2016: Teatro Camões - A POESIA DE CADA DIA NOS DAI HOJE


"A POESIA DE CADA DIA NOS DAI HOJE
Oito individualidades da sociedade portuguesa serão desafiadas a selecionar poemas para serem lidos por eles próprios ou por convidados a anunciar. Para finalizar algumas tardes de sábados, e antecedendo espetáculos da CNB, a poesia marca presença em oito sessões de leitura, entre as 19h e as 20h.

André e. Teodósio curadoria

A poesia de cada dia nos dai hoje título da atividade é um poema de Adília Lopes, gentilmente cedido pela autora.

Adília Lopes, in Apanhar
ar, 2010. Dobra – Poesia
Reunida 1983-2014



Sempre aos sábados, entre as 19h e as 20h no foyer do Teatro Camões.


Entrada gratuita



Programa:

JANEIRO, 16 - Celina Pereira


FEVEREIRO, 13 - Paula Sá Nogueira

ABRIL, 2 - 17:00 às 19:00
TARDE, ADÍLIA LOPES

Cláudia Jardim leitura de poemas de Adília Lopes

Para iniciar o mês em que a poetisa celebra o seu aniversário, realizaremos ao longo de duas horas uma sessão das duas expressões artísticas que movem a presente temporada da CNB: a dança e a poesia. No dia 2 de abril, as duas artes percorrerão uma maratona de improvisação e leituras. Em paralelo, num teatro que vem convocando a união entre as duas linguagens, os corpos e as palavras homenagearão aquela cuja poesia foi inspiração para a programação 2015/2016.

Marta Sobreira, Miguel Ramalho, Peggy Konik, Ricardo Limão e  Tiago Coelho  bailarinos da Companhia Nacional de Bailado · Elson Marlon Quorum Ballet

Leitura de poemas de vários autores por: André e. Teodósio,  Ana Lopes Gomes,  Ana Sofia Paiva, Bruno Simão, Carlos Vargas, Celina Pereira, Cristina de Jesus, Cristina Peres, Fernando Alvim, Fernando Duarte, Fernando Luís Sampaio, Filipa Leal, Inês Fonseca Santos, Inês Meneses, Irina de Oliveira, Joana Manuel, João Botelho, João Costa, José Mário Silva, Madalena Braz Teixeira, Margarida Ferra, Maria João, Maria Quintans, Massimo Mazzeo, Miguel Lobo Antunes, Nuno Gonçalo Rodrigues, Pedro Penim, Rui Catarino, Rui Horta, Samuel Rego, Sandra Simões, Sónia Baptista, Vasco Macedo, Victor Hugo Pontes, Zé Luís Costa, entre outros.




"A poesia de Adília Lopes apanha-nos desprevenidos.
A nossa reação, como se fosse uma coreografia espontânea, entreabre-nos os lábios, descai-nos o queixo, arregala-nos os olhos e crispa-nos o corpo, deixando-o em irremediável alerta total. É essa estupefação, por mais fugaz e imprevisível que seja, que qualquer artista ambiciona provocar no seu leitor, no seu ouvinte, no seu público. É, igualmente, pela promessa da sua existência que um bailarino está disposto a trabalhar o corpo até conseguir, talvez, virá-lo do avesso.
Esta Tarde, Adília Lopes é um presente de aniversário que a CNB oferece à poeta. Inúmeros convidados virão ler/dizer o que, porventura, melhor poderá homenagear a sua poesia.
Cláudia Jardim será a maestrina desta tarde e vai-nos fazer dançar ao ritmo das suas leituras. Contamos com a presença de Adília Lopes e com a sua."

Luísa Taveira, Directora Artística da CNB


ABRIL, 30: SESSÃO CANCELADA - Por motivos de força maior.
Com Isabel Moreira



MAIO, 14 - Convidada: Sónia Baptista



JUNHO, 18 - Convidado: António Mega Ferreira



Sujeito a alteração"


TEATRO CAMÕES
Passeio do Neptuno · Parque das Nações · 1990-193 Lisboa
Tel. (+351) 218 923 470 · Fax. (+351) 218 923 553
cnb.info[@]cnb.pt


Transportes
Metro: Oriente
Comboio: Gare do Oriente
Autocarros: 208, 2010, 400, 705, 708, 725, 728, 744, 750, 759, 782, 794

Sem comentários:

Enviar um comentário