2018: Programação - CÃO SOLTEIRO

"PONTO DE GRAVIDADE é o nome dado aos ciclos de conversas relativamente informais organizadas pela Companhia de Teatro Cão Solteiro desde 2016. Convidam-se investigadores, cientistas, pensadores, artistas e autores de reconhecido mérito a trazer a sua experiência e conhecimento especializado para conversas com o público, num ambiente liberto da liturgia dos grandes colóquios e num registo mais informal e de proximidade que atenua a timidez habitual do público e promove, efectivamente, a livre troca de ideias.

O ciclo deste ano será um conjunto de Conversas sobre Plantas, organizado em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e para o qual foram convidados investigadores das áreas da biologia vegetal, da ecologia e da geografia física que nos vêm falar da vida amorosa das plantas, das plantas invasoras, das suas relações com os outros seres vivos e ecossistemas e dos perigos a que elas estão sujeitas com as mudanças climáticas, tal como da nossa evidente dependência em relação a elas. E porque é de pequenino que se torce o pepino, o ciclo acaba com uma conversa muito especial com crianças no Jardim do Príncipe Real, numa iniciativa com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia.

Ao Ponto de Gravidade junta-se também Filipa Valladares da Livraria STET, que acompanhará as conversas para adultos estabelecendo pontes entre livros e os temas propostos.


Programa

#1 - 17 MARÇO, 18h (Teatro Cão Solteiro)
OS SEGREDOS DA VIDA AMOROSA DAS PLANTAS | SÍLVIA CASTRO *
Na sua vida amorosa, as plantas podem ser desde ultraliberais a ultraconservadoras. Para deixarem descendência, desenvolveram uma fascinante diversidade de formas florais e de estratégias reprodutoras.

* É atualmente investigadora no Centro de Ecologia Funcional e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Licenciada e doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro, tem desenvolvido investigação em diversas áreas da biologia de plantas, desde a taxonomia à ecologia, tendo um particular fascínio pela área da biologia reprodutiva das plantas com flor.



#2 - 24 MARÇO, 18h (Teatro Cão Solteiro)
FLORES AMARELAS POR TODO O LADO: NOTAS SOBRE PLANTAS INVASORAS | ELIZABETE MARCHANTE *
Muitas das plantas que vemos com flores amarelas nos primeiros meses do ano são plantas vindas de outras paragens que se estabeleceram por cá mas que são invasoras. Mas, o que são plantas invasoras? Venha descobrir e conhecer algumas.

* É Doutorada em Biologia, especialidade em Ecologia, pela Universidade de Coimbra. Participou em mais de 20 projectos de investigação com plantas invasoras, onde colaborou com cientistas nacionais e estrangeiros. Colabora desde 2003 na página invasoras.pt.



#3 - 7 ABRIL, 18h (Teatro Cão Solteiro)
AS ÁRVORES DIANTE DO TEMPO | CRISTINA NABAIS *
Se perguntares a uma árvore "O que é o tempo?", ela responderá, "O tempo é uma sequência de anéis."

* Professora auxiliar do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra na área de Ecologia e Ecofisiologia de plantas. Coordena o laboratório de investigação em dendrocronologia. 



#4 - 14 ABRIL, 18h (Teatro Cão Solteiro)
POSSO COMER-TE? CONVERSAS ENTRE FUNGOS E PLANTAS... | PEDRO TALHINHAS *
Este diálogo planta-fungo será o mote para uma pequena viagem pelo mundo dos fungos e das suas relações com as plantas e, por essa via, connosco próprios.

* É licenciado e doutorado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde é investigador trabalhando com fungos fitopatogénicos.



#5 - 21 ABRIL, 18h (Teatro Cão Solteiro)
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: COMO RESPONDEM AS FLORESTAS? | ALBANO FIGUEIREDO *
Como é que as florestas alteram as suas dinâmicas para enfrentar as alterações climáticas?

* É Professor Auxiliar do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra e Investigador Integrado no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e investigador colaborador no Grupo de Botânica da Madeira.



#6 - 30 ABRIL, 14:30 (Jardim do Príncipe Real)
A NOSSA CASA É VERDE | JOANA CABRAL OLIVEIRA * & ANTÓNIO GOUVEIA *
JARDIM DO PRÍNCIPE REAL - CONVERSA PARA CRIANÇAS

* É doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade de Coimbra, sendo a sua actividade principal a gestão de projectos e comunicação de ciência no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável.

* É diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e investigador da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Doutorado em Ecologia, os seus interesses de investigação abrangem a diversidade e ecologia das plantas, a história e comunicação da ciência".



Teatro Cão Solteiro
Rua Poço dos Negros, 120
1200-342 Lisboa

Transportes
Autocarros: 706, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 774, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Comboio: Cais-do-Sodré
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Elevador: Bica
Metro: Cais-do-Sodré

Sem comentários:

Enviar um comentário