27 de Junho, 2010: Concerto - ORQUESTRA GERAÇÃO

SALA PRINCIPAL M/3
Domingo às 12h30
 
"Inspiradas no modelo do Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, de que a Orquestra Simón Bolívar é o expoente máximo, as Orquestras Geração são um exemplo da utilização do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social.
A orquestra inicial, criada em 2007 no âmbito de um projecto social mais alargado no Casal da Boba (Amadora), sob a responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora e Fundação Calouste Gulbenkian, tem vindo a integrar novos agrupamentos. Em Vialonga (2008, Vila Franca de Xira) e no Bairro do Casal da Mira (2009, Amadora) foram implementadas mais duas orquestras, abrangendo cerca de 200 crianças no total. São formadas por alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade, na sua maioria, que desta forma aprendem a expressar-se através da música e a desenvolver a auto-confiança e o conhecimento necessários a um crescimento equilibrado e de portas abertas para o futuro.
No presente ano lectivo de 2009/2010 begin_of_the_skype_highlighting              2009/2010      end_of_the_skype_highlighting foram lançados mais sete orquestras juvenis na Área Metropolitana de Lisboa (Sintra, Sesimbra, Loures e Oeiras) incluindo outra na Amadora, desta feita, no Bairro do Zambujal.
Sob responsabilidade pedagógica da Escola de Música do Conservatório Nacional, actualmente este projecto é apoiado por: Ministério da Educação, Ministério da Administração Interna, Governo Civil de Lisboa, Rádio Televisão Portuguesa, Universidade de Lisboa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Área Metropolitana de Lisboa, Junta Metropolitana de Lisboa, Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira, Loures, Amadora, Oeiras , Sintra e Sesimbra, grupo Chamartin-Dolce Vita e Fundações EDP, PT e Calouste Gulbenkian.

“(...) Vejo isto como o começo de um futuro para mim. Eu a tocar em orquestras, ou sozinha. Só me vejo num palco cheio de gente à minha frente e eu ali a tocar."
Neusa Tavares, In Diário de Notícias, A contrabaixista do bairro social
Co-produção  SLTM ~ Escola de Música do Conservatório Nacional"

Preçário: ENTRADA LIVRE. Bilhetes disponíveis a partir das 13h00 no dia anterior ao concerto.

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 92/758/790
Eléctrico: 28

Fonte e imagem:
http://www.teatrosaoluiz.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=129&tabs=sobre#sep

1 comentário:

  1. Olá. Sou jornalista da revista Index, do jornal i. Gostava de entrar em contacto consigo a propósito de um artigo que estou a fazer para a nossa próxima edição. É possível facultar-me um número ou email directo? Obrigada. Maria Ramos Silva (mariarsilva@ionline.pt)

    ResponderEliminar