1 a 5 de Outubro, 2010: Comemorações - CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

"Exposição "Lisboa e a Proclamação da República: o olhar de um anónimo republicano"
Data: 1 de Outubro, 16h
Iniciativa: A implantação da República em 5 de Outubro de 1910, acontecimento nacional que teve em Lisboa o seu epicentro estratégico, revisitada a partir de um curioso relato de um anónimo republicano. Exposição direccionada para as escolas de todo o país.
Local: Paços do Concelho – Galeria de Exposições
Calendário e horários: Patente ao público até 29 de Abril de 2011. Segunda a sexta-feira, 10h -20h; domingos: 10h – 18h.
Entrada Livre.


Exposição "SILVA MONTEIRO. Desenho Humorístico n’Os Ridículos (1908-1926)"
Data: 1 de Outubro, 19h
Iniciativa: Abordagem à obra gráfica de Silva Monteiro, cartoonista pouco conhecido da I República, mas de inegável qualidade, a partir da colecção de inéditos de Emílio Rincon Peres e das colecções municipais (Museu Bordalo Pinheiro e Hemeroteca Municipal de Lisboa).
Local: Museu Rafael Bordalo Pinheiro
Calendário e horários: Inauguração: 1 de Outubro, 19h. Patente ao público até 5 de Dezembro. Terça a domingos: 10h – 18h. Entrada Livre.

Música nas Praças. Concertos Promenade em Lisboa
Data: 2 de Outubro, 15h00 às 23h00
iniciativa: Um mapa sonoro, em parceria com a Metropolitana, desenvolvido no coração de Lisboa e na zona emblemática do Chiado, com Orquestras de Música Clássica, Música de Câmara, Grupos Vocais e Bandas Filarmónicas. Parceria: Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Locais/Géneros: Largo de São Carlos: Orquestras; Pateo Siza Vieira: Musica de Câmara; Ruínas do Carmo: Coros; Praça da Estação do Rossio: Bandas

Exposição "Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na I República"Data: 2 de Outubro, 16h
Iniciativa: Pretende-se assinalar uma das vertentes da vida republicana no ano do centenário da República, e promover o conhecimento da história do movimento feminino no período da I República.
Local: Biblioteca – Museu República e Resistência (Espaço Cidade Universitária). Entrada Livre.

Exposição "Leal da Câmara, Caricaturista da República"
Data: 2 de Outubro, 18h
Iniciativa: Projecto em torno da obra gráfica de Leal da Câmara, um dos principais caricaturistas da I República, a partir da colecção da Hemeroteca Municipal, com destaque para a sua colaboração em jornais e revistas da época.
Local: Hemeroteca Municipal. Entrada Livre.

Grande baile da República. 100 anos é muito tempo
Data: 4 de Outubro, 21h30
Iniciativa: Na noite de 4 para 5 de Outubro a CML oferece à cidade uma grande festa de aniversário. Um evento de celebração e festa com música para dançar e cantar e velas para apagar, sob a direcção artística de João Paulo Feliciano.
Co-produção: Pataca Discos
Local: Alameda D. Afonso Henriques – Fonte Luminosa

Os Bigodes na Res Publica
Data: 5 de Outubro, 10h
Iniciativa: Espectáculo evocativo da Implantação da República na varanda dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa e na Praça do Município pelo grupo O BANDO (iniciativa da CNCCR)

As Marchas Populares de Lisboa na Celebração do Centenário da República
Data: 5 de Outubro, 17h
Iniciativa: Desfile das três Marchas Populares (Marcha da Baixa, Marcha da Bela Flor e Marcha da Graça) que dedicaram as suas performances à temática da Celebração do Centenário da República, reafirmando os valores, os símbolos e os ideais republicanos e a sua associação à memória histórica popular da cidade de Lisboa.
Desfile: Início na Rua do Comércio, Rua Augusta e interpretação final no Rossio."

Fonte:
http://5outubro.centenariorepublica.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=96&context=2&allEvents=true&Itemid=89&evento_id=3625

Sem comentários:

Enviar um comentário