25 de Junho, 2009: Prova de Vinhos - VDS E CARM


das 18h às 22h
"A VDS - Vinhos do Douro Superior foi fundada em 1999 por 2 Enólogos, Joaquim Anacleto e Rui Roboredo Madeira, tendo-se juntado posteriormente João Matos.
Na sequência do trabalho de consultoria enológica dos sócios no Douro Superior, nasceu a ideia de produzir vinhos que reflectissem bem o “terroir” desta sub-região, com estilo próprio, perfil moderno, internacional e com excelente relação qualidade / preço.
Foram desenvolvidas parcerias com produtores que tivessem vinhas bem situadas e com bons encepamentos. Estas parcerias permitiram o desenvolvimento de marcas comerciais com identificação própria de cada produtor – CARM -Casa Agrícola Roboredo Madeira, Lda (CARM, Quinta da Urze, Quinta das Verdelhas, Quinta do Côa, Quinta de Calábria e Quinta do Bispado), António Emílio Rocha (Quinta de Fafide, Quinta da Cassa e Quinta de Pujares).
Além das parcerias com produtores, a VDS desenvolveu outras para o fornecimento de vinhos, com perfil que se adequasse às suas próprias marcas – Castello D’Alba, Pennedo da Vide, Cannaes dos Frades, Vinha da Carriça e Fialhosa.
Uma das parcerias, Adega Cooperativa de Freixo de Espada-à-Cinta onde a enologia é da VDS, permitiu a elaboração do Castello D’Alba Reserva Branco, o qual, na colheita de 2002 foi “Top Ten Star Awards” na VINEXPO 2003, o único branco português, à data, a conseguir esta honra.
A aposta da produção da VDS centrou-se sempre na sub-região do Douro Superior, pois pensamos que é nessa zona onde se encontram instaladas vinhas com capacidade para a produção de uvas que podem dar origem a vinhos que expressam claramente a força das principais castas do Douro – Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, com carácter internacional.

É nossa filosofia, que cada cliente não é menos que uma extensão da nossa empresa noutra área geográfica.

CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira, Lda é uma empresa estritamente familiar, tendo a família que lhe deu origem a sua actividade documentada desde meados do séc. XVII. A actividade agrícola esteve desde sempre centrada, na região em que o rio Douro inicia o seu trajecto exclusivamente no território Português, onde também tem início a mais antiga região demarcada do mundo - A Região Demarcada do Douro e do Vinho do Porto.
O nosso objectivo sempre foi o de produzir azeites e vinhos de alta qualidade, unicamente a partir de azeitonas e uvas das nossas quintas, cerca de 220 ha de olival e 62 ha de vinha situadas em redor da vila de Almendra, na mais nobre zona do Douro Superior englobada na Reserva Arqueológica do Vale do Côa. A lavoura das nossas quintas é, na sua quase totalidade, feita sob modo de produção biológico segundo o regulamento comunitário n.º 2092/91

As características dos solos, muito pobres e de origem xistosa, com elevados declives, conjugados com a rudeza do clima, caracterizado por elevadas amplitudes térmicas e uma reduzida pluviosidade (cerca de 400 mm por ano), condicionaram, ao longo dos séculos, as culturas tradicionais desta região.
Já no séc. VIII, os registos históricos apontam as culturas da vinha, do olival e do amendoal como as únicas naturalmente adaptadas às características muito agrestes da região.

No próximo dia 25 serão apresentados os seguintes vinhos,da responsabilidade enológica da VDS. A prova será conduzida pelos enólogos Frederico Monteiro e Rui Pinto:
Atalaya Branco
Atalaya Tinto
Quinta da Cassa Tinto Colheita
Quinta da Cassa Tinto Reserva
Castello d´alba Reserva Branco
Castello d' alba Vinhas Velhas Branco
Castelo d´alba Tinto Colheita
Castelo d'alba Tinto Reserva
Quinta do Coa Tinto Colheita
Quinta do Coa Tinto Reserva"

http://www.carm.pt/
http://www.vds.pt/

Transportes
Metro: Santa Apolónia
Autocarros: 28/34/706/745/759/794/781/782

Fonte:
http://www.delidelux.pt/pt/default.html

Sem comentários:

Enviar um comentário