Mostrar mensagens com a etiqueta ZDB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ZDB. Mostrar todas as mensagens

8 a 23 de Março, 2018: Ciclo - PLEX

CICLO / CYCLE -plex

plex é um sufixo que compreende diversas partes de uma mesma coisa. É este o mote para a apresentação dos diferentes trabalhos, que emergem de um contexto comum.
Participantes PACAP 1 PACAP 1 participants


PROGRAMA

25 de Julho, 2013: Concerto - HASSAN EL GADIRI & TRANCE MISSION

"Com origens na África subsariana, o gnawa é um género híbrido entre expressão musical, rito local da religião islâmica e prática terapêutica. Levada por escravos para Marrocos há cerca de quatro séculos, é um estilo musical em que, à semelhança por exemplo da tarantela em Itália, o estado de transe que provoca tem um efeito tão libertador que lhe são atribuídas propriedades curativas. Em Trance Mission, dança-se ao som de um gnawa especial, fundido com jazz de derivações free e riffs de afrobeat. Criado pelo saxofonista belga Grégoire Tirtiaux, já não é um projeto de gnawa tradicional, mas continua a ser gnawa verdadeiro, não fosse a sua estrela nesta formação o mestre Hassan “El Gadiri” Zgarhi, originário de Marraquexe. O grupo que vamos ver  (…) é formado por nove elementos: três norte-africanos, a quem cabe o canto e a percussão hipnótica da “qarqaba”, e seis europeus (incluindo o baterista português João Lobo), que constituem o motor jazz da orquestra. Tanto uns como outros são experimentados improvisadores e o que se pode esperar deste concerto é um encontro em que todos se deixam levar para os mais elevados graus de liberdade que cada um dos seus géneros representam". FMM Sines

ZDB
Rua da Barroca, no 59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
zdb[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]org


Transportes
Metro: Rato, Baixa-Chiado
Autocarros: 74, 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773
Eléctrico: 28
Elevador: Bica, Glória
Comboio: Cais-do-Sodré, Rossio

21 de Dezembro, 2012: Lançamento de Livro - "UN CERTAIN MALAISE", de RODRIGO AMADO

às 19:30
Galeria Zé dos Bois
Rua da Barroca 49, Lisboa
 
"- lançamento do livro "Un Certain Malaise" de Rodrigo Amado
- concerto (entrada gratuita) Duo Rodrigo Amado (sax) e Gabriel Ferrandini (bateria).

As fotografias da série “Un Certain Malaise”, apresentam-nos uma crónica visual composta por uma série de imagens captadas em Moscovo, Varsóvia, Berlim e Copenhaga, inspiradas no universo de Helberto Helder. O livro é editado pela Documenta com textos inéditos de Gonçalo M. Tavares.

RODRIGO AMADO - Algumas Cidades
"Embora registando espaços interiores, exteriores ou abrindo-se ainda a elementos fragmentares de uma natureza fragilizada pela mão do homem, embora fixando lugares distantes e distintos na geografia política e cultural da Europa, embora descobrindo corpos diferentes entre si (mas todos em trânsito entre um mundo de sombras e um campo de silêncios), o conjunto de duas dezenas de fotografias de Rodrigo Amado estabelece um percurso urbano que podemos imaginar coeso. Como se as imagens colecionadas nos levassem a percorrer (vendo, ouvindo, agindo) as diferentes cidades que existem numa mesma cidade subjetiva. E há estratégias de fixação imediata (visual) do tema e estratégias de desenvolvimento sequencial (narrativo/musical) desse mesmo tema que Rodrigo Amado explora – poderemos perceber melhor os sentidos destas imagens sabendo que Os Passos em Volta, de Herberto Helder, foi a obra de onde partiu e aonde chegou esta sua viagem interior.
Vivendo do adensamento emotivo presente em cada imagem e que se transfere de imagem para imagem, a unidade da série nasce não de qualquer ilusão de unidade dos lugares mas através do subtexto narrativo que nos cabe desvendar. Mas a tensão é imediata e constante, não necessita de se somar imagem a imagem; é um peso que se instala desde a primeira fotografia num território indeciso entre o olhar e a pele. O processo transfere a representação dos lugares incómodos para o interior do nosso corpo. E é aí, onde o olhar pensa, que somos tomados por uma indefinida melancolia. E é aí que nos identificamos com cada recanto destas cidades. E é aí que nos podemos finalmente perguntar: o que perdemos do que nunca foi nosso?"
Texto de João Pinharanda para a exposição Un Certain Malaise de Rodrigo Amado patente na Fundação EDP - Museu da Eletricidade - Cinzeiro 8 até 10 Fevereiro 2013

Livro editado pela Documenta com o apoio da Fundação EDP
Organização STET - livros e fotografias / Zdb"
Transportes
Metro: Baixa-Chiado, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 1, 28, 36, 40, 91, 709, 711, 714, 732, 735, 758, 759, 760, 781, 782
Eléctrico: 12, 15, 18, 28

30 de Março a 7 de Abril, 2012: Sara Lamúrias - THE BIRDWATCHERS

Round the Corner, Teatro da Trindade, Rua Nova da Trindade, portas 9F a 9G

"Com uma licenciatura em Arquitetura de Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Sara Lamúrias é a criadora da aforestdesign. Afirmando-se como um projeto livre e não apenas uma marca de vestuário, a aforestdesign funde design, vestuário e arte num discurso próprio, tendo sido criada de forma a canalizar ideias concetuais sob a forma de produtos em edição limitada, peças únicas e eventos, de modo a enriquecer a interação entre as várias áreas.
A sua colaboração com artistas de diversas áreas e empresas tem sido uma constante, integrando a plataforma LAB da ModaLisboa desde março de 2005.
Em setembro de 2007, vence o concurso Fast da Who's Next em Paris e em janeiro de 2008, participa no Ideal Showroom, na Berlin Fashion Week. Tem participado em várias exposições individuais e coletivas a nível nacional e internacional nomeadamente (individuais): na Fabrica Features em Lisboa, na Bo Marais em Paris, ateliertage em Nuremberga, na Experimenta Design em Lisboa, Nike 1-1 Lisboa e (coletivas): eventos "Puzzled Tables" e "Onde está a forest?" do grupo Scrapp, projeto G7 na Galeria Zé dos Bois e finalmente no "A propósito de object trouvé, Marcel Duchamp e Companhia", na Yron em Lisboa, pelo coletivo A Loja do Lopes. Em 2008, com o Projeto Combo, ganha o apoio da Direção Geral das Artes e a acreditação do CPD – Centro Português de Design e em julho 2010 é convidada pelo CPD para expor no evento Design Portugal no Pavilhão de Portugal-Expo Shangai 2010. Em outubro de 2011 apresentou pela primeira vez o projeto The Birdwatchers em parceria com a marca Burel.
O observador de pássaros está liberto dos pormenores. Reconhecendo-se parte integrante da Natureza, ele age em intimidade com ela, numa relação de respeito que é tanto mais engrandecida pelo estímulo da sua atividade. Mesmo com um alto padrão de vida, o luxo mais desejável continua hoje a ser a simples satisfação da solidão. O simples constatar desta continuidade entre si próprio e a Natureza. Foi esta relação primordial para Sara Lamúrias que conduziu recentemente ao encontro com a marca Burel.
Deste conceito e parceria surgem as casas de pássaros da aforestdesign. A instalação proposta para o Round the Corner, recria este ambiente onírico em que bandos de pássaros cercam estes ninhos.
Estes ninhos são objetos que traduzem um estilo de vida em harmonia com a Natureza, como um birdwatcher.
Esta é a terceira e última de um ciclo de três exposições dedicado a designers portugueses a ter lugar no Round the Corner, com curadoria de Marta Rema."

Transportes:
Metro: Restauradores, Rossio
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 1/36/40/44/60/91/709/711/714/732/745/759
Eléctrico: 12, 15, 28

9 de Março, 2012: Festa - O LADO F DA CRISE

 ZDB, Rua da Barroca n.º 59

Contorcionismo
DJs
Dança
Cinema
Performances
Bandas
Leituras

Entrada livre

Rede 8 de Março:
UMAR
SOS Racismo
ComuniDária
Precários Inflexíveis
Panteras Rosa
Clube Safo

Também estão connosco:
ACEGIS
AMPLOS
Associação Lusofonia Cultura e Cidadania
Diálogo e Acção - Hip-Hop pela paz
Grupo Transexual Portugal
ILGA
Médicos pela Escolha
Opus Gay

"Para comemorar o 8 de Março – Dia Internacional das Mulheres, no tempo em que a crise e a austeridade ameaçam todos os direitos, os que temos e os que ainda queremos conquistar, decidimos contrariar o conformismo e o isolamento e festejar a luta feminista. Juntamos movimentos sociais e lutas comuns, afirmamos a solidariedade e agimos em conjunto. Propomos uma festa onde todas as pessoas tenham lugar, um espaço livre de opressões e preconceitos, no qual as mulheres são as protagonistas. O lado feminista da crise é o da festa e o da força da nossa resposta – ampliar o campo do possível, tomando o futuro nas nossas mãos.

NÃO QUEREMOS VOLTAR AO SÉC. XIX. As medidas de austeridade são apregoadas como a única resposta à crise, diminuindo drasticamente direitos e apoios sociais, reduzindo o valor do trabalho, das reformas e o investimento público, privatizando serviços públicos. A quem trabalha, mais pobre e mais frágil, é pedido que pague uma crise pela qual não é responsável. Esta estratégia, tornada mais brutal por imposição da troika e pelo governo das direitas, só traz recessão económica, desemprego e pobreza generalizada. O desemprego está nos 14% e mais de metade destas pessoas não tem acesso ao subsídio de desemprego. Há, então, cerca de 500 mil mulheres desempregadas e milhares sem qualquer fonte de rendimento.

A situação é difícil não só no plano da desigualdade mas também no plano das condições de possibilidade da emancipação das mulheres. Na sua maioria, votadas ao desemprego ou à precariedade laboral, sem protecção e apoio social, sem serviços públicos que assegurem os cuidados com as crianças e com as pessoas idosas, as mulheres veem-se obrigadas a voltar para casa e aí permanecem aprisionadas a uma condição que volta a ter os contornos da dos séculos passados, porque a mesma estrutura sexista subsiste e continua a organizar a nossa sociedade estipulando os papéis sociais que cada pessoa deve ter. Estamos, de facto, a voltar atrás no tempo: as mulheres jovens dificilmente saem de casa e se tornam independentes, com menos direitos as mulheres trabalhadoras ficam mais vulneráveis em relação aos patrões e as desempregadas estão mais dependentes do apoio da família, porque do Estado pouca ajuda têm. Se a maioria das mulheres continua a ser mão-de-obra mais barata, a vida das mulheres imigrantes, em particular, é ainda mais austera porque subjugada também por uma cidadania diminuída, pela discriminação e pelo preconceito. Também o trabalho sexual não pode continuar a ser exercido sem direitos, nem protecção social. Actrizes, dançarinas ou prostitutas, as mulheres estão presentes na indústria do sexo e o seu trabalho tem urgentemente de ser reconhecido. A desigualdade, enraizada socialmente, alimenta-se da crise económica e o sexismo encontra aí um campo de reafirmação, tal como a ideologia da austeridade se torna mais forte quanto mais vulneráveis e oprimidas forem as mulheres, enquanto trabalhadoras e enquanto cidadãs. É preciso uma mobilização feminista contra a crise."

Transportes
Comboio: Rossio, Cais do Sodré
Metro: Restauradores, Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 1/36/40/44/60/91/709/711/714/732/745/758/759
Eléctrico: 12/15/28

22 de Dezembro, 2011: ZÉ dos TALKS

ESTREIA EM 22 DE DEZEMBRO
A nossa crise: a local, a global, a pessoal!

As TedTalks (www.tedtalks.com ) são encontros/apresentações de e com algumas das mais interessantes personalidades nas áreas da Tecnologia, Entretenimento e Design.
As FredTalks (www.fredtalks.org ) são encontros informais que acontecem em Nova Iorque onde alguns dos mais interessantes e inspiradores amigos do Fred apresentam e debatem, nas casas uns dos outros, ideias que valem a pena ser partilhadas..
O Fred tem um grande amigo em Lisboa: o Zé. Numa versão lusa do conceito, o Zé convida amigos e amigos de amigos para discutir ideias que podem fazer a diferença. São as ZÉdosTALKS.

A Prado convida para a primeira edição das ZÉdosTALKS:
Luís Rego - correspondente em Bruxelas do Diário Económico
Ricardo Paes Mamede - Professor de Economia no ISCTE
Paula Gil - Movimento 12 de Março /Geração à Rasca
 
Transportes
Comboio: Cais-do-Sodré, Rossio
Metro: Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 36, 44, 91, 709, 711, 714, 732, 740, 745, 758, 759, 760, 790
Eléctrico: 12/15/28
Elevador: Glória
Barcos: Cais-do-Sodré, Terreiro do Paço

15 de Setembro a 5 de Outubro, 2011: JORNADAS ANARCO-SINDICALISTAS


15 de Setembro, Quinta-Feira
21h00 - Apresentação do livro "O regicídio, o 5 de Outubro de 1910, a I República Portuguesa e a intervenção anarquista", com a presença do autor Júlio Carrapato
na Livraria Letra Livre - Galeria Zé dos Bois, Rua da Barroca, 57 - Bairro Alto - Lisboa

24 de Setembro, Sábado
16h30 - Acção anarco-sindicalista em Granada (Espanha)
Apresentação dos conflitos laborais contra as empresas ASM e Hotel Vincci, com a presença de membros do sindicato CNT (Confederación Nacional del Trabajo)
20h00 - Jantar vegetariano
no Centro de Cultura Libertária - Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto. - Cacilhas - Almada

1 de Outubro, Sábado
16h30 - Portugal: a revolução impossível?
Documentário "Cenas da luta de classes em Portugal", de Robert Kramer e Philip Spinelli, seguido de debate
20h00 - Jantar vegetariano
no Centro de Cultura Libertária - Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto. - Cacilhas - Almada

5 de Outubro, Quarta-feira
10h00 - Percurso pedestre pela memória anarquista e social de Almada, seguido de piquenique (traz merenda!)
Ponto de encontro em Cacilhas, junto à saída do terminal fluvial
Fonte e imagem:

25 de Março, 2011: Festa - nº 49 da ZDB


ONDE: ZDB - PORTA 49 RUA DA BARROCA
QUANDO: 6ª FEIRA – 25 MARÇO – 22H
PORQUÊ? Celebrar a Primavera,o Amor e a Natureza ... Ajudar a decorar a nossa cozinha!
MÚSICA: INÊS LAMIM / CATARINA BOTELHO

ENTRADA LIVRE !
Quem puder traga um livro (infantil ou não) para doarmos ao projecto Histórias de Aconchego do Hospital Dona Estefânia!!! :)
http://historiasdeaconchego.blogspot.com/
"A Galeria Zé dos Bois (25 de março, sexta-feira, 22 horas) vai começar a recolher livros. Têm hipóteses de ajudar dois projectos com gente de qualidade! Apareçam e tragam um livro na mão... e não se esqueçam do Zeca "traz outro amigo também!!!"
Podem também fazê-los chegar ao Gabinete de Comunicação do HDE ou ao Instituto Piaget - Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa (Almada) cancioneiro@almada.ipiaget.org"

9, 16, 23 e 30 de Setembro, 2009: ZDB - CINEMA NO TERRAÇO

Quartas-feiras, às 22h.
"Em Setembro voltamos a apresentar cinema no nosso Terraço. Ao longo do mês, sempre às quartas-feiras pelas 22h00, serão exibidas cinco curtas e médias-metragens portuguesas, algumas das quais acompanhas por pequenas surpresas como churrascos e discos quentes. Os filmes deste ciclo afirmam-se pela emergência de novas cinematografias no âmbito do cinema português.
Entrada : 2€


Quarta, 09 de Setembro às 22h00
MAIS ALMA
De Catarina Alves Costa (PT)
Discos quentes antes e após exibição

"Durante um Verão, o filme segue, em duas ilhas do arquipélago de Cabo Verde, o processo de criação dos espectáculos que serão apresentados no festival de teatro do Mindelo.
Um olhar também sobre a vida fora do palco, acompanhando de perto pessoas que querem encontrar formas de exprimir uma identidade nova, “uma África…”.
Os ensaios e bastidores, o nascimento e a discussão das ideias dos grupos de dança Raiz di Polon e Terra a Terra, do grupos de teatro Otaca e dos Acrobatas da Pedra Rolada. O uso do corpo como instrumento de criação. E um músico, Orlando Pantera que nos indica o caminho da inspiração: mais alma…"

Catarina Alves Costa é Antropóloga, Realizadora de documentários e Produtora. Fez o mestrado no Granada Center for Visual Anthropology, Univ. Manchester. É, desde 1998, assistente convidada na Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Antroplogia onde ensina Filme Etnográfico e Antropologia Visual. Da sua filmografia principal fazem parte Regresso à Terra. (1992), Senhora Aparecida (1994), Swagatam (1998), Mais Alma (2001), O Arquitecto e a Cidade Velha (2003), mas tem trabalhado no âmbito museológico, nomeadamente com os documentários O linho é um sonho, e A seda é um mistério, para o Museu Tavares Proença de Castelo Branco. Tem publicado e participado em conferências nas Áreas de especialidade: Antropologia Visual, Filme Etnográfico, Documentarismo.



Quarta, 16 de Setembro às 22h00
ARCA D'ÁGUA
De André Gil Mata (PT)

ARCA D'ÁGUA
"Num lago rodeado de edifícios, um homem constrói um barco. O sonho de uma viagem impossível, na livre procura das memórias de um passado eterno. Uma reflexão sobre o efeito da metamorfose do tempo e do espaço na vida de um homem e na sua feliz morte."

André Gil Mata nasceu em 1978. Estudou matemática e trabalhou em fotografia e teatro. Fundou o laboratório de fotografia e cinema Átomo47. É um dos elementos do "Bando à Parte". "Arca d'Água" é o seu primeiro filme como realizador.



Quarta, 23 de Setembro às 22h00
OUTSIDE
EXÓTICA
De Sérgio Cruz (PT)

OUTSIDE
"O filme é o diário de uma residência artística em Pequim filmado durante o período de um mês (Setembro 2007). Observa as ruas da cidade chinesa, onde uma intensa vida cultural aflora a cada esquina. Numa clara transição do antigo para o moderno, a cidade prepara-se, a ritmo acelerado, para receber os Jogos Olímpicos de 2008."

EXÓTICA
“Exótica” resulta de uma residência artística em Maputo (Moçambique) em Março de 2008. Alem de explorar os elementos da cultura local e o seu impacto nos ritmos e rotinas quotidianas da cidade, toca em questões como o movimento e a inscrição do corpo nos espaços urbanos. O filme apresenta justaposições de fragmentos de floresta com recortes de edifícios de betão e rituais de dança e música capturados na cidade de Maputo. A banda sonora combina sons originais das filmagens, incluindo sons naturais, sons de batuques, de trabalhadores e tráfico da cidade que se vão transformando progressivamente numa faixa de drum&bass."

Sérgio Cruz nasceu em V. N, de Famalicão em 1977. Vive e trabalha entre Portugal e Inglaterra como artista/realizador. Licenciou-se em Som e Imagem na Escola das Artes da UCP do Porto realizando estudos de Design de Som na Universidade de HKU, Holanda. Com o objectivo de conjugar o interesse pelo cinema, performance e artes plásticas conclui dois Mestrados em Londres, o primeiro na Central Saint Martins e o segundo em “Dance for the Screen” na London Contemporary Dance School.
Desde então tem dedicado a sua prática artística à exploração do movimento humano através de uma abordagem cinematográfica.



Quarta, 30 de Setembro às 22h00
COOKIE (Work in Progress)
De Gabriel Abrantes em colaboração com Daniel Schmidt e Natxo Checa (PT/US/ES)
Churrasco com a presença do realizador

COOKIE
"Com a sensualidade frívola da Brasília de Niemeyer e a sublime majestade das Cataratas do Iguaçu como pano de fundo, dois rapazes americanos fazem um retiro do seu tédio urbano procurando “raparigas nativas puras e limpas”. A inocência deste romance ingénuo está infectada com uma demanda eugénica, infundida em proclamações sobre a beleza da mistura de sangue e de um novo futuro. A sardónica apatia desta juventude falsamente melancólica filtra os seus exotismos fin-de-siècle, o seu desejo de um amor verdadeiro, e os seus enigmas crivados de culpabilidade, na sua procura de pura empatia com a pobreza."

Gabriel Abrantes nasceu em Chapel Hill, Carolina do Norte nos Estados Unidos em 1984. Entre 2002 e 2006 efectuou o BA em Cinema e Artes Plásticas na Cooper Union for the Advancement of Science and Art, em Nova Iorque. Em 2005/2006 estudou na L’Ecole National des Beaux-Arts, em Paris, e em 2007 frequentou o mestrado do Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains, em Tourcoing, França. Realiza exposições individuais desde 2002: "Shitfest 2006 or Oh my god it was amazing, you should have been there", Houghton Gallery, Nova Iorque; "Buttpocalipse", Galeria 111, Lisboa, 2007; "Visionary Iraq", com Benjamin Crotty, Galeria111, Porto, 2008, "20-30 Experiments in Moral Relativism", Galeria 111, Lisboa; e "Too Many Daddies Mommies and Babies", Lumiar Cité, Escola Maumaus, Lisboa, 2009. Ganhou o Prémio EDP Novos Artistas em 2009. "Visionary Iraq" recebeu o Prémio FNAC Jovens Talentos no Indie Lisboa de 2009

Daniel Schmidt (1984, New Haven, CT – US) vive e trabalha em Brooklyn e Los Angeles. Estudou Cinema e Televisão na Tish School of the Arts, Nova Iorque (2002-2006) assim como na Universidade de Yale (2004). O seu filme For Crying Out Loud, um melodrama de uma hora dividido em três partes, foi exibido em diversos festivais de cinema. Desde então tem participado em vários trabalhos como Teen Opera um episódio piloto com Katie Widloski; Cookie uma curta-metragem com Gabriel Abrantes e Big Hug , uma longa com Widloski e Abrantes. De momento, passa o tempo entre as duas costas americanas produzindo uma variedade de músicos independentes. Está actualmente a trabalhar numa longa-metragem."

Fonte e imagem:
http://www.zedosbois.org/indexzdb.htm

2 de Maio, 2009: Debate - ESQUERDA E DIREITA HOJE: IDEOLOGIA E PRÁTICA


À ESQUERDA DA ESQUERDA
Documentos para a História de uma Revolução

às 17h: Debate 'Esquerda e direita hoje: ideologia e prática'.
Com Celso Cruzeiro, José Manuel Lopes Cordeiro e Pacheco Pereira. Moderado por Rui Tavares.

Exposição:
À ESQUERDA DA ESQUERDA até 2 de Maio de quarta a sábado das 14h às 23h

Trasportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

Fonte:
http://www.zedosbois.org/indexzdb.htm