26 de Agosto a 30 de Setembro, 2017: Festival - LISBOA NA RUA


"Durante as próximas semanas, o Lisboa na Rua traz espetáculos de música, cinema, teatro, literatura, exposições, instalações e dança para a rua, nalguns casos para locais menos habituais da cidade, impulsionando uma fruição cultural mais acessível e abrangente.
Dançar a Cidade é outra das novidades do Lisboa na Rua’17. Durante todos os fins de semana de setembro propomos uma viagem diferente pelo universo das danças, através de bailes, aulas e oficinas de danças tradicionais, de Portugal e do mundo. Um convite para dançar fora das habituais pistas de dança numa experiência que se adivinha ritmada, dando um novo pulsar a diversos espaços verdes de Lisboa.   
Além das novidades, o Lisboa na Rua renova o convite para as propostas que já conquistaram públicos fiéis, como as sessões de cinema ao ar livre do CineCidade, as noites de fado no Largo de São Carlos, entre muitas outras sugestões, que passam ainda por Marvila, Alvalade, Arroios, Parque da Bela Vista e Parque Tejo, numa cidade que não deixa nunca de surpreender."

Programa:

17 de Setembro, 2017: Semana Europeia da Mobilidade - BICLA FEST


"Bicla Fest - Lisboa Ciclável - Semana Europeia da Mobilidade - 17 de Setembro - Terreiro do Paço

1 a 10 de Setembro, 2017: Ciclo de Cinema ao Ar Livre - TOPOGRAFIAS IMAGINÁRIAS, "LISBOA, CIDADE DO SUL"

"Nos dois primeiros fins-de-semana de setembro (1, 2, 3 e 8, 9, 10), há cinema ao ar livre e visionamentos comentados, numa viagem com destino a "Lisboa, cidade do Sul".
São seis sessões num percurso por vários locais da cidade de Lisboa, num total de onze filmes, com entrada livre e transporte gratuito.

No ciclo Topografias Imaginárias descobrem-se os modos pelos quais o cinema reinventa
Lisboa. Cada sessão é uma experiência de visionamento comentado, um exercício de visão e
revisão de filmes na relação com a cidade, um trabalho sobre o olhar cinematográfico como
agente transformador.
Neste programa especial cada sessão culminará numa projeção de cinema ao ar livre onde cada filme, associado a cada lugar, criará um novo espaço, simultaneamente real e imaginário. Num percurso com seis paragens, iremos descobrir um arquipélago de lugares desconhecidos, nas traseiras ou nos bastidores do fluxo quotidiano da cidade e na fronteira com as outras cidades que rodeiam Lisboa, e assistir à sua inesperada transformação pelo cinema.
Longe do olhar da cidade, estes lugares serão aqui, por momentos, o seu centro: em cada
um deles haverá uma sessão de cinema ao ar livre, e cada um deles será simultaneamente
descoberto e transformado pelo filme aí projetado. Os filmes, esses, de épocas e latitudes muito diferentes, são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa que, em contacto com os espaços de projeção, criarão uma outra cidade que só poderia existir através do cinema. Lisboa, cidade do Sul será assim uma viagem de exploração, uma redescoberta (também imaginária) da cidade e muito particularmente de Lisboa enquanto lugar do Sul.


Programação

15 a 17 de Setembro, 2017: Festival - CHAPÉUS NA RUA - LISBON BUSKING FESTIVAL


"Dias 15, 16 e 17 de Setembro as ruas do centro de Lisboa vão-se encher de artistas de circo, malabaristas, acrobatas, palhaços, marionetas, estátuas vivas, poesia improvisada, dança, teatro, performance, música e qualquer outra coisa que a imaginação possa adivinhar.

O festival promove a arte de rua como uma peça estrutural da expressão artística urbana, quebrando com o paradigma do artista de rua como sinónimo de arte pobre, ultrapassando as paredes dos museus, das galerias e das grandes salas de espetáculos, para levar ao público uma forma de arte acima de tudo humana, próxima e surpreendente. Ficamos à espera de o ver por lá".


Programa

22 a 27 de Agosto, 2017: Festival - FUSO 2017

Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa

"Iniciado em 2009, o FUSO é o único festival de vídeo arte em Lisboa. Apresenta peças de vídeo confrontando linguagens já históricas às mais contemporâneas, que cruzam o vídeo, a performance e o cinema, selecionadas e apresentadas por curadores internacionais que desenham uma programação exclusiva para o FUSO.
São sete sessões de curadores convidados maioritariamente internacionais e duas sessões da responsabilidade do diretor artístico do FUSO, Jean-François Chougnet, resultantes de um Open Call, aberto a artistas portugueses ou residentes em Portugal.
Para além dos programas propostos pelos curadores convidados, anualmente o FUSO homenageia um ou mais artistas históricos de fundamental importância para a vídeo arte.
Em 2017, o FUSO dedica a sua 9.ª edição ao tema Ontem e Hoje, em consonância com o proposto Passado e Presente do programa Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura. Se o confronto entre obras históricas e a contemporaneidade na vídeo arte está na génese do FUSO, o passado e o presente será o mote para um diálogo abrangente e referencial, cruzando a Europa e as Américas.
Assim as sessões apresentarão propostas de curadores de destaque das Américas do Sul e Central, bem como de Portugal e Espanha. Mantendo os eixos programáticos do FUSO, será homenageado o artista brasileiro Paulo Bruscky, pioneiro da arte conceitual nos anos 60 e da arte postal, vídeo arte e arte sonora a partir dos anos 70 no Brasil.

10 de Setembro, 2017: VII FESTIVAL DA BICICLETA SOLIDÁRIA

(Carregar sobre a imagem para ampliar)
Concentração às 9h, partida às 10h.

"Passeios de bicicletas, uma oficina de velocípedes e animação de rua são algumas das atividades desta festa solidária, que decorre no Largo do Intendente Pina Manique, no dia 10 de Setembro. 

Para participar basta inscrever-se e entregar um género alimentar não perecível, que reverte para instituições de solidariedade".

Transportes
Metro: Martim Moniz, Intendente
Autocarros: 708, 709, 711, 714, 732, 736, 737, 740, 746, 759, 760
Eléctricos: 12, 15, 28

23 de Setembro, 2017: DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

Biblioteca Municipal Palácio Galveias
Campo Pequeno, Lisboa

14 às 19h

Entrada gratuita.

"No sábado, dia 23 de setembro, entre as 14h e as 19h, a Biblioteca Municipal Palácio Galveias acolhe uma nova edição do Dia Europeu das Línguas. Com um vasto programa cultural e atividades dedicadas a toda a família, esta iniciativa dará ao público a possibilidade de experienciar as línguas e culturas de diferentes países. Entre as atividades propostas aos visitantes estão o speak dating (conversas em doze línguas diferentes com uma duração de 5 minutos), a leitura de contos para crianças, concertos, jogos, cinema, oficinas de culinária e de ilustração, entre outras. Mais informações em breve".

Programação

Até 31 de Agosto, 2017: Praia Urbana - JARDIM DO TOREL

"A cinco minutos da Avenida da Liberdade, e com vista privilegiada para a baixa e o centro histórico da capital, a praia vai funcionar "durante o dia, vigiada pelos nadadores-salvadores", vai ter escalada e cinema às sextas-feiras e aos sábados.

A iniciativa é da Junta de Freguesia de Santo António que quer levar a praia até aqueles que têm dificuldades em deslocar-se até ela. A ideia remonta aos anos 70, quando os lagos de Lisboa serviam de piscinas àqueles que não podiam ir até às zonas balneares.

A praia do Torel é um misto de piscina fluvial com praia oceânica, pois a ideia é recrear as duas componentes no coração de Lisboa. 

A entrada é grátis!

Horário das atividades da Praia e Jardim do Torel