5 de Janeiro a 12 de Fevereiro, 2010: Programação - INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

"Leitura encenada
5 de Janeiro - 19h00 - IFP
Começam amanhã os encontros mensais com as leituras encenadas de textos de Álvaro Garcia Zuñiga. Venha até cá!
Actueur & Logues
São 2 textos que se iluminam ou se escurecem entre si. Não falte!

Leitura por Alínea B. Silva. Encenação de Alvaro Garcia Zuñiga



EXPOSIÇÕES
Na quinta-feira pelas 18h30 inauguramos duas exposições: Rasgo urbano, com pinturas de Carlos Filipe e Téléthèque com obras videográficas de Eduardo Matos.
No dia 8, integrada no projecto Téléthèque que nos dará a conhecer mensalmente obras de diferentes jovens artistas e fomenta conversas com críticos, estaremos à conversa com Pedro Cabral Santo.

Estão todos convidados, apareçam!

EXPOSIÇÃO DE PINTURA
RASGO URBANO
De 7 de Janeiro a 12 de Fevereiro – IFP

Carlos Filipe expõe pinturas em técnica mista e colagens, inspiradas nas cores e do ambiente da cidade de Lisboa (Bairro Alto).
Rasgo urbano é uma abordagem marcante que transpõe para a tela, com um equilíbrio e interpretação nada comuns, parte da vivência diária de todos nós.
A colagem de cartazes assim como o tagar de paredes, em espaços que cruzamos todos os dias e a atitude que todos criticamos mas que não conseguimos combater tem, por vezes, resultados de beleza surpreendente havendo em situações extremas quem abrande para fotografar um detalhe.
Cada tela de Carlos Filipe é realizada como se só de “momentos” belos vivesse o acidente que resulta das colagens e pinturas espontâneas.
A acrescer ao belo surgem histórias e leituras múltiplas em cada tela e cada detalhe que culminam numa surpreendente forma de arte: pura, “acidental”, profunda, equilibrada e extremamente bela.

Carlos Filipe nasceu em Castelo Branco a 31 Dezembro 1962.
Estudou em Lyon (França), onde viveu até aos 24 anos.
Realizou o curso de artes gráficas/plásticas, trabalhando nessa área durante vários anos. Viveu 5 anos em Turim (Itália). Regressou a Lisboa em 1992
Participou no evento Casa Decor Lisboa 2006, como artista convidado e na exposição Sala particular 2007, por uma noite apenas, intitulada “Fragmentos de Lisboa”. Actualmente é designer/criador de esculturas com flores.



Arte Contemporânea
7, 8 e 9 de Janeiro - IFP
Téléthèque
É um espaço de acolhimento mensal para "encontros videográficos" no piso -1 do IFP. Para além de local de visionamento de obras em vídeo, permanente, propõe-se igualmente um espaço de discussão crítica em forma de conversa com os artistas e seus convidados.

Uma proposta da Plataforma Ma.. comissariada por: Aida Castro, Catarina Marto e Maria Mire.

Este mês o artista é Eduardo Matos


Arte Contemporânea
8 de Janeiro, às 19h00- IFP
Téléthèque
Conversa com Pedro Cabral Santo.

Entrada Livre"


Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa | Tel : 21 311 14 00 | Fax : 21 311 14 68 | infos@ifp-lisboa.com

Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745

Fonte:
http://www.ifp-lisboa.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário