14, 21 e 28 de Maio, 2014: Cinema ao Ar Livre - MARTIM MONIZ

às 21h00.

"14 de Maio – «O Assaltante»

Benjamin Heisenberg / Ficção / Alemanha/Aústria / 2010 / 97' / M/12
«Baseado numa história verdadeira, o filme centra-se num homem que é simultaneamente maratonista e assaltante de bancos profissional. Em Viena, nos anos 80, Johann Rettenberg leva uma vida normal e bate o recorde nacional da maratona. Paralelamente, inicia uma série de assaltos a bancos, com grande agilidade e frequência, utilizando uma arma e o mesmo disfarce: uma máscara do rosto de Ronald Reagan. Vive concentrado nas suas duas paixões – correr e roubar – porque ambas as actividades constituem um desafio. Quando as autoridades o descobrem, utiliza as suas capacidades de maratonista numa tentativa de escapar à maior operação na história austríaca do pós-guerra envolvendo agentes da polícia. Johann Rettenberger corre, tão rápido quanto as suas pernas lhe permitem; para ele nada é mais importante na vida. A corrida é a expressão máxima da sua liberdade»
 21 de Maio – «Prazer em Roubar»
Josh Safdie / Ficção / Estados Unidos da América / 2008 / 73' / M/12 
«Este pode bem ser um caso de solidão: Eleonore é uma jovem e destemida carteirista que se passeia pelas ruas de Nova Iorque, exercendo a sua actividade com tanta mestria como desprendimento emocional. Os actos desconcertantes da bela e imperscrutável Eleonore são o centro desta auspiciosa estreia de Josh Sadfie, que além de realizar interpreta também o papel de Josh, o amigo da jovem rapariga a quem ela pede ajuda para localizar o carro que corresponde às chaves que acabou de roubar. Quando o encontram, Eleonore confessa que nem conduzir sabe, mas o detalhe não a coíbe de dar uma longa boleia ao amigo até Boston (a extraordinária sequência central do filme). Uma primeira obra profundamente original, que não deixa de ecoar gratas e inesperadas memórias cinéfilas (de Robert Bresson a Jim Jarmusch)»
28 de Maio – «Music Box Club Docs – Linda Martini»
Paulo Prazeres / Documentário / Portugal, 2011 / 55' / M/12 

«O lançamento de uma maquete homónima, em 2005, precipitou tudo. Os concertos e o passa-palavra informático que se seguiu, via MySpace, transformaram rapidamente os Linda Martini como um fenómeno de culto, capaz de esgotar salas antes da edição de qualquer registo oficial. A transformação da maquete em EP disponível no mercado e um single como “Amor Combate” ajudaram a aumentar a visibilidade da banda, formada por André Henriques, Pedro Geraldes, Cláudia Guerreiro e Hélio Morais (também dos Paus e If Lucy Fell), quatro músicos com raízes na cultura punk e hardcore da década de 1990. O álbum de estreia “Olhos de Mongol”, foi editado em 2006. Preservando o caracter visceral do hardrock, o que se revela de forma mais notória nos concertos, os Linda Martini transportam-no para música onde se reconhecem dinâmicas do chamado pós-rock ou a energia dilacerante de uns Sonic Youth. No final de 2010, editaram o seu segundo álbum “Casa Ocupada”»"

Transportes
Metro: Martim Moniz, Rossio, Baixa-Chiado
Autocarros: 708, 709, 711, 714, 732, 736, 737, 740, 746, 759, 760, 781, 782
Eléctricos: 12, 15, 28

Sem comentários:

Enviar um comentário