23 de Janeiro, 2010: Concerto - NADINE ROSSELLO


às 21h00

ENTRADA LIVRE

"Das polifonias corsas ao canto italiano, passando pelo grego, o francês, o catalão ou o occitano não deixando de visitar autores portugueses, Nadine Rossello, filha de mãe corsa e pai italiano, cantora e instrumentista (guitarra, piano e acordeão), envolve-nos na sua voz quente, poderosa, emotiva e leva-nos, à deriva, numa viagem musical pelo Mediterrâneo, na companhia também dos seus cúmplices: Didier Dulieux (acordeão), Brahim Dhour (violino e alaúde) e Laurent Paris (percussões)

Música, prazer, humor, poesia, emoção e cumplicidade.
Deixe-se levar!

RESERVE JÁ O SEU LUGAR.

Saiba mais em www.myspace.com/nadinerosselloCom sete discos gravados, muitos concertos e participações em discos de terceiros, Nadine Rossello começou pelas polifonias corsas antes de alargar o seu repertório ao universo mediterrânico. Há dez anos atrás, abalou o mundo, algo fechado, das polifonias corsas, ao fundar o grupo misto Rifa i passi, composto por dez elementos, da região de Toulouse. No repertório, as polifonias corsas, num misto de cantos tradicionais e contemporâneos, profanos e religiosos. Nadine Rossello, assumia a direcção e os arranjos dos dois discos que gravaram. Nadine Rossello organizou vários estágios de polifonias corsas e foi também alargando o seu repertório, dando a conhecer ou redescobrir outras sonoridades do quente Mediterrâneo.


NADINE ROSSELLO
Fez primeiras partes do grupo Imuvrini, mas também de Jackie Micaelli ou dos nossos bem conhecidos, Cesária Évora e Lluis LLach.

DIDIER DULIEUX
Didier Dulieux já pisou o palco do IFP quando acompanhou Jean-Pierre Tailhade no seu recital “Lá-bas”. Em 1986 anhou o Primeiro Prémio e a Medalha de Ouro no concurso nacional de acordeão de Paris. Depois de ter terminado os seus estudos em Geologia, diplomou-se, em 1994, em Musicologia na Université du Mirail, em Toulouse. É nos bailes populares da região que Dulieux, em 1992, se apresenta nos palcos de Toulouse. Entre 1994 e 1997, acompanha musicalmente o grupo de fotógrafos Lucette Omnibus, no âmbito de vários festivais de rua. Actualmente faz parte também de vários grupos e projectos: o trio Tibal Bazar, com um papel na renovação das músicas de baile; o duo de acordeão e voz com Hervé Suhubiette e outros na área do jazz e do blues.


BRAIHM DHOUR
Para além de tocar violino e alaúde, Dhour é também compositor. Nasceu em Casablanca em 1972. A música faz parte da sua vida desde tenra idade. Apresenta-se em palco cm apenas treze anos, ainda autodidacta. Aos 16 anos entra para o conservatório e instala-se em Toulouse em 1998. É ali que começa a frequentar o mundo do jazz e dos músicos latino-americanos, graças ao seu irmão percussionisa, Abel Dhour. Marcado também pelo espírito musical do violinista indiano Subramaniam e o alaúdista marroquino Saïd Chraïbi, descobre a música irlandesa, a indiana, a manouche… Enfim as músicas do mundo que vai desvendando nos seus encontros musicais. Participa em vários projectos musicais. É um dos criadores do grupo Amazir, com o qual participa em vários festivais pelo mundo. Fez também uma digressão com o grupo La Changa. Encontrou-se com os gregos Mode Plagal. Tocou com Cheb Khaled no Zénith, em Toulouse. Compõe para teatro, para vários discos de muitos outros companheiros, assinando também arranjos.
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=21073264


LAURENT PARIS
Percussionista e escultor, mistura técnicas e fontes sonoras para desenvolver o seu próprio universo estético e musical. Há mais de vinte anos que participa, em França e no resto do mundo, em diferentes encontros, criações, performances, gravações e exposições com artistas de Jazz, Música Improvisada, Pop, Circo, Dança, performances plásticas, Músicas tradicionais, vídeo, etc., com, entre outros, Guillaume de Chassy, Daniel Yvinek, Steve kindwald, Les Elégantes Machines, Elsa Wolliastone, Miles Copeland, Cirque Archaos, Guillaume Bautista, Debashish Brahmachari, Denis Badault, Johann Bourquenez ou Marc Demereau.
É co-fundador do grupo ENOZ."

Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa | Tel : 21 311 14 00 | Fax : 21 311 14 68 | infos@ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745

Fonte e imagem:
http://www.ifp-lisboa.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário