21 de Dezembro, 2012: Lançamento de Livro - "UN CERTAIN MALAISE", de RODRIGO AMADO

às 19:30
Galeria Zé dos Bois
Rua da Barroca 49, Lisboa
 
"- lançamento do livro "Un Certain Malaise" de Rodrigo Amado
- concerto (entrada gratuita) Duo Rodrigo Amado (sax) e Gabriel Ferrandini (bateria).

As fotografias da série “Un Certain Malaise”, apresentam-nos uma crónica visual composta por uma série de imagens captadas em Moscovo, Varsóvia, Berlim e Copenhaga, inspiradas no universo de Helberto Helder. O livro é editado pela Documenta com textos inéditos de Gonçalo M. Tavares.

RODRIGO AMADO - Algumas Cidades
"Embora registando espaços interiores, exteriores ou abrindo-se ainda a elementos fragmentares de uma natureza fragilizada pela mão do homem, embora fixando lugares distantes e distintos na geografia política e cultural da Europa, embora descobrindo corpos diferentes entre si (mas todos em trânsito entre um mundo de sombras e um campo de silêncios), o conjunto de duas dezenas de fotografias de Rodrigo Amado estabelece um percurso urbano que podemos imaginar coeso. Como se as imagens colecionadas nos levassem a percorrer (vendo, ouvindo, agindo) as diferentes cidades que existem numa mesma cidade subjetiva. E há estratégias de fixação imediata (visual) do tema e estratégias de desenvolvimento sequencial (narrativo/musical) desse mesmo tema que Rodrigo Amado explora – poderemos perceber melhor os sentidos destas imagens sabendo que Os Passos em Volta, de Herberto Helder, foi a obra de onde partiu e aonde chegou esta sua viagem interior.
Vivendo do adensamento emotivo presente em cada imagem e que se transfere de imagem para imagem, a unidade da série nasce não de qualquer ilusão de unidade dos lugares mas através do subtexto narrativo que nos cabe desvendar. Mas a tensão é imediata e constante, não necessita de se somar imagem a imagem; é um peso que se instala desde a primeira fotografia num território indeciso entre o olhar e a pele. O processo transfere a representação dos lugares incómodos para o interior do nosso corpo. E é aí, onde o olhar pensa, que somos tomados por uma indefinida melancolia. E é aí que nos identificamos com cada recanto destas cidades. E é aí que nos podemos finalmente perguntar: o que perdemos do que nunca foi nosso?"
Texto de João Pinharanda para a exposição Un Certain Malaise de Rodrigo Amado patente na Fundação EDP - Museu da Eletricidade - Cinzeiro 8 até 10 Fevereiro 2013

Livro editado pela Documenta com o apoio da Fundação EDP
Organização STET - livros e fotografias / Zdb"
Transportes
Metro: Baixa-Chiado, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 1, 28, 36, 40, 91, 709, 711, 714, 732, 735, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28

Sem comentários:

Enviar um comentário