24 de Janeiro, 2013: Ciclo de Cinema - "Direitos e Desenvolvimento": “Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus”

"O Ciclo de Cinema “Cine-Onu/Direitos e Desenvolvimento” regressa em 2013 e no mês em que se comemora o Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro), a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) organizam a exibição do filme Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus” dos realizadores Francisco Manso e João Correa.
A projecção terá lugar no dia 24 de Janeiro pelas 18 horas no Auditório da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa. Veja a localização aqui.

Sinopse: Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas de Salazar, então ministro dos Negócios Estrangeiros e chefe do Governo, e concedeu 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.

A projecção será seguida de um debate um debate em torno da temática da construção e manutenção da paz e contará com a presença de Maria de Jesus Barroso, Presidente da Pró-Dignitate - Fundação de Direitos Humanos e um representante da CPLP. Será moderado por Júlia Galvão Alhinho, Responsável pela Comunicação para Portugal do UNRIC.
Pode ver o trailer do filme aqui.

A entrada é livre. Agradecemos no entanto que se inscreva, enviando um e-mail com o nome do filme e o seu nome para: info@plataformaongd.pt.

Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 01, 36, 37, 40, 760, 706, 709, 711, 714, 732, 759, 781, 782, 794
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
 

Sem comentários:

Enviar um comentário