2017: Programação - INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA DE LISBOA

Istituto Italiano di Cultura di Lisbona
Rua do Salitre, 146, Lisboa

PROGRAMAÇÃO:

13 de Fevereiro, 2017, às 19h
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
No âmbito do Ciclo 'Lunedì al Cinema!', realizado graças ao Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale que disponibilizou os filmes, projeção do filme
'Sei mai stata sulla luna?' de Paolo Genovese (2015)
apresentado pelo Prof. Andrea Ragusa
Entrada livre sujeita à lotação da sala

Gênero: comédia
Duração: 90 min.
Língua: italiano
Legendas: inglês

Intérpretes: Raoul Bova, Liz Solari, Dino Abbrescia, Nino Frassica, Sabrina Impacciatore, Neri Marcorè, Giulia Michelini, Rolando Ravello, Sergio Rubini, Paolo Sassanelli, Pietro Sermonti, Emilio Solfrizzi

Resumo: Guia tem 30 anos, trabalha numa prestigiada revista internacional de moda, conduz um spider de luxo, viaja de jato privado e vive entre Milão e Paris. Tem tudo ou, pelo menos, julgava ter tudo até se ver numa aldeia perdida da Puglia, onde herdou da família uma grande quinta. Aí se cruzará com Renzo, um fascinante camponês local e compreende que a única coisa que lhe falta é o amor verdadeiro. Fazendo inicialmente intenção de vender a propriedade, será exactamente a sua relação com Renzo a fazê-la mudar de ideia.


Andrea Ragusa (Turim, 1979) é investigador junto da Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o centro de investigação IELT (Instituto Estudos de Literatura e Tradição), dedicando-se, no específico, à literatura portuguesa do século XIX e aos estudos comparados. Traduziu para italiano obras de vários autores de língua portuguesa, entre os quais Antero de Quental, José de Almada Negreiros, Fernando Pessoa, João Paulo Borges Coelho, e Wenceslau de Moraes. É autor, em colaboração com Nuno Figueiredo, do documentário Benfica-Torino 4-3 (Ita/Por, 2012).


20 de Fevereiro, 2017, às 19h
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
No âmbito do Ciclo 'Lunedì al Cinema!', realizado graças ao Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale que disponibilizou os filmes, projeção do filme

'Italo' de Alessia Scarso (2014), apresentado pelo Prof. Andrea Ragusa

Entrada livre sujeita à lotação da sala

Gênero: comédia
Duração: 100 min.
Língua: italiano
Legendas: inglês
Intérpretes: Marco Bocci, Elena Radonicich, Barbara Tabita, Vincenzo Lauretta, Martina Antoci
Resumo: Inspirado numa história verdadeira, ‘Italo’ conta a terna amizade entre um cão extraordinário e um menino solitário.
Scicli, Sicília, 2009. Uma disposição camarária baniu da aldeia os cães vagabundos. Mas um golden retriever desafia a disposição e começa a percorrer as estradinhas locais, simpatizando sobretudo com um menino de dez anos, Meno, filho do Presidente da Câmara, Antonio Bianco. Pouco a pouco Italo, como virá a ser denominado o cão, passará a fazer parte da vida da comunidade, acompanhando os turistas nas suas visitas, assistindo à missa na igreja e brincando com as crianças da aldeia. A sua presença aliviará a vida de todos, e fará de cupido entre o pai de Meno, já viúvo, e a professora local, assim como entre Meno e uma colega de escola.
Uma comédia divertida, mas que toca temas importantes, tais como a amizade, os preconceitos e o amor incondicional, emoldurada por uma Sicília repleta de cores e de tradições.

Andrea Ragusa (Turim, 1979) é investigador junto da Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o centro de investigação IELT (Instituto Estudos de Literatura e Tradição), dedicando-se, no específico, à literatura portuguesa do século XIX e aos estudos comparados. Traduziu para italiano obras de vários autores de língua portuguesa, entre os quais Antero de Quental, José de Almada Negreiros, Fernando Pessoa, João Paulo Borges Coelho, e Wenceslau de Moraes. É autor, em colaboração com Nuno Figueiredo, do documentário Benfica-Torino 4-3 (Ita/Por, 2012).



23 de Fevereiro, 2017, às 19h
Palácio Nacional da Ajuda

ENTRADA LIVRE

LETIZIA DRADI, dança; ROBERTO QUINTARELLI, contralto, dança; MATTEO PAGLIARI, flautas de bisel; FRANCESCO ZUVADELLI, cravo; DOMENICO BARONIO, guitarra barroca, mandora, percussões
No século XVII dá-se na Europa a maior explosão de danças de todos os tempos. A dança torna-se uma das artes mais amadas e, para damas e cavalheiros, o bem parecer no baile torna-se uma condição para se afirmar: dançar não é apenas um divertimento, uma técnica de namoro, mas uma arte requintada, elegante, codificada em específicas formas. Parte deste êxito deve-se, sem a menor dúvida, ao génio do compositor, bailarino e instrumentista florentino Giovanni Battista Lulli, naturalizado francês com o nome de Jean-Baptiste Lully, ao serviço de Luís XIV, o rei que atribuìu à dança um papel sócio-cultural central e até um valor estratégico-político, visto que participar num baile do rei significava partilhar da sua grandeza e da sua influência. De qualquer modo, trata-se de um grande património cultural que tem as suas raízes nos livros renascentistas de Domenico da Piacenza, Guglielmo Ebreo da Pesaro, Fabritio Caroso da Sermoneta e Cesare Negri, milanês, autênticos marcos da história da dança. O programa inspira-se livremente no tratado “Della tragedia antica e moderna” do bolonhês Pier Jacopo Martello (1665-1727) que descreve os estilos da dança francesa, espanhola e italiana: “Il Franzese balla in modo che sembra quasi nuotare. Le braccia, sempre elevate e pieghevoli, rompono l’onde leggiadramente”. La maniera spagnola invece “custodisce un non so quale decoro e maestà che è indivisibile dal genio grave della nazione” mentre il danzatore italiano “si vibra nell’aria e trinciate in essa agilissime capriole si restituisce in punta di pié leggerissimamente sul piano”.

LA ROSSIGNOL ocupa-se de música e dança antiga. O estudo das fontes diretas, as investigações históricas, organológicas e iconográficas, a grande atenção à parte espetacular do seu trabalho, levaram a Companhia, desde 1987, a uma intensa atividade artística, em Itália, Suíça, França, Alemanha, Israel, Tunísia, Algéria, Egipto, Rússia, Grécia, Índia, China, Japão, Roménia, Chipre, Espanha, Síria, Líbano, Marrocos, Eslovénia, Hungria, Bulgária, Malta, Turquia, Paquistão, Áustria, Polónia, Brasil, Albânia, Taiwan, México, Cidade do Vaticano, Austrália, Quénia, Croácia, Suécia, Colômbia, Países Baixos, Dinamarca, Finlândia, Escandinávia, Cazaquistão, Bolívia, Venezuela, Hong Kong, EUA, Arábia Saudita e Paraguai com concertos e espetáculos em festivais e temporadas de grande prestígio. Convidado a fazer parte do CID (Conseil International de la Danse), tem no seu ativo colaborações com a RAI, MEDIASET, TSI e com o cinema (‘Il mestiere delle armi’ de Ermanno Olmi e ‘Romeo & Juliet’ de Carlo Carlei), consultorias e direções artísticas, entre as quais o Festival italiano de música e dança renascentista, cursos de formação e atualização de docentes e a realização de músicas para espetáculos teatrais. O Ensemble gravou 20 CD dedicados à música antiga para várias editoras discográficas.

Programa
Ballo della battaglia - Bernardo Storace, Selva di varie compositioni, 1664
Ah, qu’il fait beau dans ce bocages
Sarabande Air des espagnols - J. Baptiste Lully, Le bourgeois gentilhomme, 1670, coreografia di Louis Guillaume Pécour
Canzon La Marcha - Tarquinio Merula, Curzio precipitato et altri capricci, 1638
La Bourrée d’Achille - J. B. Lully, Achille et Polixène, 1687, coreogr. di L.G.Pécour
Chaconne pour femme - J. B. Lully, Phaeton, 1683, coreografia di L. G. Pécour
Aria di Fiorenza - Carlo Calvi, Intavolatura di Chitarra, 1646
Sentirete una canzonetta - Tarquinio Merula, Curzio precipitato et altri capricci, 1638
La bourée - Anonimo italiano, coreografia Letizia Dradi
Forlana - André Campra, Le Carnaval de Venise, coreogr. di L.G.Pécour
Giga - Antonio Matteis, Arie per violino, 1676 coreogr. Letizia Dradi
Sonata in re maggiore (Grave, Allegro, Adagio, Allegro) - Arcangelo Corelli, MS Biblioteca Palatina, 1697
Si dolce è il tormento - Claudio Monteverdi, Quarto scherzo delle ariose..., 1624
Chaconne d'Arlequin . J. B. Lully, Le bourgeois gentilhomme, 1670, coreografia di Raoul Auger Feuillet
Corrente e Giga - Gregorio Lambranzi, Nuova e curiosa scuola, 1716, coreografia Letizia Dradi e Roberto Quintarelli
Antidotum Tarantulae e due tarantelle - Athanasius Kircher, Phonurgia nova, 1673
L'Allemande - J. B. Lully - A. Campra, Ballet fragments, coreografia di L. G Pécour
Diferencias sobre las Folias - A. Martin y Coll, Tonos de Palacio, coreografia R.A Feuillet

Transportes - Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
Metro: Rato
Autocarros: 706, 709, 713, 720, 727, 738, 758, 773, 774

Transportes - Palácio Nacional da Ajuda
Autocarros: 732, 742, 760
Eléctrico: 18
Comboio: Belém
Barco: Belém

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