8 de Outubro, 2009: Encontro literário - JEAN-PAUL ENTHOVEN


"Jean-Paul Enthoven estará em Lisboa para escrever sobre a cidade,  integrado num projecto no âmbito do Prix de la nouvelle 2010, com vista à edição de uma antologia.
Neste projecto são várias as escalas literárias previstas nas quais participam: Jean d’Ormesson,Yasmina Khadra, Edourdo Manet, Jean-Marie Rouart (da Academia Francesa), Gonzague Saint-Bris, Akli Tadjer, Pierre Vavasseur, Delphine de Vigan.
Responsável do projecto: Catherine Enjolet (que também estará em Lisboa)
Presidência do júri: Benoîte Groult e Patrick Poivre d’Arvor
 
No próximo dia 8 ás 18h30 haverá um encontro literário com Jean-Paul Enthoven no Sofitel (Av. Liberdade, 127) no qual também estará presente Paula Mendes Coelho (Univ. Aberta)
Dado o nº limitado de lugares, a confirmação de presença é necessária e deverá fazer-se até dia 6 para o e-mail: h1319-sm@sofitel.com
 
Jean-Paul Enthoven nasceu a 11 de Janeiro de 1949, em Mascara, na Argélia. Depois de cursar Direito, Filosofia (Universidade de Paris, e Ciências Politicas (IEP de Paris), torna-se assistente e logo a seguir professor associado em Ciências Politicas. Integra o Nouvel Observateur em 1975, na secção “ Grands Entretiens “. Logo a seguir, é convidado por Jean Daniel, para trabalhar no serviço literário desse periódico onde publica regularmente crónicas sobre ensaios. Em 1978 é nomeado chefe de redacção adjunto e passa então a tratar de todos os assuntos literários. Alguns anos depois, em 1983, distancia-se do jornalismo, para se dedicar à edição, mais particularmente, no departamento «Hachette-Littérature », que passa a dirigir, nomeado por Jean-Claude Lattès. Em 1986, junta-se à equipa das Edições Grasset, como Director editorial- cargo que ocupa ainda hoje. Em 1993 interrompe a sua colaboração com o Nouvel Observateur, e torna-se Conselheiro da direcção da revista Le Point. Também dirige a colecção « Biblio-essais»no livro de bolso.
 
Escala literária prevista em Lisboa de 7 a 12 de Novembro de 2009
 
Bibliografia:
ENTHOVEN, Jean-Paul. Les enfants de Saturne. PARIS : Grasset, 1996.
ENTHOVEN, Jean-Paul. /Aurore/. PARIS : Grasset, 2001.
ENTHOVEN, Jean-Paul. /La dernière femme/. PARIS : Grasset, 2006.
ENTHOVEN, Jean-Paul. /Ce que nous avons eu de meilleur/. PARIS :
Grasset, 2008."

Transportes
Metro: Avenida
Autocarros: 36/44/702/709/711/732/745/746


Fonte e imagem:
http://www.ifp-lisboa.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário