Outubro a Dezembro, 2014: Programa - MUSEU DO ORIENTE


Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa

"15 Outubro | 19.00
RETRATO A CORES

AUDITÓRIO


JOANA RIOS (voz), EDUARDO JORDÃO (piano), SAMUEL SANTOS (violoncelo), ANTÓNIO QUINTINO (contrabaixo),PEDRO CARVALHO (bateria).

Retrato a cores é o disco de estreia da dupla Joana Rios & Eduardo Jordão cuja apresentação pública vai decorrer no Auditório do Museu do Oriente.
O alinhamento do disco conta com 13 temas maioritariamente compostos por Eduardo Jordão e Joana Rios e a sua sonoridade viaja pelos universos da música portuguesa, brasileira, aqui e ali pontuada pelas influências da formação de ambos que assenta na música clássica e no jazz.
Retrato a cores é um disco com uma sonoridade construída à volta do piano de Eduardo Jordão e da voz de Joana Rios. Evocando um certo espírito retro, a melodia volta a ganhar relevância apoiada na importância da palavra.
Os dois músicos começaram a tocar juntos em 2012 e, desde essa altura, têm vindo a
preparar o seu primeiro trabalho em conjunto.
Retrato a cores é disco Antena1 e o primeiro single, Sara, já faz parte da playlist da rádio.

PARA VER E OUVIR:

Duração: 50’ sem intervalo
Entrada livre (levantamento de bilhete no próprio dia)

M/6"

"9 Novembro | 16.00

Entrada livre (levantamento de bilhete no próprio dia)
POUR PASSER LA MÉLANCOLIE
SOLISTAS DA METROPOLITANA

JIAN HONG (violoncelo), ANA MAFALDA CASTRO (cravo)

PROGRAMA
J. J. Froberger Plainte faite à Londres pour passer la mélancolie, laquelle se joue lentement avec discrétion (Suíte XXX)
A. Pinho Vargas, Il ritorno, para cravo
J. S. Bach, Suíte para Violoncelo nº 1 em Sol Maior, BWV 1007
A. Pinho Vargas, Suíte para Violoncelo Solo
J. S. Bach Sonata para Viola da Gamba e Cravo nº 3 em Sol Menor, BWV 1029

M/6"


"MOZART E SCHUBERT
SOLISTAS DA METROPOLITANA
14 Dezembro | 16.00
Entrada livre (levantamento de bilhete no próprio dia)

ADRIAN FLORESCU (violino), ÁGNES SÁROSI (violino), IRMA SKENDERI (viola), [violoncelista a anunciar]

PROGRAMA
W. A. Mozart, Quarteto de Cordas nº 17, K. 458, A Caça
F. Schubert, Quarteto de Cordas nº 13, D. 797, Rosamunde


M/6"

"T(H)REE VOL.3 – PORTUGAL, JAPÃO E COREIA DO SUL
AUDITÓRIO

17 Dezembro | 21.30

T(h)ree é um projecto musical que junta, em estúdio e em palco, músicos contemporâneos portugueses e asiáticos. Este projecto nasceu sob o desígnio do diálogo puro, sem barreiras, na mistura de processos criativos, sonoridades e diferentes formas de fazer música.
Depois de dois álbuns e inúmeros concertos dados em vários pontos do globo, que envolveram dezenas de músicos de Hong Kong, Macau, Singapura e Filipinas, é chegado o lançamento do terceiro volume da série, desta vez com músicos japoneses e coreanos a juntarem-se a portugueses para inúmeras e únicas parcerias musicais.
Para comemorar este novo conjunto de encontros musicais, o Museu do Oriente irá receber, o fruto de algumas dessas parcerias, num espectáculo único, irrepetível e memorável onde a música tradicional e contemporânea japonesa e coreana irá fundir-se com o que de melhor a nova música portuguesa tem para oferecer.
A abrir o espectáculo, o grupo japonês Sixth Tongue, formado por várias figuras de proa do meio experimental e avant garde de Tóquio e liderado pelo luso-descendente Marcos Fernandes (bateria e taiko), Azusa Yamada (marimba), Mitsuhisa Sakaguchi (electrónica), Kyokka Okubo (biwa e voz) e Chu Makino (voz e electrónica), apresenta uma combinação peculiar entre a música tradicional japonesa, e o noise, a pop e a electrónica. 
Formado exclusivamente para esta actuação ao vivo em Portugal, o grupo irá actuar em conjunto com o português Gil Dionísio (violinista e líder do colectivo Pás de Problème) e terá como convidado especial o virtuoso guitarrista Filho da Mãe num concerto que se prevê explosivo e incomparável.
Doddodo, um dos mais aclamados nomes da música electrónica experimental nipónica, irá também fazer a sua estreia em Portugal, com um set em que géneros musicais como o hip hop e a j-pop andam de mãos dadas com outros menos óbvios, como cantos tiroleses e a música clássica. Tudo com muito noise e uma estonteante loucura em palco.
Da Coreia, chega-nos Gamin, mundialmente a mais aclamada executante de piri, taepyeongso (oboé tradicional coreano) e saengwhang (o mais antigo instrumento de sopro coreano). Depois de ter feito parte, durante mais de 10 anos, da reconhecida Orquestra Contemporânea Gukak, Gamin decidiu dedicar-se a solo à música experimental, sempre com recurso aos seus instrumentos tradicionais de eleição. No seu currículo tem já inúmeras parcerias com nomes consagrados da música avant garde nova-iorquina, como Eyvind Kang, Wadada Leo Smith e Laurie Anderson, tendo tocado recentemente no mítico The Stone, de John Zorn.
A fechar o espectáculo, os Tengger (um duo formado pela coreana Itta e pelo japonês Marqido) mostram-nos como é que a música ambiente e electrónica abraça o K-Pop. Os seus concertos são marcados pelo imprevisto e pelo marcante carácter audiovisual."

Transportes
Autocarros: 712, 714, 720, 728, 732, 738
Comboio: Alcântara Terra, Alcântara Mar
Eléctricos: 15, 18

Fontes e imagens:

Sem comentários:

Enviar um comentário