11 de Abril, 2011: A Cidade e a Escrita: À conversa com Richard Zimler e Ana Cristina Silva

18:30 - 21:30
Goethe-Institut, Campo Mártires da Pátria, Lisboa

"O próximo encontro do PEN Clube português decorrerá no dia 11 de Abril, pelas 18,30, na Biblioteca do Goethe-Institut. Os nossos convidados serão Richard Zimler e Ana Cristina Silva. O encontro será moderado por Maria João Cantinho, poeta, crítica e ensaísta. Dois ficcionistas que nos falarão das suas obras, que têm marcado o panorama da literatura em Portugal e no estrangeiro, dando-nos a conhecer o seu universo literário.

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em religião comparada na Duke University (1977) e um mestrado em jornalismo na Stanford University (1982). Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo durante 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Desde 2002, tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Nos últimos 14 anos, publicou oito romances, uma colectânea de contos e um livro infantil, que depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países (Portugal, Brasil, EUA, Inglaterra, Itália, etc...).
Os seus livros editados em Portugal – por ordem cronológica – são: O Último Cabalista de Lisboa, Trevas de Luz, Meia-Noite ou o Princípio do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, À Procura de Sana, A Sétima Porta, Confundir a Cidade com o Mar, Dança Quando Chegares ao fim (livro para crianças) e Os Anagramas de Varsóvia. Zimler já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA) em 1994 e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico em 1998. O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora. O prémio foi criado para galardoar um romance (publicado em francês) que se enquadra no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeus-Sefarditas). O seu mais recente romance, Os Anagramas de Varsóvia, foi nomeado o Melhor Livro de 2009 pela revista LER e também pelos alunos das escolas secundárias de Portugal (Prémio Marquês de Ouro). Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, uma curta-metragem baseada num dos seus contos. O filme foi realizado no verão de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund e venceu o prémio de melhor filme dramático no Festival de Curtas-Metragens de Nova Iorque em Maio de 2010.
Ana Cristina Silva é docente universitária, lecciona as cadeiras de Psicologia da Comunicação e da Linguagem e de Seminário de Estágio no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Doutorada em Psicologia da Educação, especializou-se na área da aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo investigação neste domínio com obra científica publicada em Portugal e no estrangeiro. É autora das seguintes obras:

Mariana, Todas as Cartas (2002) Gótica
A mulher transparente ( 2003) Gótica
Bela (2005) Ambar
À Meia-luz ( 2006) Ambar
As fogueiras da Inquisição ( 2008) Presença
A Dama Negra da Ilha dos Escravos (2009) Presença
Crónica do Rei Poeta Al-Mu`Tamid (2010) Presença "

Transportes
Metro: Anjos, Intendente, Picoas
Elevador: Lavra
Autocarros: 30, 74, 723, 767, 790

Sem comentários:

Enviar um comentário