10 a 24 de Janeiro, 2011: Ciclo de Cinema - QUANDO O CINEMA NAMORA A LITERATURA


Ciclo de Cinema
Instituto Francês de Portugal
Entrada livre e filmes legendados em português

Saber mais...

10 de Janeiro 2010 às 19h00 | Entrada livre

Cyrano de Bergerac de Jean-Paul Rappeneau
As aventuras do famoso e turbulento cadete de Gascogne, apaixonado pela prima Roxane, vistas pelo realizador de “La Vie de château” e o argumentista Jean-Claude Carrière. O filme-sensação de Jean-Paul Rappeneau, no qual o verdadeiro desafio foi a fala em verso das personagens, arrebatou nada mais nada menos que 10 estatuetas nas cerimónias dos César em 1991: Melhor Filme, Melhor realizador, Melhor Actor (Gérard Depardieu), Melhor Actor Secundário (Jacques Weber), Melhor Música, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Montagem, Melhor Cenário, Melhores Figurinos. E ainda o César des César em 1995 pelo 20º aniversário daquela cerimónia.


11 de Janeiro 2010 às 19h00 | Entrada livre

Les Dames du Bois de Boulogne de Robert Bresson
Este filme, o segundo de Bresson, é uma adaptação livre de um conto de Diderot em “Jacques le fataliste et son maître”. Os diálogos são de Jean Cocteau.Helène jurou vingar-se de Jean, que a abandou. Ela encontra uma das suas amigas que aluga a filha a foliões ricos e arranja então um subterfúgio para que Jean se encontre com a jovem Agnès. Mas acontece que Jean se apaixona por Agnès e decide casar com ela...


17 de Janeiro 2010 às 19h00 | Entrada livre

La Belle et la Bête / A Bela e o Monstro de Jean Cocteau
Jean Cocteau adapta para o cinema, o conto “La Belle et la Bête”, escrito por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont em 1757, criando um ambiente insólito, fantástico e poético, onde a luz tem um papel determinante. Era uma vez um homem crivado de dívidas que de repente se sente incapaz de suprir as necessidades dos filhos. Uma delas é a carinhosa Bela. Num castelo encantado vive um Monstro que pune com a morte quem for apanhado a colher flores do seu jardim. Um dia, o Pai de Bela passa por ali e colhe uma flor para oferecer à sua doce filha. Para salvar o pai da morte, Bela decide ser ela a entregar-se às garras do Monstro...


18 de Janeiro 2010 às 19h00 | Entrada livre

Vipère au poing de Philippe de Broca
O filme é uma adaptação do romance epónimo de Hervé Bazin. Extremamente autobiográfico, o filme conta-nos, num tom trágico-cómico, a luta violenta, implacável e terrivelmente engraçada que uma criança de dez anos vai travar, contra a sua própria mãe, no seio de uma grande família burguesa em declínio, na década de 1920.
Jean Rezeau e o irmão mais velho vivem felizes em “La Belle Angerie”, o palacete da família. A morte da avó faz com que os pais regressem da Indochina e marca o fim da sua infância…



24 de Janeiro 2010 às 19h00 | Entrada livre
La Vie devant soi de Moshé Mizrahi
“La Vie devant soi” é uma adaptação de um romance de Emile Ajar (Romain Gary) que obteve o Premio Goncourt em 1975. O filme é antecedido, às 18h30, pelo lançamento do livro em português “Uma vida à nossa frente” (Sextante Editora).
O filme conta a historia de Madame Rosa, uma ex-prostituta judia, habitante de Belleville que cria filhos de outras prostitutas num bairro onde convivem árabes, negros e judeus. Uma ligação particular une-a à Momo, um jovem árabe. Quando Madame Rosa adoece, Momo vai ajudar-la a permanecer na sua casa…
Oscar para o Melhor Filme em língua estrangeira em 1978, César para Melhor Actriz (Simone Signoret) em 1978.


Institut Franco-Portugais - Av. Luís Bívar 91 - Lisboa | 21 311 14 00 | infos@ifp-lisboa.com | www.ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/8/718/726/745

Sem comentários:

Enviar um comentário