16 a 20 de Julho, 2013: Teatro Maria Matos - DIAS DA TRANSIÇÃO


"Encerramos a temporada 2012/2013 com os Dias da Transição. Depois do ciclo de conferências sobre as várias facetas da Transição, vamos tentar descobrir o que uma mudança para a sustentabilidade pode significar na vida de cada um. O programa abre com a última das conferências sobre Transição, em que Viriato Soromenho-Marques analisa a situação de Portugal. O filme In Transition 2.0, que é exibido na mesma noite, apresenta iniciativas de Transição em todo o mundo.


Também damos a palavra aos artistas: o Teatro do Vestido questiona o lugar do trabalho na nossa sociedade; no Teatro Mais Pequeno do Mundo, ouvimos histórias recicladas; Los Piñones fazem-nos dançar ao som de discos de vinil; Inês Barahona e Miguel Fragata trazem o discurso sobre a Transição para o jardim; e o norte-americano Davis Freeman encerra o programa, lançando um apelo bem-humorado para mudarmos a nossa vida, arrancando promessas da audiência em troca de… shots de vodka.
O já tradicional aoarlivre abraça o tema da Transição com um convite à sociedade civil e a organizações que defendem e desenvolvem práticas sustentáveis a fazer a festa connosco. Recebemos propostas muito diversas e trabalhámos em conjunto para construir um programa que dá a conhecer a cada vez mais pessoas as ações de quem está no terreno e que nos oferece a possibilidade de aprender o que podemos fazer no quotidiano para contribuir para uma mudança efetiva. O dia começa com dois passeios de bicicleta e um piquenique e à tarde há muitas atividades para toda a família que vão desde um trilho de reconhecimento da biodiversidade do jardim à permacultura e à cosmética natural, passando por diferentes abordagens à reutilização de materiais ou pela reparação de bicicletas. Durante a tarde, temos a oportunidade de ouvir na primeira pessoa a experiência e os projetos das organizações presentes. Para encerrar o dia, convidamos todos a provarem um Banquete sem Desperdício em que cozinhamos comida respigada com muito sabor.

Calendário Dias da Transição
terça 16 julho | Entrada livre
18h30 conferência Viriato Soromenho-Marques Riscos e Oportunidades numa era de Transição para a Sustentabilidade ― O caso português 

20h30 documentário Emma Goude In Transition 2.0

sexta 19 julho | Entrada livre
21h30 teatro Teatro do Vestido Labor #1  


sábado 20 julho | Entrada livre
10h30 às 13h00 Passeios de bicicleta 

15h00 às 19h30 aoarlivre 
19h30 Banquete sem Desperdício 
21h00 teatro Davis Freeman 7 Promises"

Passeios de bicicleta

Dias da Transição
CRIANÇAS E JOVENS
sáb 20 julho 10h30 às 13h00
Inscrição até 18.07.2013, por email: bilheteira.teatromariamatos@egeac.pt

Escolha um dos dois percursos que lhe oferecemos e venha passear sobre duas rodas por Lisboa. Em cada ponto a visitar, temos quem nos receba com histórias e curiosidades. Se não está habituado a circular de bicicleta entre os carros, não se preocupe: em conjunto com o Jornal Pedal, desenhámos percursos acessíveis e temos ciclistas experientes a acompanhar o grupo.
Percurso Arquitetura
Num passeio desenhado pela Trienal de Arquitectura e que conta com a orientação da TURA ― Turismo de Arquitectura, vamos descobrir alguns jardins da cidade e refletir sobre a sua função na paisagem urbana lisboeta. Começamos pelo Jardim Constantino, em Arroios, que deve o seu nome a um importante floricultor da Lisboa do final do século XIX, José Constantino Sampaio de Mello. Seguimos depois para o Jardim de Boto Machado, no Campo de Santa Clara, plantado originalmente em 1862, e rodeado de elegantes edifícios oitocentistas, entre os quais o Palácio Sinel de Cordes, nova sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa que nos abre as portas para uma breve visita.
Percurso Hortas Urbanas
Porque é importante para nós conhecer e valorizar as iniciativas dos nossos vizinhos, visitamos a horta biológica que os alunos, pais e professores da EB1 do Bairro de S. Miguel criaram no pátio da escola.
Vamos ainda conhecer a Associação de Residentes de Telheiras que desde a sua fundação lutou pela criação de uma horta no bairro, encomendando até um projeto ao arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles. O projeto ficou no papel e nós iremos espreitá-lo, mas o bairro não desistiu e em 2010 lançou as sementes de uma horta comunitária. Dois anos depois, a Câmara Municipal de Lisboa inaugurou o Parque Hortícola alguns quarteirões ao lado. Atualmente, as duas hortas estão ativas e prontas para nos receber. 
Piquenique
No fim dos percursos, juntamos os grupos num grande piquenique no Jardim das Estacas perto do Teatro Maria Matos e partilhamos a comida trazida por todos; basta que deixem as vossas cestas connosco antes dos passeios e, no regresso, nós fazemos chegar todos os petiscos à toalha. Os sumos para refrescar são por nossa conta.

aoarlivre

Dias da Transição
Jardim das Estacas
CRIANÇAS E JOVENS
sáb 20 julho 15h00 às 21h30

Entrada livre

Neste ano, o aoarlivre, que mais uma vez encerra a temporada do Teatro Maria Matos, vai estar cheio de propostas e ideias para ajudar a construir um mundo melhor. Além das habituais oficinas e espetáculos para toda a família, convidámos várias associações e grupos informais para nos mostrarem que é possível fazer muito com menos. Descobrimos que há muita gente na nossa cidade preocupada com as questões da sustentabilidade e que de formas muito diversas contribuem ativamente para transformar as suas e as nossas vidas. Queremos dar a conhecer o seu trabalho e as suas motivações. Na rua e no Jardim das Estacas, haverá apresentações de diversas e oportunidades para crianças e adultos colocarem em prática algumas ideias da Transição, construir brinquedos e fantoches a partir de cartão e de caricas, descobrir na Natureza cores para pintar, aprender a semear, plantar e transplantar na horta ou na varanda. O programa detalhado será divulgado posteriormente.


Parqueamento, zona de experimentação e atividades com bicicletasJornal Pedal
Para o aoarlivre, o Jornal Pedal desenhou um parque temporário para estacionar as muitas bicicletas que esperamos receber. Mesmo ao lado do parque, encontramos uma pista de atividades com bicicletas. Para desdobrar ao longo de 30 metros, estão pensadas corridas rápidas e lentas, gincanas e há ainda, à disposição de todos, diferentes bicicletas para experimentar.

Projecto Carma
Carma é uma bicicleta feita com peças da sucata de um carro que tem como missão compensar os 159 761 km por ele percorridos. Por isso, não é para vender nem para doar, é para todos os que queiram contribuir com o seu esforço para atingir este objetivo. 


Jornal Pedal
O Pedal é um jornal cultural mensal de distribuição gratuita. Trata-se de um instrumento para divulgar o que se faz nas mais variadas disciplinas criativas, mas é também um manifesto, um diálogo de ideias e um contributo para a introdução e generalização em Portugal do uso da bicicleta como ferramenta de mobilidade e cultura urbanas. Todos os meses, entrevistas, reportagens, artigos de opinião, editoriais de moda, notícias e divulgação de eventos e produtos são apostas do Pedal. Com uma tiragem de 5000 exemplares, o jornal é distribuído em todo o país e encontra-se disponível em lojas, cafés, museus, teatros e bibliotecas.
 
Oficina de Reparação de Bicicletas
Cicloficina dos Anjos
Este é um espaço de encontro para utilizadores da bicicleta, fomentando a troca de impressões, experiências e conselhos acerca das dificuldades e vantagens de pedalar na cidade. Dado o relativamente simples sistema mecânico da bicicleta, pretende-se que todos os visitantes participem no processo de reparação, adestrando-se criativamente nos procedimentos e competências básicas para o seu arranjo.
 

Cicloficina dos Anjos
A Cicloficina dos Anjos é um projeto coletivo de apoio técnico voluntário e gratuito à reparação e manutenção de bicicletas. Com sede na Associação Recreativa dos Anjos ― RDA 69, este serviço à comunidade é prestado todas as quartas-feiras em horário pós-laboral desde abril de 2011. O coletivo responsável pela dinamização do projeto começou por ser um grupo de cinco amigos com o gosto comum pelas bicicletas, mas devido à enorme procura, o número de voluntários tem vindo a aumentar. As peças e ferramentas são obtidas através de autofinanciamento e de doações de lojas e outros interessados, e mais recentemente, também com a contribuição da Junta de Freguesia no âmbito do programa de apoio local.

Mercado de Trocas
Assembleia Popular da Graça e Arredores
Promovido mensalmente pela Assembleia Popular da Graça, neste mês o Mercado de Trocas vem até ao Bairro das Estacas. Aqui, todos podem trocar roupa, livros, brinquedos, serviços ou saberes, fomentando o consumo responsável e a reutilização de bens, deixando de lado o dinheiro. A ideia é ajudar a reduzir a dependência do sistema económico convencional, promover as relações sociais entre vizinhos e dinamizar o espaço público.

Assembleia Popular da Graça e ArredoresA Assembleia Popular da Graça e Arredores surgiu pela necessidade que habitantes, trabalhadores e simpatizantes do bairro da Graça e suas imediações sentiram de agir e participar na sua comunidade, promovendo assembleias populares no bairro. Desde então, procuram intervir positivamente na qualidade de vida do bairro em particular e da sociedade em geral e criar alternativas a um sistema que sentem não responder às suas necessidades. Propõem que a população se junte para se conhecer, partilhar, estabelecer elos e construir soluções adaptadas às necessidades à sua volta. 


Oficina de construção de carteiras com pacotes de leite e sumoRecoopera
Nesta oficina, explora-se um processo de construção de carteiras muito fácil. Em alternativa a deitar o pacote de leite para o lixo (depois de beber o leite todo), lavamo-lo e secamo-lo. Fazem-se dobragens e cortes e agrafa-se. Com o furador faz-se uma abertura para colocar um elástico que funciona como fecho do porta-moedas.
 
Recoopera
O Recoopera é um projeto de recolha seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos que atua nos bairros carenciados. Visa mobilizar a população residente para a recolha e entrega do lixo de forma diferenciada no posto situado na periferia dos mesmos, de forma a entrar no circuito de recolha já existente na cidade. Desta forma, gera negócio, dá oportunidades de trabalho à população desfavorecida e é ecologicamente sustentável. Uma das grandes preocupações ao nível mundial é o lixo. Nasce, cresce e não sabemos o que fazer com ele. O Recoopera quer fazer parte da solução.
 
Oficina Peça a Peça ― Reciclagem de sacos de panoTrienal de Arquitectura de Lisboa
Em conjunto com o atelier de design Vivóeusébio, a Trienal de Arquitectura desenhou uma oficina que, reutilizando sacos de pano, cria peças únicas e originais. Partindo de um manual de instruções e com recurso a apenas 4 peças modulares coloridas, desenhadas a partir do quadrado, do círculo e do triângulo, vamos bordar, colar e pintar várias formas arquitetónicas e edifícios. 

Jardim de QuotidianosTrienal de Arquitectura de Lisboa
Vamos construir um conjunto de percursos coloridos a partir dos trajetos dos moradores do bairro. Os pontos de partida e chegada são marcados com edifícios que desenhamos e recortamos, como a escola ou o teatro. E, de acordo com o transporte que preferimos, ligamos os edifícios com diferentes tiras de tecido, criando um jardim de cores e sombras. 

Oficina de modelagem de pasta de papel
Teatro Maria Matos

Nesta oficina, podemos aprender como se faz pasta de papel em casa e experimentar modelar pasta já preparada. Com as mãos na pasta, podemos criar os objetos que quisermos. Depois, é só esperar que seque e levar para casa para pintar.

 
Oficina de Hortas Verticais em PermaculturaPlantar Uma Árvore
Multiplicam-se as ideias e os modelos de pequenas hortas que podemos ter em espaços pequenos lá em casa, mas para quem ainda não sabe como começar, vai poder aprender aqui os primeiros passos para fazer e manter uma horta ecológica vertical em método de permacultura numa varanda, marquise ou pequeno terraço, reutilizando materiais comuns e de baixo custo.
 Plantar Uma Árvore
O projeto Plantar Uma Árvore pretende envolver os cidadãos em iniciativas que promovem o património natural e a biodiversidade, geram e recuperam espaços naturais, reduzem danos ambientais e restabelecem a função ecológica dos espaços.
A concretização destas iniciativas permite gerar ganhos sociais e económicos, através da criação de empregos verdes, da responsabilidade ambiental e social de organizações públicas e privadas e de grupos sociais, bem como da cidadania participativa, fomentando a cultura de Transição, cuidando dos recursos e das pessoas.

Oficina de Bombas de SementesPlantar Uma Árvore
Utilizando o método Nendo Dango, uma técnica simples de reflorestação aplicável a quase todos os ecossistemas do mundo, desenvolvida por Masanobu Fukuoka, moldamos pequenas “bombas” compostas de sementes selecionadas e encapsuladas em barro, que proporciona um ambiente adequado para a germinação. 

Oficina de Construção de Brinquedos com Material RecicladoAltogaGreen
Reciclando vários materiais presentes no dia-a-dia e dando asas à imaginação, podemos construir brinquedos promovendo as vantagens da reutilização dos resíduos que produzimos.
 
AltogaGreen

O projeto da AltogaGreen tem como objetivos a promoção e distribuição de conceitos e práticas alternativas ao paradigma comum do quotidiano. Atua em áreas diversas que vão desde as necessidades mais básicas como alimentação e energia, focando-se na agricultura urbana e nas energias alternativas, até à educação e formação, ferramentas essenciais para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e ativos.
 

Oficina Colher para SemearBiocoop
As variedades de sementes, que há milénios são trocadas entre agricultores, estão agora ameaçadas na Europa. Contribuindo para perpetuar a diversidade agrícola, a Biocoop traz-nos, em conjunto com a associação Colher para Semear, uma oficina em que podemos aprender a recolher, selecionar, limpar e guardar as nossas sementes de hortícolas.

Biocoop

Desde 1993 no mercado, a Biocoop é uma cooperativa de consumidores que comercializa na sua loja, em Figo Maduro, no Prior Velho, uma vasta gama de produtos obtidos em modo de produção biológica devidamente certificados: legumes, frutas, mercearia, carne, pão, bebidas e agora também peixe fresco embalado, capturado de forma artesanal e sustentável na nossa costa. Existem muitas e boas razões para consumir produtos biológicos. De entre elas, destacamos as razões relacionadas com a saúde, o ambiente e o incentivo à produção nacional de qualidade. O cliente Biocoop é o consumidor do futuro: responsável, exigente e amigo do ambiente praticando um estilo de vida saudável, sustentável e a justiça social.

teatroTeatro Mais Pequeno do MundoMicrofénix ― contos reciclados com um pé no passado e um olho no futuro

Para assistir a esta trilogia de microespetáculos, o público é convidado a entrar na barriga da Caravana Penélope, também conhecida como o Teatro Mais Pequeno do Mundo. No interior da caravana, atores, músicos e escritores de palavras caras e baratas brindam-nos com obras insólitas criadas com a precisão e delicadeza que só as miniaturas conseguem ter: narrativas do passado, com vida no presente e mensagens para o futuro.
 
Lotação limitada | coordenação Graeme Pulleyn cocriação e interpretação Ana Bento, Fernando Giestas, Graeme Pulleyn e Sónia Barbosa
 

Oficina de Cosmética NaturalCentro de Convergência da Aldeia das Amoreiras
Existem enormes vantagens na utilização de produtos de cosmética natural: não são poluentes, dado que quase todos os ingredientes são biológicos e naturais e, por essa mesma razão, são adequados para a pele e corpo, sem químicos agressivos. Aqui, experimentamos fazer pasta de dentes e óleos de massagens. Depois, pode repetir-se a receita ou levar os resultados desta experiência num frasco trazido de casa.
 
Centro de Convergência da Aldeia das Amoreiras
O Centro de Convergência é uma proposta inédita em Portugal de dinamização e desenvolvimento de meios rurais, um projeto-piloto, localizado na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, que agrega diferentes disciplinas que se complementam e interagem entre as ciências sociais, o ambiente e a cultura. Numa dinâmica de parcerias com organizações locais, é uma infraestrutura para criar alternativas sustentáveis e criativas para o desenvolvimento rural, eficazes no combate à desertificação física e ao despovoamento.

Oficina de Detergente NaturalCentro de Convergência da Aldeia das Amoreiras
Recuperando receitas tradicionais, é possível fazermos em casa um detergente de eucalipto que podemos utilizar em diferentes situações, recorrendo apenas a ingredientes naturais e biológicos. Nem é preciso apontar as vantagens: é muito económico, não poluente e, claro, muito mais saudável. Traga o seu frasco de casa e leve consigo o detergente que fez.

Jogo Descobrir a Permacultura
Biovilla
Em cima de uma grande tela, onde está impresso o mapa da Biovilla, crianças e adultos podem descobrir quais os elementos principais de uma quinta de permacultura e como se posicionam. Com a ajuda da família Biovilla, vai ser fácil perceber onde deve estar cada elemento, quais as importantes relações que se criam entre eles e, de forma divertida, aprender o que é a permacultura.
 
Biovilla

A Biovilla pretende fomentar o desenvolvimento social, económico e ambiental através de práticas e modelos empresariais inovadores que coloquem a sustentabilidade no centro da sua atuação, assentando a sua atividade em três pilares-base:  a alimentação (através da produção, distribuição e comercialização de produtos biológicos, de comércio justo ou de produção local); a aprendizagem (criando sessões de formação na área da sustentabilidade); e o alojamento (em formato de turismo rural sustentável aliado à informação dos visitantes na área da bioconstrução, integrando as comunidades locais através da criação de postos de trabalho).

Oficina Há vida na manta morta ― Construção de fantochesASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Manta morta é uma cama de solo composto pelas folhas secas e por matéria orgânica em decomposição. Nela habitam macroinvertebrados que contribuem para a formação e enriquecimento do solo. Nesta oficina, os participantes podem compreender a importância da manta morta, conhecer os animais que a habitam e reproduzi-los através da reutilização de materiais, fazendo lagartas de cortiça e fantoches.
 
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ― Associação Portuguesa de Educação Ambiental

A ASPEA ― Associação Portuguesa de Educação Ambiental é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1990, tendo como principal objetivo o desenvolvimento da educação ambiental no ensino formal e não formal. Para isso, contando com a sua direção, sócios e voluntários, desenvolve diferentes atividades, nomeadamente ações de educação ambiental nas escolas, seminários e cursos de formação contínua de professores e de monitores de ambiente, organização de saídas de campo e programas de verão para crianças e jovens, cooperação com as autarquias em ações de sensibilização e a divulgação das suas atividades e da educação ambiental em revistas da especialidade e em conferências nacionais e internacionais.

Oficina de Hidroponia
AltogaGreen
A hidroponia permite o cultivo de plantas sem solo, abrindo novas perspetivas quando pensamos em agricultura urbana. Nesta oficina, os participantes podem construir um dos sistemas passivos mais simples e aprender novas formas de fazer crescer plantas em casa.

 

Oficina Origamis, uma oportunidade de reutilizaçãoASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Reutilizando revistas e jornais criamos origamis (dobragens de papel) tanto de animais, como de aviões ou flores. Assim encontramos mais uma forma de brincar com materiais que parecem já não ter utilidade lá em casa.

Oficina de SacolasAssembleia Popular da Graça e Arredores
Vamos transformar t-shirts velhas em sacolas, dando-lhes um toque personalizado, sem usar agulhas nem costuras. Traga aquelas t-shirts esquecidas no fundo da gaveta e saia desta oficina de sacola ao ombro.
 


Oficina de produção de folhas de papel
Teatro Maria Matos

Nesta oficina, restos de papel e retalhos de tecido são a matéria-prima para experimentar produzir de raiz novas folhas de papel. Sabia que para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 10 a 20 árvores e aproximadamente 10 000 litros de água?

 

Jogo do AmbienteQuercus
O Jogo do Ambiente é um jogo de chão com casas numeradas no qual os participantes, com idades entre os 6 e os 10 anos, têm de responder a perguntas e indicar ações para ajudar o ambiente de modo a avançarem no jogo. Os temas são diversos: água, energia, resíduos, biodiversidade são alguns exemplos. 
Quercus

A Quercus ― Associação Nacional de Conservação da Natureza, fundada em 1985, é uma associação de âmbito nacional, independente, apartidária e sem fins lucrativos. Os seus objetivos são a conservação da Natureza e a defesa de um ambiente equilibrado e da qualidade de vida das populações, na perspetiva do desenvolvimento sustentável.
A descentralização é uma das suas principais características, dispondo de estruturas de norte a sul do país, incluindo nas Regiões Autónomas, como Núcleos Regionais, Centros de Educação Ambiental, Centros de Recuperação de Animais Selvagens, assim como Grupos de Trabalhos Temáticos e Projetos.
 Trilho da BiodiversidadeAssociação Portuguesa de Educação Ambiental
Neste passeio interpretativo pelo Bairro das Estacas, procuramos dar a conhecer as árvores que habitam as redondezas do Teatro. Cada árvore tem um Bilhete de Identidade com informações que os participantes podem recolher e interpretar. Um breve passeio pelo bairro que pode transformar a forma como olhamos a vegetação urbana.

 
cartão de visitaAbordagem da Cicloficina dos Anjos às políticas de mobilidade suave em Lisboa

Partindo da bem-sucedida experiência da Cicloficina dos Anjos, refletimos sobre as mais-valias de projetos autogeridos que privilegiam o acesso livre de uma comunidade ao domínio da bicicleta e procuramos contextualizar este trabalho no âmbito da valorização da mesma como meio de transporte urbano por oposição ao automóvel. 
  cartão de visita
O que é o Centro de Convergência da Aldeia das Amoreiras?
Inédito em Portugal, o Centro de Convergência da Aldeia das Amoreiras é um projeto-piloto transdisciplinar desenvolvido no contexto da campanha contra a desertificação do Gaia, Grupo de Acção e Intervenção Ambiental. Funciona como uma infraestrutura para projetos inovadores dirigidos ao meio ambiente e social local, com um sistema de carácter aberto e dinâmico, não institucional, não partidário e sem hierarquia.
 

cartão de visita
Plantar Uma Árvore ― Plante esta ideia
1 Pessoa, 1 Árvore: este foi o mote que levou à criação deste projeto. Depois do sucesso da ação de plantação de 1000 árvores, em 2009, na Serra de Monsanto, ficou claro que esta é uma ideia simples e fácil de replicar e fazer crescer, envolvendo entidades públicas, a quem cabe a escolha dos terrenos, a componente técnica e logística e a aquisição das árvores, e os cidadãos, a quem se pede mobilização, participação e uma atitude cívica positiva e ecológica.
  
performanceInês Barahona e Miguel FragataSpeakers’ Corner *
Duração 15 min (no intervalo das apresentações, o caixote estará disponível para que quem queira discursar sobre o tema da Transição o possa fazer)

O trânsito transita. Os transeuntes transitam. O transístor transmite e todos param para ouvir:
- Queremos fazer uma transição?
- Ehhhhh!
- Sabemos de onde partimos?
- Ehhhhh!
- Temos argumentos?
- Ehhhhh!
- E onde queremos chegar?
(silêncio)
Em cima de um caixote, está um homem em trânsito. Não sabe para onde vai, mas sabe que tem de ir. E vai. Não sai do lugar e no entanto muda, mudando-se. Pelo menos, mudando o que veste.

* Recanto do Orador é um local no jardim, onde qualquer cidadão pode fazer discursos e dizer o que pensa sobre qualquer assunto, com exceção do Governo, sem temer problemas legais. Para discursar, o orador tem de estar em cima de um palanque, assim não estará em solo nacional e ficará fora da jurisdição da lei.

criação Inês Barahona e Miguel Fragata texto Inês Barahona interpretação Miguel Fragata
 
músicaLos PiñonesSerenatas para todos
Recuperando os vinis e os gira-discos, Los Piñones trazem para o jardim um DJ set com uma seleção criteriosa de serenatas que, aqui, são para todos. O desenrolar do alinhamento é imprevisível, por isso Los Piñones não se responsabilizam por corações partidos ou pés doridos de tanto dançar.

criação e interpretação David Leitão e Tiago Gandra
 

cartão de visitaA Biocoop e a Transição para um consumo sustentável
Ao longo de 20 anos de atividade, a Biocoop tem contribuído decisivamente para a transição rumo a um consumo efetivamente responsável ao qual é inerente a prática de uma agricultura sustentável, a utilização de processos de transformação criteriosos e um mundo rural vivo que dignifica  aqueles que produzem.

cartão de visitaProjecto reMix ― Oficina de Eco-design
O reMix é um projeto financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, ao abrigo do Programa BIPZIP ― Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa. Implementado em 2011, está localizado no Bairro do Armador, Chelas, e tem como principal objetivo a capacitação da comunidade envolvente através de uma oficina de Eco-design, na qual 5 moradores locais e designers profissionais projetam peças de design, sob a ótica do reaproveitamento de materiais de desperdício industrial. 

Mesa aoarlivre

Para esta edição do aoarlivre, comissariámos ao reMix a criação de uma mesa destinada à mostra dos projetos e trabalhos das organizações envolvidas. A peça foi desenvolvida a partir do aproveitamento de materiais residuais, que permitiram a consolidação de uma estrutura física, móvel, funcional e adaptável a diversos contextos.


performanceInês Barahona e Miguel FragataSpeakers’ Corner  


cartão de visitaTrienal de Arquitectura, projetar o futuro em Lisboa
Close, Closer, a 3.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, propõe uma leitura alternativa da prática espacial contemporânea. O programa de bolsas Crisis Buster foi desenvolvido como parte do conceito de Close, Closer e pretende apoiar projetos cívicos, comunitários e culturais, pensados para a área da Grande Lisboa e seus habitantes. 


cartão de visitaBanco de Tempo: por uma outra economia
Costumamos comparar o Banco de Tempo aos outros bancos (por ter cheques, saldos, movimentos de conta, créditos, débitos …) para, logo de seguida, nos apressarmos a diferenciá-lo. Neste Banco, não há juros, nem dinheiro, circula apenas tempo. Baseia-se nos seguintes princípios: todas as horas têm o mesmo valor, troca-se tempo por tempo e todos têm algo a dar e a receber. Trazido pelo Graal há 11 anos para Portugal, o Banco de Tempo tem agora cerca de 1900 membros e 32 agências a funcionar.

Transportes
Metro: Roma
Comboio: Areeiro
Autocarros: 708, 722, 727,
735, 744, 755, 756, 767

Sem comentários:

Enviar um comentário