Mostrar mensagens com a etiqueta Maçariku. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Maçariku. Mostrar todas as mensagens

17 a 30 de Janeiro, 2015: Cultura como Resistência - COM UM V NA VOLTA

"COM UM V NA VOLTA

Cultura como resistência
... lembrando o Maçariku

17, 18, 23 e 24 de Janeiro na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
19, 20, 21, 22 e 26 de Janeiro na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema
30 de Janeiro na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
(ver programa mais abaixo)

Maçariku, aliás Vítor Ribeiro, fez de tudo no cinema, no teatro, em associações culturais e organizações políticas. Lutou pela liberdade dentro e fora da cabeça, contra o racismo, o militarismo, a exploração. Trocava artes, coisas e ideias, fazia com e para os outros e coleccionava amigos no meio disso. Organizou centenas de encontros e concertos, participou em grandes e pequenos combates, fez de tudo com rebeldia, resistiu até não mais poder. Maçariku cultivou as amizades como quem semeia desobediência, entusiasmo, internacionalismo. Morreu em Agosto passado, e deixou tanta coisa, tanta gente.

A Casa da Achada e amigos propõem e convidam a participar numa série de sessões a partir dele, com uma diversidade de actividades que nunca será capaz de dar conta de uma vida tão rica e intensa, mas tenta pelo menos pegar nas suas coisas, nas suas ideias, nos seus modos de ser e passar as coisas aos outros.

Amigos e conhecidos intervêm, mostram-se máquinas velhas e outras a funcionar, há músicas, conversas, poemas e ferramentas, mostram-se filmes feitos por ele e filmes com ele lá dentro (na Casa da Achada), e ainda uma série de filmes da sua colecção (na Cinemateca Portuguesa). Para terminar, um concerto resistente a pensar no que vibra ainda da sua presença atenta e livre para os combates futuros. Bebe mais um copo, Maçariku.


Programa