Cancelada abertura das galerias romanas na Rua da Prata
17.09.2009 -in Jornal Público Cláudia Bancaleiro
"A abertura das galerias romanas na Rua da Prata, em Lisboa, prevista para os próximos dias 25, 26 e 27, foi cancelada informou hoje o Departamento de Património Cultural, Divisão de Museus e Palácios.
Ao PÚBLICO, a chefe de divisão Departamento de Património Cultural, Ana Cristina Leite, explicou que devido a problemas no sistema eléctrico das galerias não estão reunidas as condições necessárias para abrir o espaço ao público. A responsável indicou que não existe ainda uma data prevista para a abertura das galerias, mas garantiu as visitas ao monumento ainda este ano. Uma nova data depende da conclusão das reparações do sistema eléctrico."
Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1401108&idCanal=14
das 10 às 18h.
"As galerias romanas da Rua da Prata, em Lisboa, vão abrir ao público nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, naquela que será a única vez que estarão acessíveis a todos este ano.
Durante os três dias, as galerias estão abertas entre as 10h00 e as 18h00 e a entrada é gratuita. As visitas vão ser acompanhadas por técnicos do Museu da Cidade. A abertura das galerias surge no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.
As galerias foram descobertas após o terramoto de 1755 em Lisboa e só em 1909 começaram a realizar-se visitas, mas apenas por motivos jornalísticos ou de investigação. A partir dos anos 80, a Câmara de Lisboa cria condições de acesso às galerias no subsolo da Rua da Prata.
Apenas uma vez por ano é permitido descer até às estruturas romanas, já que, como explica o Museu da Cidade de Lisboa, estas "encontram-se com um nível de água elevado cuja bombagem é um processo moroso e que levantaria problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se retirada mais amiúde"."
Fonte:
http://ipsilon.publico.pt/Flash/texto.aspx?id=240824
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário