17 de Junho a 9 de Dezembro, 2016: Bibliotecas de Lisboa - ROTA DE CONTADORES


Entrada livre

Biblioteca de Belém
Rua da Junqueira, 295 / 7, Lisboa

Biblioteca Camões
Largo do Calhariz, 17 - 2º Esq., Lisboa 

Biblioteca da Penha de França
R. Francisco Pedro Curado, 6-A, Lisboa

Biblioteca Orlando Ribeiro, Estrada de Telheiras, 146, Lisboa (à saída do metro de Telheiras)

Biblioteca dos Coruchéus
Rua Alberto Oliveira, Lisboa



"Nas Bibliotecas: Belém, Camões, Coruchéus, Marvila, Orlando Ribeiro e Penha de França.

As Bibliotecas de Lisboa promovem roteiro de qualidade com Narradores de prestigio para públicos de excelência.

PROGRAMA
17 junho às 18H30
Ângelo Torres > Biblioteca Camões
Nasceu em 1966 e é natural de S. Tomé e Príncipe. É engenheiro, actor, realizador e contador de histórias. Formou-se em Engenharia Termodinâmica, em Cuba e, com 21 anos, era o mais-que-tudo da família. Chegou a Lisboa, e, no espaço de oito meses, desiste da engenharia e abraça a representação. Fez o curso de Artes Performativas na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo – Chapitô e como ele próprio afirma “Vou para algo indefinido chamado teatro. De muito bom rapaz passei a vadio e malandro.” Estreou-se como actor de teatro em 1991, com a “Missão” de Heine Müller, encenação de Luís Miguel Cintra e a sua filmografia é muito extensa, tendo desenvolvido uma excelente carreira ao nível internacional.
Habituado a sonhar, terá herdado da sua avó o gosto por contar histórias. 

8 julho às 18H30
Cristina Taquelim > Biblioteca de Belém
Nasceu em Lagos em 1964. Licenciada em Psicologia, Bibliotecária e Funcionária Pública. Tem o vício da metáfora. Às vezes duvida. Tem voz grave. Gosta de contar. Ainda teme a morte.
“Nasci à beira - mar e depois tive de me pôr a caminho. Cresci. Estudei. Apaixonei-me. Casei. Tenho 3 CASAS: uma no lugar onde nasci, outra na aldeia onde moro e outra na biblioteca onde trabalho todos os dias. Em cada uma delas moram pessoas e verdades que me iluminam os dias.
De mim quero que saibam que gostava de ter sido freira ou mulher de circo . Gosto de palavras e de pessoas. Trabalho, choro e gosto muito de rir. Tenho medo muitas vezes e vivo quase sempre deslumbrada com a vida… às vezes escrevo.”

16 setembro às 21H00
Narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, actividade que vem exercendo já lá vão aproximadamente 20 anos, foi funcionário da Bibilioteca Municipal de Beja durante treze anos no sector infanto-juvenil, desenvolvendo funções na área da narração oral e na da promoção do livro e da leitura.
Da arte de contar histórias diz sobre si:
“ conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para afagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender…”

14 outubro às 15H30
Nasceu em Tentúgal em 1954. Mestre de saberes e de sabores da sua terra, não só é um fiel depositário do património daquele vale onde corre o Mondego como um agente na sua preservação e actualização. Dos cantares aos trajes, das orações aos licores, dos contos às ervas medicinais, das procissões aos manjares tradicionais, tudo parece habitar as palavras e os gestos deste “contador de histórias” na acepção mais enraizada e abrangente do termo. O seu reportório inclui temas de tradição oral ouvidos e vividos em primeira-mão.

11 novembro às 21H00
Cláudia Fonseca > Biblioteca Orlando Ribeiro 
Nasceu no Rio de Janeiro, mas tem suas raízes no nordeste de Brasil e de lá vem a sua voz de contadora. Licenciou-se em Economia (por engano) e em Psicologia (por paixão). Vive em Portugal desde 1992, país onde se fez psicoterapeuta e narradora oral há já uns bons anos. Desenvolve inúmeras atividades no âmbito da narração oral, mediação de leitura, investigação e programação, em contextos muito diversos. Participou em inúmeros encontros e festivais, dentro e fora de Portugal. Traz na sua bagagem histórias de muitos lugares e tempos, contos tradicionais e de autor, cantigas, histórias de família, casos, de que gosta muito e que mistura aos contos que conta.

9 dezembro às 21H00
António Fontinha > Biblioteca de Marvila 
Nasceu em Lisboa, em 1966, e viveu em Angola até 1974. Começou a contar histórias em 1992 e é um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal. Vive exclusivamente de contar histórias desde 1995, dinamizando pelo país milhares de sessões de contos para os mais diversos públicos. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional.

Entrada livre."

Transportes - Biblioteca Municipal de Belém
Autocarro: 714, 727, 751
Eléctrico: 15

Transportes - Biblioteca Municipal Camões
Metro: Baixa-Chiado
Autocarro: 758, 790
Eléctrico: 25, 28
Elevador: Bica
Comboios: Cais-do-Sodré, Rossio
Barco: Cais-do-Sodré

Transportes - Biblioteca Municipal dos Corucheus
Metro: Alvalade
Autocarro: 717, 731, 735, 744, 750, 755, 767, 783
Comboio: Roma

Transportes - Biblioteca da Penha de França
Autocarro: 706, 708, 730, 735, 742, 797

Transportes - Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Autocarro: 747, 767, 778
Metro: Telheiras


Sem comentários:

Enviar um comentário