Março, 2016: Programação - PALÁCIO FOZ


Concerto de Violino e Piano com Andréa Luísa Teixeira & Anderson Rocha


Os artistas:

Doutor pela Universidade de Brasília (BR), mestre em violino pela Louisiana State University (EUA) e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (BR), o violinista brasileiroAnderson Rocha teve como principais professores Paulo Bosísio, Alexandre Brusilowsky e James Alexander. Em 1992, obteve o primeiro prêmio em música de câmara no III Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, atuando a partir de então em importantes salas de concerto de seu país, em gravações para a Rádio e TV Cultura de São Paulo, e em CDs pelos selos Paulus e Som Puro. Anderson Rocha tem integrado várias formações sinfônicas e grupos de câmara tais como: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Mississippi Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra, Orquestra de Câmara de Mato Grosso e Quarteto Aureus, além de festivais e cursos de aperfeiçoamento no Brasil e Espanha. De 2007 a 2013 foi professor no Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, respondendo pelas áreas de teoria, história da música e prática de conjunto. Atualmente integra o corpo docente da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás-UFG e colabora regularmente com a Orquestra Filarmônica de Goiás.

Doutoranda em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa e mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, a pianista e investigadora Andréa Luísa Teixeiraconquistou vários prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, como o terceiro lugar em França e primeiro lugar e melhor intérprete de Villa-Lobos em São Paulo. Idealizadora do Projeto Sons do Cerrado, com 13 volumes de CD´s editados (mapeamento das manifestações culturais da savana brasileira, que abrange oito estados). Andréa Luísa Teixeira tem feito concertos nas 3 Américas, Europa e Ásia. Com Alberto Pacheco, fundou a Academia dos Renascidos, de divulgação da música luso-brasileira. Sua produção discográfica, além dos 13 volumes de CD´s da Coleção, incluem o CD Classical Brazilian Music (2003), ao vivo nos EUA; o CD Batuques Brasileiros (2010), com músicas de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos. Autora do livro:  “A Densidade do Próprio na Folia de Reis: uma investigação acerca de tempo, mito, memória e sentido”, 2009. Atualmente trabalha como pianista da EMAC-Universidade Federal de Goiás;  investigadora da Pontifícia Universidade Católica-Go, e colaboradora do CESEM – UNL.

Concerto para homenagear o Dia Internacional da Mulher.
Com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal
  
As portas abrem 30 minutos antes do evento.



Entrada Livre condicionada à lotação da Sala
07 de março às 18:00
Sala dos Espelhos

Simpósio "400 Anos da fundação de Belém do Pará"


SIMPÓSIO DOS 400 ANOS FUNDAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ

NADA NAS CONQUISTAS DE PORTUGAL É MAIS EXTRAORDINÁRIO DO QUE A CINQUISTA DA AMAZÔNIA (JOAQUIM NABUCO, DIÁRIO DO BRASIL)”.

                O século XVII é o século de Portugal na Amazônia. Inicia-se com a expedição de Francisco Caldeira Castelo Branco que a 12 de janeiro de 1616 chega  a um outeiro na Ponta do Piry, dando por fundada a cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará. Ato geopolítico para o controle da foz e do curso do grande Rio das Amazonas. Em seguida com a ajuda dos índios Tupinambá construi o Forte do Presépio para a defesa da cidade recém- fundada. Após,  manda Pedro Teixeira ao Maranhão para comunicar o êxito da viagem, inaugurando a via de comunicação  terrestre entre Belém e São Luís. A partir desse momento a história de Belém será também a história da conquista da Amazônia.

                A dilatação das fronteiras até ao Perú através da Grande Expedição de Pedro Teixeira, que partiu de Belém em 1637, chegou ao Andes, e ao regressar em 1639, estava demarcado 60% do território brasileiro, num contínuo e sistemático processo de afirmação dos portugueses no vasto território. O Ver-o-Peso de origem lusitana  foi  o primeiro entreposto para o controle dos produtos entrados e saídos na cidade.  Os templos  de Santo Alexandre, atual Museu de Arte Sacra, Catedral da Sé, Igrejas de São João Batista e Santa Ana são legados de Portugal em Belém. O ensino da língua portuguesa via catequese com a figura maior do Padre Antônio Vieira que chegou em 1653, são elementos que consolidaram a herança portuguesa na Amazônia.

Entrada Livre
21 de março às 16:00
Sala dos Espelhos

O Amor e Vida de uma Mulher” - Recital de canto e piano


O AMOR E VIDA DE UMA MULHER
recital de canto e piano
Ana Caseiro | SOPRANO
Pedro Costa | PIANO

Ana Caseiro | soprano
Nascida no Porto em 1992, Ana Caseiro teve o seu primeiro contacto com a música através do violino.
Em 2005, Ana entrou para o “Coral de Letras da Universidade do Porto”, orientado pelo maestro José Luís Borges Coelho e três anos mais tarde no Conservatório de Música do Porto, na classe de
canto da professora Cecília Fontes.
Em 2013, Ana Caseiro terminou a licenciatura em Biologia na Universidade do Porto e o curso de canto do Conservatório do Porto com a mais alta classificação.
Participou em diversos concursos - Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto (1º Prémio em 2010 e 2011) e no Concurso Nacional de Conservatórios (2º prémio em 2010 e 1º Prémio em 2012).
Em 2014 foi ainda premiada com o 3º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão.
Já actuou como solista em vários concertos com a Orquestra do Conservatório do Porto e em 2010 gravou um CD com o Coral de Letras da Universidade do Porto, cantando partes de solista e coro. Desde2014 faz parte do coro profissional da Casa da Música.
Já trabalhou em Masterclass com os professores Fernando Guimarães e António Salgado e é participante activa no Udo Reinmann International Masterclasses, em Bruxelas, liderado pela mezzosoprano Christianne Stotijn e professores convidados como Anne Sophie von Otter, Julius Drake, Dietrich Henschel, Markus Hadulla, Valérie Guillorit e Eildert Beeftink. Actualmente encontra-se a terminar a licenciatura em canto no Koninklijk Conservatorium Brussel, na Bélgica, na classe das professoras Dina Grossberger e Dinah Bryant.


Pedro Costa | piano
Pedro Costa tem-se afirmado como uma referência da nova geração de pianistas portugueses, especializado no acompanhamento de cantores e música de câmara.
Recentemente foi o vencedor de concursos como o Concurso de Interpretação do Estoril, o Prémio Helena Sá e Costa, o Prémio Jovens Músicos, o Concurso Santa Cecília, o Concurso Florinda Santos e o Concurso Internacional Cidade do Fundão, tendo assim oportunidade de tocar como solista com as seguintes orquestras: Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, Orkest der Lage Landen e a Koninklijke Muziekkapel van de Gidsen.
Atuou já em diversas salas europeias, colaborando com cantores e instrumentistas em festivais internacionais.
Tendo um especial interesse pelo acompanhamento de canto participou nos últimos quatro anos no Udo Reinemann International Masterclasses, em Bruxelas, liderado pelos cantores Udo Reinemann e Christianne Stotijn, onde teve igualmente a oportunidade de trabalhar com músicos como Anne Sophie von Otter, Peter Schreier, Ann Murray, Julius Drake, Christoph Pregardien, Sir
Thomas Allen, entre outros.
Nascido em 1989 em Macau, Pedro Costa formou-se na Escola Superior de Música do Porto (Portugal), no Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica) e na Universidade de Artes de Graz (Áustria).

As portas abrem 30 munutos antes do evento.
Entrada Livre
28 de março às 18:00
Sala dos Espelhos


Transportes:
Metro: Restauradores
Comboio: Rossio
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 91, 709, 711, 736, 746, 783
Eléctricos: 12, 15
Elevadores: Glória, Santa Justa



Sem comentários:

Enviar um comentário