8 a 12 de Junho, 2011: Programação - ASSOCIAÇÃO BACALHOEIRO

8 de Junho

PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)


21H30 | Cinema ao ar livre
"Saltimbancos", de Manuel Guimarães
           
Manuel Guimarães (Valemaior, Albergaria-a-Velha, 1915 — Lisboa, 1975) foi um cineasta português que se destacou pela aplicação dos princípios ideológicos do neo-realismo na arte do cinema em Portugal. No entanto, a ditadura salazarista, mais atenta às manifestações da sétima arte que às “transgressões” no domínio da literatura, impediu-o com severidade de levar a bom termo os seus propósitos artísticos.


PALCO BACALHOEIRO




21h30 | João Lima, Guitarra Electrónica Portuguesa

A guitarra portuguesa é explorada “de forma particularmente criativa, oscilando o seu uso entre uma Stratocaster do Pop Rock distorcido até à mais lírica das frases que evocam o fado”. *



A intenção de utilizar este instrumento descolado da forma mais tradicional, remete-o para um ambiente mais vasto e fértil. 
O carácter plástico, determinante na apresentação do espectáculo ao público, é revelado através da utilização de vários recursos multimédia, como a vídeo-projecção e a sonoplastia. 
* Por Paulo Lameiro - Musicólogo

 
dj Sk 
(jazz dj)


9 de Junho

PALCO BACALHOEIRO


21h30 | Xafu

XAFU é um projecto que nasceu no numero 141 da Rua dos Remédios em Alfama, apartir dos seus habitantes, dos seus convidados, ilustres e anónimos , das partilhas de gente que vieram dos quatro cantos do mundo, EM 2010. A ideia surgiu da amizade entre Juninho Ibituruna e Xina, reflectindo-se na sonoridade caracteristica dos países lusofonos , apartir da electrónica, do sampling e dos ritmos afrobrasileiros. Juninho na percursão, bateria e efeitos, Xina na programação e teclas.
http://www.soundcloud.com/alfama141







Dj Radio Tamasheq 
(músicas do mundo)


PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)

22h00 | MagMell
(folk / medieval)

Este Trio musical surge no verão de 2010 em Lisboa, Portugal, constituído por Pedro Martinho, Bernardo Rolo e João Mendes.
A musica tocada pelos MagMell tenciona entreter e transportar o publico para o “otherworld”, o local onde eles vão encontrar espíritos e culturas anciãs.
A dança é algo que não pode faltar num concerto dos MagMell, as suas musicas animadas e energéticas fazem com que seja difícil não começar a dançar ao som delas.



10 de Junho


PALCO BACALHOEIRO




21h30 | Ummadjam

"Os Ummadjam começaram em Setembro de 2004 quando o Mini Master, o Tiago Chef e o Gil resolveram juntar-se para fazer umas jams sessions para ver se conseguiam fazer alguma coisa na onda do funk jazz fusão. O resultado foi um entrusamento imediato que embora não fosse directamente de encontro ao objectivo inicial andava lá perto e especialmente a pica que deu aos três tocarem em conjunto foi o suficiente para pegar nalgumas das malhas que tinham saído e decidir tentar estruturar as coisas e formar uma banda. A base de improviso manteve-se agora com umas malhas de referência, mas quando em Novembro a banda deu o primeiro concerto, praticamente todo improvisado, a reação positiva do público deu a força final para decidir levar o projecto para a frente. Até recentemente a banda era constituída pelos três elementos fundadores e pelo Rubi na percussão, Sofia Freire no Sax e Eduardo Viana no fender-rhodes. Depois de várias mudanças na formação da banda, neste momento os Ummadjam são constituídos por baixo, bateria e guitarra, saxofone e percussõo. Continuam a explorar a fusão de diferentes estilos musicais e a basear a sua composicao em improvisos e na espontaniedade".

dj Bailarico Sofisticado

Junto desde 1999, o trio de DJ’s Bailarico Sofisticado é conhecido pelos seus sets eclécticos, feitos de páginas rasgadas e baralhadas de uma enciclopédia vibrante de música popular.
A par da sua colecção de discos, o bem mais precioso de um DJ é a segurança do seu critério. A segurança que permite manter o sentido de humor e os ouvidos abertos, sem preocupação de gosto correcto ou fidelidade a géneros. É assim o trio Bailarico Sofisticado, composto por Bruno Barros, Pedro Marques e Vítor Junqueira. Os seus “sets” são caracterizados pelas vistas largas: aqui não há danças tribais. Quem dança a reggae, a seguir está a dançar electrónica, krautrock, new wave, oldies e um mar de músicas do mundo, que ao contrário do que a marca “world music” indica, não são um género, mas mil. (in promoção oficial do FMM Sines 2010)




PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)

22h00 | Dj Tozzo

D.J. Tozzo traz uma selecção musical variada e de todo o lado para fazer chorar e dançar todos os jeitozzos e jeitozzas que passarem pela nossa rua.

11 de Junho

PALCO BACALHOEIRO




21h30 | The Ryan O’Reilly Band (Londres, UK)
(Folk / Rock)
Os The Ryan O’Reilly Band são uma banda londrina. Estes cinco rapazes começaram a tocar na feira de Portobello Road em Nothing Hill onde conquistaram uma série de fãs.
Pouco depois, no início de 2010, gravaram o primeiro álbum "Emily" que vendeu cerca 8000 cd's.
Além disso, a banda fez outra grande conquista no Verão do ano passado: lançaram o desafio no Facebook e tiveram a primeira tournée europeia 100% agendada pelos fans! O plano funcionou tão bem que em 4 meses foram já convidados para tocar pela europa mais 5 vezes. A próxima tournée vai ser entre Portugal, Espanha e Itália e segue depois para a Suécia.
Ainda hoje tocam todos os sábados durante o dia em Portobello, onde brincam, cantam, tiram fotos com os fans e simplesmente divertem-se  a fazer o que eles mais gostam.



Dj E Todos Os Seus Problemas 
(jazz / soul / funk)

PALCO PATHEO DAS CANASTRAS (EVOÉ)



21h30 | The Fanfarrone
 
O desejo que move este projecto é o de experimentar as melodias e ritmos balcânicos, reformulando os arranjos dos tradicionais instrumentos de sopro, marcantes nas fanfarras, para instrumentos de cordas, tais como bandolim, banjo, guitarra eléctrica, guitarra acústica e contrabaixo. O repertório propostos varia desde os clássicos temas da música balcânica (de Goran Bregovic, Fanfarra Ciocarlia, Le Fanfarre du Belgistan, Terrafolk etc.), a musicas que nada tem a ver com o "universo balcânico", provenientes de diferentes tradições e partes do mundo, que são "fanfarronizadas" ao estilo da banda. Esta transposição passa, por exemplo, pela Tarantella Napolitana, pelos ritmos típicos do nordeste do Brasil como o Frevo e o Forró, e também pelo Folk e Rock.

André Zambi (bandolim)
Mick Mengucci (banjo)
Jacopo Guidali (guitarra eléctrica)
Eduardo Jordão (contrabaixo)
Adriano Smaldone (percussão)

 
 

12 de Junho - Santo António !!!



PALCO PATHEO DAS CANASTRAS

23h00 | Crooner Vieira

O entertainer Vieira promete uma noite de Sto António animada! Canta canções que foram imortalizadas pelos grandes intérpretes do século XX.
Neste one man show, Vieira canta em Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Português, naturalmente!


23h00 | Ahí Nama



Ahí Namá é um Duo de música tradicional cubana protagonizado por Beatriz Diaz (Havana – Cuba) e Ricardo Gouveia (Luanda – Angola), formado em 2003, pouco depois da chegada da cantora e instrumentista a Portugal. Ahí Namá é um grupo musical que tem como objectivo desenvolver e divulgar os diferentes géneros que protagonizam a música tradicional cubana tais como o Son, o Mambo, o Bolero, a Rumba, o Chá-Chá-Chá, a Guaracha, a Guajira, entre outros.


 Do seu repertório também fazem parte outros ritmos latinos igualmente celebrizados a nível internacional, como o Merengue e a Bachata da República Dominicana, ou a Cúmbia da Colômbia, que enriquecem e tornam o repertório do grupo mais vasto e colorido.

 Alegria e profundidade da abordagem musical cubana, são-nos trazidas pela experiência de 10 anos de música ao vivo em Havana por Beatriz Diaz conjuntamente com Ricardo Gouveia. Existe uma expressão bem popular naquela ilha que transmite o típico sabor cubano – essa expressão é... “Ahí Nama’!

PALCO BACALHOEIRO







dj Sk




(jazz dj)

ecléctico, adj. Do eclectismo ou a ele relativo. Que gosta de coisas e pessoas de natureza bastante diversa. Que é composto de diferentes elementos, de tendências divergentes.
Anima Nuvolari

21h30 | Anonima Nuvolari
(música italiana)
Situados entre o último dos românticos e o primeiro dos punks, os Anonima Nuvolari vão bem com tudo menos com a tristeza sem poesia e o amor sem gosto. Cinco boémios vestidos a rigor pedalam na volta a Itália em 50 anos. De Renato Carosone a Vinício Capossela. De Fred Buscaglione a Paolo Conte. Correm a música, o espírito e a festa de um pais; uma festa ambulante trazida pelo pó da estrada e levada ao brilho dos grandes salões. Barro e cristal.” 
Célia F. - Revista DIF (Junho 2008)

Dj Menino Jesus
Do colinho do Santo António para o altar do Bacalhoeiro, os ritmos quentes e sensuais do Menino Jesus prometem deixar o rebanho em estado de graça.


Dj BotaFogo

Como não há bela sem senão, BotaFogo (diabo), tem todo o prazer em queimar as cabecinhas de todas as meninas e meninos com ritmos, melodias e magias hipnóticas oriundas de todos os cantos do planeta.

 ____________________________________________________________________________________________
Todos os eventos são gratuitos para os sócios e estes podem vir acompanhado dum amigo. Ser sócio
custa 10€ / ano.
Servimos tostas, crepes e saladas todos os dias.

BACALHOEIRO
Rua dos Bacalhoeiros, 125 Lisboa | tel. 21 886 48 91
Transportes
Metro: Terreiro do Paço
Autocarros: 01/36/37/40/44/60/92/706/709/711/714/732/745/759/781/790/794
Eléctricos: 12/15/18/25/28
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio

Fonte e imagens:
http://arraial2011.blogspot.com/2011/06/8-de-junho.html

Sem comentários:

Enviar um comentário