Mostrar mensagens com a etiqueta Ipsilon. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ipsilon. Mostrar todas as mensagens

20 de Setembro, 2012 a 4 de Janeiro, 2013: Inauguração - USURA, PAULO NOZOLINO

Europa, 1993-2003, Paulo Nozolino
BES, Arte e Finança
Praça Marquês de Pombal, 3
O espaço é de acesso livre e está aberto nos dias úteis das 9 horas às 19 horas.

"Usura é o título da próxima exposição que será inaugurada no dia 20 de Setembro no espaço BES Arte e Finança, em Lisboa.
Usura é o título da próxima exposição de Paulo Nozolino, que será inaugurada no dia 20 de Setembro no espaço BES Arte e Finança, em Lisboa. O nome (inspirado no canto XLV do poeta Ezra Pound, litania crítica dos ganhos provenientes dos juros), a sala escolhida (ligada a um banco) e a profunda crise económico-financeira que hoje atinge Portugal e a Europa podiam fazer antever uma mostra em tom amargo. Contudo, a intenção de Usura é mais profunda e procurará apelar "à memória dentro da actualidade e à compreensão da actualidade dentro da História". Os nove trípticos escolhidos com o comissário Sérgio Mah abordam acontecimentos fracturantes do século XX, num vasto comentário visual sobre "a infâmia" de certos "desvios traumáticos da Humanidade no decurso da modernidade capitalista" (Auschwitz, o declínio da Europa, o 11 de Setembro...). Motivado por uma abordagem que procura relacionar (confrontar, justapor) imagens, Nozolino recupera ainda conjuntos mais difíceis de situar no tempo e no espaço, relativos ao desaparecimento do mundo rural, à religião, à morte e à imigração. Para um fotógrafo que construiu obra sobretudo a partir de imagens únicas, esta exposição é particularmente relevante pelo facto de reunir pela primeira vez quase todos os seus trípticos, que começaram a ganhar forma em 1999, com Untitled, Blodelsheim. Este momento, marca, aliás, uma viragem na maneira como passa a encarar a exposição do seu trabalho, mais interessada em potenciar a observação relacional e estimular uma consciência crítica a partir de um movimento dialéctico entre imagens".

in Jornal Público, suplemento Ipsilon 
(Quase) todos os trípticos de Nozolino
08.08.2012 - Sérgio B. Gomes

Transportes
Metro: Marquês de Pombal
Autocarros: 1, 74, 83, 702, 706, 709, 713, 720, 727, 732, 738, 744, 746, 783 

até 21 de Abril, 2011: Exposição - PAULO NOZOLINO / MAKULATUR

PAULO NOZOLINO
MAKULATUR
Terça-Feira a Sábado: 13h-19h30
QUADRADO AZUL - Lisboa
Largo dos Stephens 4 1200-457 LISBOA
+351 213 476 280
www.quadradoazul.pt

Transportes
Autocarros: 28, 36, 44, 706, 714, 732, 735, 740, 758, 760, 781, 782, 790
Barco: Cais-do-Sodré
Comboio: Cais-do-Sodré
Eléctricos: 15, 18, 25
Metro: Cais-do-Sodré

Artigo no Suplemento Ipsilon, Jornal Público, sobre a Exposição e o Fotógrafo:
http://ama-como-a-estrada.blogspot.com/2011/03/paulo-nozolino-em-camara-ardente.html

Imagem:
http://www.quadradoazul.pt/exposicoes.php?id=54&iiii=1

23 de Fevereiro, 8 e 9 de Março, 2010: ANNEMARIE SCHWARZENBACH

ANNEMARIE SCHWARZENBACH VOIR UNE FEMME
CONFERÊNCIA DE ALEXIS SCHWARZENBACH
DIA 23 de FEVEREIRO às 19h00
MEDIATECA DO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
(em francês)
Entrada livre
"No âmbito da exposição “Auto-retratos do Mundo. Annemarie Scharzenbach (1908-1942)” que vai estar patente no Museu Berardo a partir de hoje e até dia 25 de Abril,realiza-se amanhã, dia 23 de Fevereiro, às 19h00 uma conferência de Alexis Schwarzenbach, intitulada Annemarie Schwarzenbach voir une femme. A conferência terá lugar na Mediateca do IFP, com entrada livre, e é uma organização do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Faculdade de Letras do Porto) e da Embaixada da Suiça em Portugal.
Annemarie Scharzenbach: escritora, jornalista, fotógrafa e viajante.
DIAS 8 e 9 de MARÇO de 2010
COLÓQUIO INTERNACIONAL
Annenmarie Schwarzenbach: pela Palavra e pela Imagem
Aproveitamos para vos anunciar também o Colóquio Internacional que se realizará no Instituto Franco-Português nos próximos dias 8 e 9 de Março, das 10h00 às 18h00, subordinado ao tema “Annenmarie Schwarzenbach: pela Palavra e pela Imagem”. Intervêm Emília Tavares, Alfred Optitz, Filipa Costa, Lurdes Godinho, António Vale, Anabela Mendes, Dominique Mermont, Nicole Le Bris, Sofie Decock/Uta Schaffers, Silvia Henke, Gonçalo Villas-Boas e Teresa Oliveira.
Uma colaboração: Instituto Franco-Português, Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras do Porto, Embaixada da Suiça em Lisboa e Goethe Institut Lissabon.
No dia 8 de Março, às 19h também no Instituto Franco-Português e no âmbito do colóquio sobre Annemarie Schwarzenbach, propomo-vos o documentário
Une Suisse Rebelle: Annemarie Schwarzenbach 1908-1942, de Carole Bonstein(Suiça,Alemanha, 2000, 58’).
Com base em arquivos inéditos e co-produzido pela TSR e ARTE, o filme de Carole Bonstein traça o percurso atípico e movimentado, desta escritora, jornalista e fotógrafa suiça, nacionalizada francesa. Figura incontornável, Annemarie Schwarzenbach encarna, hoje, um modelo de coragem, de lucidez e de revolta.
Entrada livre."
Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa | Tel : 21 311 14 00 | Fax : 21 311 14 68 | infos@ifp-lisboa.com

Artigo do Jornal Público sobre Annemarie Schwarzenbach.

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745

Fonte:

CANCELADA - 25 a 27 de Setembro, 2009: Visita - GALERIAS ROMANAS DA RUA DA PRATA

Cancelada abertura das galerias romanas na Rua da Prata
17.09.2009 -in Jornal Público Cláudia Bancaleiro

"A abertura das galerias romanas na Rua da Prata, em Lisboa, prevista para os próximos dias 25, 26 e 27, foi cancelada informou hoje o Departamento de Património Cultural, Divisão de Museus e Palácios.

Ao PÚBLICO, a chefe de divisão Departamento de Património Cultural, Ana Cristina Leite, explicou que devido a problemas no sistema eléctrico das galerias não estão reunidas as condições necessárias para abrir o espaço ao público. A responsável indicou que não existe ainda uma data prevista para a abertura das galerias, mas garantiu as visitas ao monumento ainda este ano. Uma nova data depende da conclusão das reparações do sistema eléctrico."

Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1401108&idCanal=14



das 10 às 18h.
"As galerias romanas da Rua da Prata, em Lisboa, vão abrir ao público nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, naquela que será a única vez que estarão acessíveis a todos este ano.

Durante os três dias, as galerias estão abertas entre as 10h00 e as 18h00 e a entrada é gratuita. As visitas vão ser acompanhadas por técnicos do Museu da Cidade. A abertura das galerias surge no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.

As galerias foram descobertas após o terramoto de 1755 em Lisboa e só em 1909 começaram a realizar-se visitas, mas apenas por motivos jornalísticos ou de investigação. A partir dos anos 80, a Câmara de Lisboa cria condições de acesso às galerias no subsolo da Rua da Prata.

Apenas uma vez por ano é permitido descer até às estruturas romanas, já que, como explica o Museu da Cidade de Lisboa, estas "encontram-se com um nível de água elevado cuja bombagem é um processo moroso e que levantaria problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se retirada mais amiúde"."

Fonte:
http://ipsilon.publico.pt/Flash/texto.aspx?id=240824