2 de Abril a 7 de Maio, 2012: Ciclo de Cinema - CLAUDE CHABROL NO IFP


às 19h00 
Entrada livre | Filmes legendados em português

Livre, impertinente, político e prolixo, Claude Chabrol (1930-2010) foi um impressionante cineasta francês.
Figura central da Nouvelle Vague francesa, a par de François Truffaut e de Jean-Luc Godard, apreciador de policiais e dotado de um humor sarcástico, adorava salientar os defeitos da burguesia provinciana.
Nascido a 24 de Junho de 1930 em Paris, numa família de farmacêuticos, passa a adolescência na região de Creuse, durante a Segunda Guerra Mundial, antes de se inscrever nas faculdades de Letras e de Farmácia de Paris. Licenciado em Letras, participa enquanto crítico de cinema no lançamento da Nouvelle Vague, escrevendo entre 1952 e 1957 nos Cahiers du cinéma, a revista baluarte desse movimento, ao lado de François Truffaut e de Jacques Rivette.
Claude Chabrol impõe-se rapidamente como argumentista, realizador e produtor de filmes. Le Beau Serge [Um Vinho Difícil] (1957), com um estreante Jean-Claude Brialy no papel principal, é galardoado com o Prémio Jean Vigo e o Grande Prémio do Festival de Locarno de 1958 e o filme Les Cousins recebe em 1959 o Urso de Ouro do Festival de Berlim. É nessa altura que se casa em segundas núpcias com a actriz Stéphane Audran que se tornará numa das suas intérpretes fetiche (La Femme infidèle [A Mulher infiel], Le Boucher [O Carniceiro], Juste avant la nuit [Remorso]).
Com Violette Nozière (1978), a história de uma célebre envenenadora parricida dos anos 30, Chabrol contribui para revelar o talento da actriz Isabelle Huppert. O realizador confia-lhe o papel principal em cinco dos seus filmes, entre os quais Une Affaire de femmes [Uma Questão de Mulheres] (1988), La Cérémonie [A Cerimónia] (1995) e Merci pour le chocolat (2000, Prémio Louis-Delluc), com os quais Huppert alarga a sua galeria de “monstros”, mas também no filme Madame Bovary (1991).
Inspecteur Lavardin (1986) e Poulet au vinaigre 1985), os seus policiais situados na província e mais ligeiros, filmados com o actor Jean Poiret, obtêm um enorme sucesso. O conjunto da sua carreira (mais de 80 filmes para o cinema e para a televisão) foi coroado com o Prémio René Clair da Academia Francesa (2005), o Prémio Câmara da Berlinale (2009) e o Grande Prémio 2010 da Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos.
Para este ciclo foram seleccionados alguns dos títulos mais importantes dos últimos 25 anos de intensa produção cinematográfica: Inspecteur Lavardin (1986), Betty (1991), L'Enfer [Inferno] (1993), La Cérémonie [A Cerimónia] (1995), Au Coeur du Mensonge [No Coração da Mentira] (1998), La Fleur du Mal (2001), La Fille Coupee en Deux [A Rapariga Cortada em Dois](2006).

A programação do ciclo : -> versão PDF

Segunda, dia 2 de Abril : La Fleur du Mal
França | 2001| 1h44
Com: Nathalie Baye, Benoît Magimel, Bernard Le Coq.
Se o tempo existe, pode a culpa ser transmitida de geração em geração? Que efeitos poderá ter uma falta não-expiada para o culpado, descendentes e familia? No final da Segunda Guerra Mundia uma mulher vai pagar pelo rime que cometeu. Nos dias de hoje, durante as eleições municipais outro crime é cometido. Quem é o culpado? E culpado de quê? E se o tempo não existe?...

Segunda, dia 9 de Abril: Inspecteur Lavardin
França | 1986 | 1h40
Com: Jean-Claude Brialy, Bernadette Lafont, Jean-Luc Bideau.
Raoul Mons, célebre escritor católico, é assassinado. O seu corpo é encontrado na praia. O inspector Lavardin descobre que a viúva, Hélène, é uma mulher que outrora ele amou muito. As investigações de Lavardin vão rapidamente revelar-lhe que a conduta do escritor não era tão católica quanto a sua obra.

Segunda, dia 16 de Abril: L'Enfer (Inferno)
França | 1993 | 1h40
Com: Emmanuelle Béart, François Cluzet, Marc Lavoine, Thomas Chabrol.
A vida corre bem a Paul. Tornou-se proprietário da pousada onde trabalhava e casou com Nelly, uma das mulheres mais bonitas da região, da qual teve um filho. Mas Paul tem problemas de endividamento e álcool...

Segunda, dia 23 de Abril: La Cérémonie (A Cerimónia)
França, Alemanha | 1995 | 1h51
Com: Sandrine Bonnaire, Isabelle Huppert, Jacqueline Bisset.
A família Lelièvre mora numa mansão perto de uma aldeia na Bretanha. Sophie, a nova criada, é eficaz, mas um pouco estranha. Ela torna-se amiga de Jeanne, a agente dos Correios da cidade, e as duas decidem introduzir-se na casa dos Lelièvre. A aliança torna-se numa rebelião selvagem, para além do bem e do mal...

Segunda, dia 30 de Abril: Au Coeur du Mensonge (No Coração da Mentira)
França | 1998 | 1h53
Com: Sandrine Bonnaire, Jacques Gamblin, Valéria Bruni-Tedeschi
Duas crianças encontram, na Bretanha, o corpo de uma menina de 10 anos que foi estrangulada. Frédérique Lesage, jovem comissário da polícia recentemente promovido, começa por interrogar René, o professor de desenho da menina. Os rumores sobre o professor a mulher deste, Viviane, começam a correr. Até porque eles não são da região. E é a enfermeira Viviane que vai lutar conta esses rumores.

Segunda, dia 7 de Maio: La Fille Coupée en Deux (A Rapariga Cortada en Dois)
França, Alemanha | 2006| 1h55
Com: Ludivine Sagnier, Benoît Magimel, François Berléand
Gabrielle Deneige é a jovem apresentadora do boletim meteorológico de um canal de televisão. Gabrielle vive com a mãe, que trabalha na livraria onde a jovem acaba por conhecer o famoso escritor Charles Saint-Denis. Iniciam uma relação, apesar de Charles ser casado. Quando este desaparece, Gabrielle acaba por casar com o rico playboy Paul Gaudens, a quem conta o seu passado...

Filmes legendados em português.
Entrada livre

Institut Franco-Portugais - Av. Luís Bívar 91 - Lisboa | 21 311 14 00 | infos@ifp-lisboa.com | www.ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/8/718/726/745
Comboio: Entrecampos
 
Fonte e imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário