até 20 de Setembro, 2009: Exposição - QUATRO PARAGENS NO VIETNAME, RICARDO FRANÇA


"Exposição de fotografia documental sobre o quotidiano de quatro cidades do Vietname. Um trabalho que resulta da aproximação do arquitecto Ricardo França a estes lugares e às gentes que os habitam.
“Vinte e uma fotos dão forma a um diário visual, instantes da minha viagem/pedaços de um quotidiano viajado pelos Vietnamitas, tantas vezes repetido durante tantos séculos”, como diz o próprio Ricardo França.
É um diário de viagem feito de fotografias intimistas. Há imagens de ambientes únicos, mais e menos formais, sempre irrepetíveis: de trabalho, de lazer, de relações familiares, de preparação e venda de alimentos, de trajes típicos, de momentos fúnebres, de lembranças… É um documento onde identificamos a coabitação serena de práticas culturais modernas e ancestrais.
Ricardo França nasceu em Lisboa em 1973. Inicia-se na fotografia durante os primeiros anos do curso de arquitectura e, em 1995, viaja pela Índia, país onde dá os primeiros passos na fotografia documental a cor.
Nas viagens posteriores, a sua objectiva entra progressivamente dentro dos lugares que visita, aproximando-se das pessoas e do seu quotidiano.
Três anos e várias viagens mais tarde, decide aceitar trabalho em Macau, experiência da qual resultou a sua primeira exposição individual, Habitar Macau.

A revista Oriente (nº 14) publicou, em 2004, o portfólio Vietname.

Lounge, de 21 de Agosto a 20 de Setembro.
Entrada livre."

"VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO HANOI, HA LONG, HOI NA, HUE
Ricardo França, autor das fotografias que integram esta exposição, propõe-se explicar aos visitantes as motivações que estão por detrás de cada uma das fotos do quotidiano de quatro cidades do Vietname. Um trabalho que resulta da aproximação do arquitecto a estes lugares e às gentes que os habitam. 4 Setembro, às 18.30. Entrada livre."

Transportes
Autocarros: 12/28/714/720/732/738
Eléctricos: 15, 18

Fonte e imagem:
http://www.museudooriente.pt/784/paragens-no-vietname.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário