3 de Junho, 2009: Apresentação de Livro: LISBOA, TERRA DE ENCONTROS


Auditório do Instituto Franco-Português de Lisboa | 3 de Junho de 2009 | 19h00
Entrada Livre
No âmbito das Festas de Lisboa 09

"Para além dos clichés turísticos, Lisboa vai buscar nas suas raízes e nas suas dúvidas alento para a reflexão e para a criação. O jornalista Edouard Pons reuniu no livro Lisbonne, terre de rencontres duas dezenas de Lisboetas (promotores de grandes projectos, activistas, escritores…) que reflectem o espírito moderno da cidade: renovação urbana, criação musical, mestiçagem, novo papel das mulheres na sociedade, etc. A pretexto da apresentação do livro, a sessão reúne alguns dos entrevistados para desenhar o novo rosto de uma cidade aberta à experimentação, exercício ao qual o Instituto franco-português não podia ficar alheio.

Sequência 1, A alma de Lisboa com o caricaturista e autor de BD, António Jorge Gonçalves que propõe um concerto desenhado;
Sequência 2, A cidade em perigo: ­­Helena Roseta, arquitecta, conselheira municipal, presidente do movimento cidadão por Lisboa; e Manuel Villaverde Cabral, presidente do conselho directivo do Instituto das Ciências Sociais da Universidade de Lisboa;
Sequência 3, O mosaico lisboeta: António Terra, actor, realizador, percussionista, presidente da Companhia de actores;
Sequência 4, Energias femininas: Manuela Tavares, dirigente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR); Teresa Almeida, Fundadora da SOL, associação de acolhimento de crianças seropositivas órfãs da SIDA.
Sequência 5, A Modernidade da mestiçagem, António Fonseca Ferreira, Presidente da comissão de coordenação e desenvolvimento regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Referencias do livro:
PONS, Edouard, Lisbonne, terre de rencontres, Paris, Edições Autrement, 2008. Coll. “Villes en mouvement"

Eduard Pons é jornalista e trabalhou durante alguns anos na AFP (Agence France Presse) em Lisboa."

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745

Fonte:
http://www.ifp-lisboa.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário