2 de Junho a 31 de Julho, 2012: Exposição - RUI PEDRO JORGE

Rui Pedro Jorge, A/manhã, 2011, Óleo sobre tela, 130x190cm
Inauguração às 16 às 20h
"Os objetos escultóricos que ocupam as obras de Rui Pedro Jorge, não representam formas improváveis de engenharia matemática. A sua instabilidade e o seu caráter manipulador denunciam a organicidade constitutiva daquilo que é propriamente humano.
Barracas, ninhos e barcos feitos de pau, de cimento ou de tijolos, são expostos no seu improviso, provisórios e instáveis. Tal como refere o artista, «o sítio onde estamos está sempre a cair». Sombras que revelam abismos e abrigos construídos sobre o vazio. Para que servem estes abrigos? Talvez para proteger uma geração (a sua) das fraudes que permeiam as suas relações com o mundo e com os outros. Crescer com imagens: a forma como as imagens são apresentadas em cada época confere-lhes o seu valor, a qualidade da sua extensão e a envergadura da sua penetração. A imediatez deste processo de formatação, regido pelas tendências de cada época, é aqui continuamente exposto, denunciado e interrogado. Assim é que o artista irá isolar os materiais que usa na sua pintura: um pedaço de madeira; a copa de uma árvore que flutua no céu; o anel de um tronco. Porventura a beleza se encontra neste vazio como uma detonação, representações gráficas de onde ressalta o ambiente que se gera em redor dos objetos. Poderá ainda assim a beleza ser uma ficção?
«Por vezes fazem parte do trabalho coisas que são abandonadas no processo criativo mas que deixaram a sua marca», refere ainda o artista. Há nestes trabalhos uma busca com alguma desmesura, algum excesso, alguma temeridade. Precipícios onde esperamos continuamente não cair, afinal «o que é que andamos todos aqui a fazer?»

RUI PEDRO JORGE frequentou a Escola Secundária Artística António Arroio, onde desenvolveu estudos tecnológicos de Design de Equipamento, e participou ativamente no Atelier de Artes Plásticas, dirigido por Luísa Soeiro. Frequentou através do programa Erasmus a escola AVU- Akademie výtvarných umní em Praga, Républica Checa (2008-09). É graduado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2010). No mesmo ano, estudou também na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro. Em 2010, realizou a sua primeira exposição individual Portuguese Man-on-war, na Galeria 111, Lisboa e mais recentemente foi artista residente na Bilbao Arte Fundazioa, Centre for Contemporary Art e participou na Feira Swad em Barcelona."

Entrada livre
Campo Grande 113

Terça-feira a Sábado, das 10 às 19h.

Transportes
Metro: Entrecampos
Autocarros: 7, 31, 36, 47, 78, 106, 701, 721, 744, 745, 750, 767, 777, 781

Sem comentários:

Enviar um comentário