário infanto-juvenil que propõe uma visita à feira para “olhar os livros com olhos de ver”. Tudo isto para além das actividades pontuais propostas pelas várias editoras com títulos publicados na área do infanto-juvenil.

Programação musical
É outra das grandes novidades deste ano e, juntamente com os horários mais tardios, faz parte de uma estratégia da APEL, a organizadora da feira, para atrair mais visitantes à hora do jantar. É que este ano, e todos os dias da semana, haverá sempre um concerto de música ao vivo no palco central, às 21.15. O único dia com um género fixo é a sexta-feira, que ficou reservada para o jazz, mas nas outras noites esperam-se uma série de estilos musicais distintos, de música brasileira a clássica, passando pelos blues.

Leya
Mais uma vez será possível comprovar a hegemonia da Leya no mercado editorial português fazendo as contas à proporção de espaço que o grupo ocupa no recinto da Feira do Livro, no topo superior direito de quem vem do Marquês de Pombal, e que concentra nada mais nada menos do que a Dom Quixote, Caminho, Oficina do Livro, Asa, Texto, Gailivro, Teorema e Casa das Letras. Os tão polémicos pavilhões especiais estreados há dois anos são para manter – a diferença em relação aos outros é que são maiores e permitem aos visitantes entrar lá para dentro, quase como uma mini-livraria tradicional – e é na Praça Leya que se concentram inúmeras sessões de autógrafos, de António Lobo Antunes a José Eduardo Agualusa e Inês Pedrosa (sábado às 16.00), passando por Manuel Alegre (sexta às 18.30), Richard Zimler (sábado às 15.00), Pepetela (domingo às 16.00) e Alice Vieira (9 de Maio às 11.30).

Praças coloridas
Claro que há vida para além da Leya, não só nos stands e pavilhões das outras editoras, mas também nas quatro praças criadas este ano e espalhadas pelo Parque. Baptizadas com os nomes das cores correspondentes – Praça Azul, Verde, Amarela e Praça Laranja – serão locais pensados para uma maior interacção com o público e para receber debates, conferências e apresentações de livros.

A Feira do Livro arranca esta quinta-feira e fica no Parque Eduardo VII até 16 de Maio. Seg-Sex das 12.30 às 23.30, Sáb, Dom e feriados das 11.00 às 23.30."

Transportes
Metro: Marquês de Pombal
Autocarros: 1/74/702/706/709/713/720/727/738/746

Fonte:
http://www.timeout.pt/news.asp?id_news=5363&
Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW80Q2yvRvXehVZaAUN8iMzq0_hcNqcEdFk-NSTCQWeF0xrsbzwHsXOeGZLQpfNw4OTUegx9w3OxOcY13jPHkp-eJrCbnZl0FKctyZHdr2lhKG0vfE6K6x2doT-oZar81A1rtFT5lYNntO/s400/2009+-+quidnovi+feira+do+livro+lisboa+02.JPG

Sem comentários:

Enviar um comentário