26 de Março, 2010: Casa da Vizinha Não é tão Verde Quanto a Minha - FORWARDING DALLAS


Forwarding Dallas na Casa da Vizinha a 26 de Março
"O projecto “Forwarding Dallas”, dos ateliers de arquitectura portugueses – DATA / MOOV, vencedor do concurso internacional Re:Vision Dallas, vai ser apresentado no ciclo mensal de conferências da Casa da Vizinha Não é tão Verde Quanto a Minha. A entrada é livre.
Os autores do projecto vêm apresentar aquele que será o primeiro quarteirão sustentável dos Estados Unidos da América no dia 26 de Março, às 21h. O projecto "Forwarding Dallas", recorde-se, começa a ser construído em 2011.
O desafio de transformar um lote vazio localizado no centro da cidade de Dallas, Texas, numa comunidade carbono zero, recebeu centenas de propostas de prestigiados ateliers de arquitectura e urbanismo provenientes de 26 países. “Forwarding Dallas” é o resultado de uma colaboração entre os ateliers de arquitectura portugueses Atelier DATA e MOOV e vai funcionar à margem da rede eléctrica convencional, servindo de modelo de trabalho para a sustentabilidade urbana no mundo.
O projecto “Forwarding Dallas” foi desenvolvido tendo como base um dos sistemas mais diversos da natureza – a montanha. O projecto replica de algum modo este sistema - os edifícios propostos recriam vales, cumes e encostas que pela sua forma geométrica duplicam a área de superfície de cobertura e assim potenciam diferentes tipos de produção agrícola (para alimentação e captação de CO2) e energética, através de colectores solares térmicos, painéis fotovoltaicos e geradores eólicos.
Foram desenvolvidas para além das tipologias de habitação, serviços e comércio uma série de outros equipamentos e espaços públicos de carácter mais excepcional – espaços de reflexão, de saúde e bem estar, pedagógicos, de lazer e cultura – capazes de  promover o encontro, o espírito de vizinhança e comunidade, numa perspectiva de sustentabilidade social e humana.
Para a implementação deste projecto pioneiro, a equipa DATA / MOOV associou-se ao atelier israelita HQ Architects com experiência em gestão de projecto no contexto norte-americano.
Este evento foi validado com um crédito pelo Conselho Regional de Admissão do Sul no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais.
Para saber mais:
www.atelierdata.com
www.moov.tk
www.casadavizinha.eu"

Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul
Travessa Carvalho 21-25, Lisboa

Transportes
Metro: Cais do Sodré
Autocarros: 1/32/36/706/714/744/758/781/782/790/792
Eléctricos: 15/18/25

Fonte e imagem:
http://www.oasrs.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário