24 de Julho a 25 de Setembro, 2009: Exposição - SÓNIA ALMEIRA, TO BE ABSTRACT


jorge molder
Black Rectangle (pormenor), 2008
Óleo sobre MDF
36,5 x 22 cm

"Temos o prazer de convidar para a inauguração da exposição "To Be Abstract" de Sónia Almeida, que terá lugar na sexta-feira, 24 de Julho de 2009, às 22h00, no Espaço Chiado 8, em Lisboa.
Curador: Bruno Marchand
A pintura de Sónia Almeida (Lisboa, 1978) situa-se no limiar da figuração e da abstracção. Pode dizer-se que a sua obra incorpora e procura transformar as premissas que marcaram a história da pintura abstracta, sem nunca se deixar imergir completamente nesta categoria.
Compostas maioritariamente por velaturas de densidade variável – áreas de cor que se sobrepõem a fundos com os quais estabelecem jogos de contraste –, estas obras nascem de uma peculiar relação de Sónia Almeida com o potencial pictórico das imagens e dos objectos que fazem parte do seu quotidiano. Estes elementos, inicialmente registados em cadernos de esboço, são depois estilizados, reenquadrados e conjugados, criando composições que frustram qualquer tentativa de os organizar em sistemas de signos inteligíveis. Transpostos para a tela em gestos fluidos e matizados numa paleta de cores singular, todos os referentes se dissolvem na pintura, revelando-a como um campo de teste para a tensão entre a experiência sensível e a ambiguidade perceptiva.
Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2001) e tendo completado um Master of Fine Arts na Slade School of Fine Art, em Londres (2006), a maioria das exposições de Sónia Almeida tem tido lugar fora do circuito nacional. "To Be Abstract" reúne um conjunto de obras recentes desta artista, através do qual será possível conhecer a diversidade de um corpo de trabalho que se inscreve numa das mais desafiantes correntes da pintura contemporânea."

Chiado 8 Arte Contemporânea
Largo do Chiado, nº8 | 1249-125 Lisboa
Tel 21 323 73 46
De segunda a sexta-feira, das 12h00 às 20h00
Encerra aos fins-de-semana e feriados

Transportes
Metro: Baixa-Chiado
Autocarros: 758/790/792
Eléctrico: 28

Fonte e imagem:
http://www.fidelidademundial.pt/Pages/Divulgacao-SoniaAlmeida.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário