18 a 20 de Julho, 2013 - Festival: NOOR – Mouraria Light Walk


"Nas noites de 18 a 20 de julho, a Mouraria enche-se de arte e luz e convida os visitantes a um novo olhar sobre o bairro, descobrindo-o em animados e interessantes percursos por elementos significativos do seu património material e imaterial. Entre as 22h e 2h as igrejas ficarão abertas e o Largo da Rosa acolherá concertos, V-jamming, laser graffiti e espaço lounge.
Trata-se do percurso do NOOR – Mouraria Light Walk, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o EBANOCollective, um coletivo de artistas/cientistas sociais que se propõe realizar intervenções site-specific no espaço público, resultantes do diálogo entre prática artística e pesquisa etnográfica.

(Carregar sobre a imagem para ampliar)
Conheça e participe
NOOR, que em árabe significa luz, apoia-se numa perspetiva histórica sobre o bairro da Mouraria, tendo um cariz etnográfico e participativo através do envolvimento da comunidade.
O bairro da Mouraria foi um dos primeiros guetos muçulmanos da história europeia. Construído de costas viradas para o rio Tejo e privado de sol na maior parte do dia, as suas ruelas obscuras tornaram-se sinónimo de atividades ilícitas e vida boémia.
Esta intervenção, baseada em efeitos de luz, convida a novas perspetivas e diálogos com as dimensões invisíveis e esquecidas de um bairro ao mesmo tempo popular, tradicional e multicultural, que na sua diversidade interna encontra a sua identidade.

Acessos e percurso
Os acessos serão feitos pela Rua da Mouraria (Martim Moniz) e pelo Largo do Caldas (Rua do Regedor).
(Carregar sobre a imagem para ampliar)
Percurso: Martim Moniz, Rua da Mouraria, Rua do Capelão, Largo da Severa, Rua da Guia, Rua Marquês de Ponte de Lima, Largo da Rosa, Largo dos Trigueiros, Rua de São Cristóvão e Rua do Regedor.

Visitas guiadas - todas as noites
As noites da Mouraria vão ter LUZ.ARTE.CULTURA
Venha descobrir a Mouraria numa nova luz
Visita guiada pelos percursos e instalações que fazem parte deste festival de luz.
22h30/ encontro em frente à Igreja da Senhora da Saúde/ gratuitas/ não é necessário reserva.
NOOR – Mouraria no Facebook"



"Noor Meeting Point - Largo da Rosa. Este programa pretende a criação de ambientes musicais nos antigos lavadouros do Largo da Rosa, através de djing, música ao vivo e videojamming. O foco central é a diálogo musical e cultural entre influências do Sul e do Leste do continente europeu. Sonoridades e partilhas que remontam à música ouvida e tocada na Mouraria desde a presença islâmica, até à ocupação contemporânea, numa viagem pelas melodias e estilos que Lisboa acolheu enquanto capital cosmopolita".


Transportes
Metro: Intendente, Martim Moniz, Rossio
Autocarros: 708, 712, 714, 730, 732, 734, 736, 737, 759, 760
Eléctricos: 12, 15, 28
 

Sem comentários:

Enviar um comentário