15 de Dezembro, 2014: Apresentação - THE SHADOW OF PROJECT MANAGEMENT

The Shadow of Project Management - Facing paradox at the dark-side of project management culture

Tese de Doutoramento em Estudos Culturais
Cross-Cultural Complex Project Management (CCCPM) Think Tank, Berlim / Europa Universität Viadrina, Frankfurt-Oder

"Esta pesquisa explorou a forma como as manifestações mais indeléveis da cultura de cada projecto formam e potenciam a vivência de conflitos, corrupção, auto-sabotagem e outras formas de erosão ou violência intrínsecas ao funcionamento de um projecto. As manifestações de ordem indelével aqui estudadas são do domínio inconsciente e foram abordadas usando o conceito Junguiano de “sombra”, isto é, a parte da personalidade de um indivíduo que este rejeita, recusa, e reprime – mas que no entanto enfrenta, projectando-a nos outros. Esta tese implica a extrapolação do conceito original, que é individual, a uma lógica de grupo, experimentando em várias situações o que seria uma “sombra colectiva”, como se manifestaria, e como ter acesso a ela. Para tal, a parte empírica (The Learning Journey) concentrou-se numa triagem de técnicas existentes para entrar em contacto e traduzir a comunicação do inconsciente, sobretudo através do corpo, mas de forma mais geral, através da expressão e experiência artística. Estas técnicas foram organizadas em 4 lógicas principais, mesmo que as linhas entre elas nunca sejam estanques: prácticas terapêuticas, coaching, a criação artística e a práctica espiritual. Retidas as principais observações feitas no decurso desta Learning Journey de 5 anos, a investigação retornou ao mundo da cultura de projectos e analisou uma série de estudos de caso, e a literatura existente sobre conflito e auto-boicote em grupos, tentando correlacionar a existência de uma “sombra colectiva”, com estes fenómenos. 
Os resultados, de natureza mais filosófica, sintomáticos de uma tese de carácter exploratório e até especulativo, apontam para uma necessidade de aprender a lidar com os paradoxos inerentes à vida em grupo e à reconciliação de polaridades. Em suma, a integração da sombra equivale à transição de um pensamento dualista “isto OU isto”, para uma atitude integradora de “isto E isto”. 
Joana Bértholo, 1982, Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação pelas Belas-Artes de Lisboa, fez trabalho de campo em Buenos Aires para um mestrado em praticas artísticas de intervenção social (na altura chamado Design Social) que nunca concluiu. Seguiu com esse material directo para doutoramento, na Alemanha, no departamento de Estudos Culturais. Entretanto publicou dois romances e um livro de contos pela editorial Caminho: Diálogos para o Fim do Mundo (Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, 2009), Havia - histórias de coisas que havia e de outras que vai havendo, e O Lago Avesso. É professora de Teoria Geral da Ficção (Narrativas) na Universidade Lusófona. Mais informação: www.unscratchable.info"

Rua Barata Salgueiro 36, Lisboa

às 19h

Transportes:
Metro: Avenida, Marquês
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 702, 706, 709, 711, 712, 720, 723, 726, 727, 732, 736, 738, 744, 746, 753, 774, 783
Elevadores: Glória, Santa Justa

Fonte e imagem: http://www.snba.pt/index.php?project=494

Sem comentários:

Enviar um comentário