1 a 17 de Dezembro, 2016: Concertos - NATAL EM LISBOA 2016

"A EGEAC convida para o Natal em Lisboa, uma iniciativa que já faz parte da tradição festiva da cidade e que desde a sua primeira edição tem sido muito acarinhada pelo público. 
Programamos um ciclo de concertos para toda a família, com entrada livre, durante o mês de dezembro em vários espaços da cidade – de Marvila ao Lumiar, do Bairro Alto à Graça. Além de espaços emblemáticos, como o Cine-Teatro Capitólio e o Cinema São Jorge, as Igrejas que selecionamos para esta edição do Natal em Lisboa são exemplos particularmente ricos de arte sacra, de diferentes épocas e vários estilos. 
Propomos um roteiro musical que conduz à descoberta do património eclesiástico, mas também da vida singular de cada bairro de Lisboa, desvendando novos pontos de interesse no mapa da cidade. 
Este ano, a programação espelha a diversidade das tradições natalícias nos quatro cantos do mundo, com cânticos de Natal romenos e australianos, passando pelos clássicos alemães ou o cancioneiro tradicional português.
E falando em viagem, reservamos uma surpresa para aqueles que aterrarem no aeroporto de Lisboa – e para todos aqueles que, tendo ou não andado nas nuvens, quiserem assistir a um momento musical inesperado protagonizado pelo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa.  
Outra novidade da programação destina-se aos que vivem mais intensamente esta quadra: o Museu de Lisboa convida os mais pequenos a conhecerem a história dos milagres de Santo António e desafia-os a construírem um presépio em cortiça com as suas próprias mãos.  
Não nos poderíamos despedir sem agradecer a gentil colaboração do Patriarcado de Lisboa e de todas as Igrejas participantes no Natal em Lisboa, essenciais para que possamos proporcionar este programa aos lisboetas. 
Aceitem o nosso convite e desfrutem destes espetáculos, que esperamos garantam o presente mais valioso de todos: memórias felizes. Boas festas e um ano novo cheio de cultura para todos! 
Conselho de Administração da EGEAC.

Programa

1,4, 8 e 11 Dezembro, às 11h00
17 Dezembro, às 15h00

O presépio de Santo António
Museu de Lisboa – Santo António
Largo de Santo António da Sé 24, Lisboa

30 pessoas por sessão, mínimo 10
Entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia
Inscrições: servicoeducativo@museudelisboa.pt
Tel.: 21 751 32 56

O Museu de Santo António convida os mais novos a irem conhecer a história dos milagres do santo mais querido dos lisboetas e a desafia-os a construírem com as suas próprias mãos um presépio com figuras de cortiça, a partir do presépio idealizado por São Francisco de Assis. Na noite de Natal de 1223, Francisco de Assis estava na aldeia italiana de Greccio. Já tinha estado em Belém e era seu desejo fazer um memorial que permitisse, de alguma forma, contemplar fisicamente os primeiros momentos de vida humana de Jesus. Assim, foi montada uma manjedoura na pequena capela e, com figurantes vivos, representou Maria, José, o Menino, o boi, o burro e os pastores. Nessa mesma noite, Francisco de Assis serviu como diácono na missa da meia-noite e pregou sobre o mistério do Natal aos camponeses.
co-apresentação: Museu de Lisboa – Santo António


03 Dezembro, às 21h30
Vivarte, A Boa Nova
Igreja de São Vicente
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 631 lugares

Ao longo do tempo, compositores e intérpretes tentaram desvendar através da arte sonora o milagre da Natividade.
O concerto inaugural do Natal em Lisboa apresenta uma seleção de obras famosas, com peças de música sacra de compositores intemporais, como Mozart ou Schubert, ao lado de cânticos romenos de Natal. Uma diversidade estilística interpretada pelo grupo romeno Vivarte, num tom cameral que transmite uma sensação de plenitude harmónica e redondeza timbral. A Igreja de São Vicente, onde o Coro Vivarte promete levar a “Boa Nova”, é considerada uma das grandes obras arquitetónicas da Dinastia Filipina e serviu como modelo para as construções religiosas seguintes. A igreja possui um notável recheio artístico do século XVII, período reconhecidamente rico para as artes, com peças de azulejaria barroca e pinturas de artistas renomados.

Programa
Viemos apregoar o nascimento de Jesus, Tiberiu Brediceanu
A Boa Nova, Dumitru G. Kiriac
Confusa, perdida da Cantata de Natal I, Fernando Lopes-Graça
Menino Jesus na manjedoura, Valentin Teodorian
Filho de Deus e Deus do Céu, Gheorghe Cucu
Véspera de Natal, Ioan D. Chirescu
Hoje Nasceu Jesus, Timotei Popovici
Ave Maria, Franz Schubert
Ding Dong! Merrily on High, cântico de Natal tradicional francês
Mille Cherubini In Coro, Franz Schubert
Gesu Bambino, Pietro A. Yon
Jingle bells, James Lord Pierpont
Candlelight carol, John Rutter
Bela Canção Real, Carola Haggksvist
Silent night, Franz Xaver Gruber
Exultate, Jubilate-Aleluia, W. Amadeus Mozart
Panis Angélicus, César Franck
O, Holy Night, Adolphe Adam

Tiberiu Oprea Direção e violino solo
Mediana Vlad Soprano coloratura
Gönül Aptula Piano
Norela Costea Soprano
Valentina Năstase Mezzosoprano
Alin Vlad Tenor
Bogdan Tudor Baixo
Lucia Maria Petroianu Oboé
Shirin Corbu Violino
Ovidiu Achim Viola de arco
Emese Achim Violoncelo


04 Dezembro, às 16h00
Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa, Natal através dos Tempos
Igreja de São Nicolau
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 350 lugares

Inspirado por de um local cheio de história como é o caso da Igreja de São Nicolau, este repertório pretende dar uma perspetiva da música escrita para a quadra do Natal, através dos séculos. Começando no Canto Gregoriano e viajando até aos nossos dias, poderemos ouvir música de tradição tanto popular como erudita, criada por autores anónimos e outros consagrados, acompanhada pelo som do belíssimo órgão da Igreja, datado de 1835 e originário do Convento de Xabregas. Haverá ainda oportunidade para admirar a nave do edifício, que é decorada com pinturas de António Manuel da Fonseca, representando ao centro as Virtudes Teológicas – a Fé, a Esperança e a Caridade. As restantes pinturas ilustram cenas da vida de São Nicolau.

Programa
Puer Natus es (Introito da Missa de Natal), Canto Gregoriano
Une Vierge pucelle, Nicolas-Antoine Lebègue
There is no rose, Anónimo inglês séc. XV
Von Himmel hoch, da komm ich her BWV 701, J. Sebastian Bach
Veni Domine op.39, Felix Mendelssohn

Natal d’Elvas, Tradicional, arr. Tiago Marques
Christmas Lullaby, John Rutter
O presépio, Delfina Figueiredo, arr. Tiago Marques
Nativity carol, John Rutter
O Menino Jesus numa estória aos quadradinhos, Alfredo Teixeira
Angels carol, John Rutter

Filipa Palhares Direção
Pedro Ferro Piano
Eduardo Gameiro Órgão

07 Dezembro, às 21h30
Fado Lírico, Concerto de Natal
Cine-Teatro Capitólio
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 400 lugares

A proposta deste concerto natalício cruza o fado, o canto lírico e músicas tradicionais de Natal. Para tal, contamos com as vozes da fadista Teresa Tapadas e da soprano Filipa Lopes, e ainda com a cumplicidade do piano de Pedro Vieira de Almeida. Um espetáculo original, que junta fados e obras do cancioneiro popular português com outras de compositores clássicos. O concerto terá duas sessões: a primeira no recém-inaugurado Capitólio, no Parque Mayer,  um espaço emblemático da vida cultural lisboeta que é agora devolvido à cidade.

A segunda terá lugar na Igreja Paroquial de Santo Agostinho, que ainda é desconhecida de muitos lisboetas, sendo porém um dos mais belos templos seiscentistas que sobreviveram ao terramoto de 1755. O interior da Igreja é particularmente majestoso, com um revestimento interior composto por grandes painéis de azulejos figurativos e pinturas que ilustram cenas da vida religiosa, tendo toda a nave em talha dourada.

Programa
Silent night, Tradicional de Natal
Natal de Elvas (Cancioneiro Popular), Mário de Sampayo Ribeiro
Avé Maria, Kátia Guerreiro (Letra: Fernando Pessoa; Música: João Mário Veiga)
Para Maria, Mafalda Arnauth
Ave Maria, Franz Schubert
Ave Maria, Giulio Caccini
Laudate Dominum, W. Amadeus Mozart
Pai Nosso, Frei Hermano Câmara
Avé Maria, Frei Hermano da Câmara (Letra: Adelaide de Souza; Música: Frei Hermano da Câmara)
Avé Maria Fadista, Letra: Gabriel de Oliveira; Música: Fado das Horas
Domine Deus, Antonio Vivaldi
Panis Angelicus, César Franck
Ave Maria, Charles Gounod
Serão da Virgem, Letra: João Linhares Barbosa; Música: Francisco Viana (Fado Vianinha)
Exsultate, Jubilate, W. Amadeus Mozart
Adeste Fideles, Tradicional de Natal
Angels we have heard on high, Tradicional francesa

Teresa Tapadas Fadista
Filipa Lopes Soprano
Pedro Vieira de Almeida Piano


09 Dezembro, às 21h30
Os Músicos do Tejo, Louvemos a Mãe de Jesus – Cantigas de Santa Maria
Igreja de São Roque
Levantamento de bilhete (dois por pessoa) na receção do Museu de São Roque, 
no próprio dia, das 10h às 21h, lotação 500 lugares

As Cantigas de Santa Maria são um conjunto de canções sacras do século XIII com textos em Galaico-Português. Tratam-se de canções monofónicas dedicadas a Maria, mãe de Jesus, e dividem-se em dois géneros: cantigas de louvor e relatos de milagres. Este último é particularmente fascinante pela variedade e pormenor dos relatos. Estas canções religiosas vivem de um forte impulso narrativo: contam histórias, um traço ancestral que aqui serviria para unir as pessoas e a comunidade. A escolha da Igreja de São Roque está relacionada com esta tradição de oralidade, já que aquando da sua construção, no século XVI, foi a primeira igreja jesuíta a ser desenhada no estilo “igreja-auditório”, concebida especificamente para a pregação. Com uma fachada simples e austera, segundo os cânones impostos pela igreja então reformada, tem um interior composto por talha dourada, pinturas e azulejos, constituindo um importante museu de artes decorativas maneiristas e barrocas.

Programa 
Cantigas de Santa Maria Rei Alfonso X, el Sabio, Cancioneiro Séc.XIII
Cantiga 349, Como Santa Maria mostrou muitos milagres por uma sua imagem que trazia um Rei em sua capela.
Cantiga 306, Como Santa Maria fez converter um herege em Roma que dizia que Santa Maria não podia ser virgem e haver filho.
Cantiga 79, Como Santa Maria tornou a menina que era garrida, corda, e levou-a consigo ao Paraíso.
Cantiga 132, Como Santa Maria fez ao clérigo que lhe prometera castidade e se casará que deixasse sua mulher e a fosse servir.
Cantiga 233, Como Santa Maria defendeu um cavaleiro que se acolheu a uma igreja sua duns cavaleiros que o queriam matar.
Cantiga 400, Louvor de Santa Maria.
Cantiga 60, Louvor de Santa Maria, do departamento que há entre Ave e Eva.
Cantiga 12 (das Cantigas de Festas de Santa Maria), Esta duodécima é de como Santa Maria rogue por nós a seu filho no dia do juízo.

Marcos Magalhães Direção
Anastácia Carvalho Voz
Elizabet Pinard Voz
Marco Oliveira Voz
Mariana Pinto Voz
Mónica Santos Voz
Karyna Gomes Voz

10 Dezembro, às 16h00
Escola de Música do Conservatório Nacional, “A Paz sem vencedores e sem vencidos”, Sophia de Mello Breyner
Igreja do Colégio de São João de Brito
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 350 lugares

“A Paz sem vencedores e sem vencidos”, Sophia de Mello Breyner
O Coro e a Orquestra do Atelier Musical  levam à Igreja do Colégio de São João de Brito canções de Natal que nos imergem no espírito próprio da época. O repertório passa por clássicos internacionais como “Joy to the World” – que no final do século XX era o hino natalício mais gravado na América do Norte –, pela famosa canção “Happy Xmas (War is Over)”, de John Lennon (gravada originalmente para ser  uma canção de protesto contra a Guerra no Vietname que foi, com o tempo, transformada num hino natalício), até canções tradicionais portuguesas, como «José embala o Menino», uma música de embalar originária da antiga freguesia de Monsanto (Idanha-a-Nova), que se converteu em banda sonora de muitos Natais. A Igreja do Colégio de São João de Brito, cenário deste concerto, está ela própria edificada num local com tradição musical: foi construída sobre a quinta e o solar da família Stromp, no Lumiar, onde em princípios de 1846, Franz Liszt encantava a família com serões de piano.

Cantar a Fé
Os Pequenos Cantores do Conservatório Nacional são um grupo constituído por alunos com idades entre os 10 e os 14 anos, que cantam em várias línguas e estilos. Com uma abordagem pluralista, as canções remetem para a espiritualidade, independentemente da doutrina que se professa; tal como o hino “How can I keep from singing”, um tema originalmente cristão, mas que está frequentemente presente nos cultos de outras religiões. Serão também apresentados temas como “Hamisha Asar”, que remete para a tradição musical dos judeus sefarditas e uma das cantatas de J.S.Bach, compositor do período barroco, que enriqueceu o género alemão com influências vindas de França ou Itália. Também o continente africano não é esquecido, com uma música infantil originária da Zâmbia.

Programa
Atelier Musical
Joy to the world, G. Frideric Haendel
Veni, Jesu, amor mi, Luigi Cherubini
Alleluia, cânone
Adiemus (Songs of Sanctuary), Karl Jenkins
José embala o Menino, tradicional Monsanto da Beira
Happy Christmas (War is over), John Lennon

Ricardo Mateus Direção
Teresa Cordeiro Coro
Rúben Santos Expressão dramática


Pequenos Cantores
Eu sei, Sara Tavares; arr. Mário Nascimento
Hamisha Asar, Flory Jagoda
Ave Maria, César Franck
Ich jauchze (Cantata n.º 15), J. Sebastian Bach
Bonse Aba, trad. Zambia; arr. Victor C. Johnson
How can I keep from singing, Rev. Robert Lowry; arr. Robert I. Hugh
May the road, tradicional Irlanda

Teresa Cordeiro Direção
Ruben Santos Encenação
Aurora Neves Órgão


11 Dezembro, às 16h00
Coro Ricercare, Natal em Dois Hemisférios
Igreja da Graça

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 350 lugares

Porque o Natal não é só quando, mas também onde o homem quiser, o Coro Ricercare apresenta um programa de Natal diferente, com música coral de Portugal e da Austrália. Do Natal de verão australiano, chega-nos um repertório pouco conhecido em Portugal, através das obras de  compositores consagrados, como o australiano Peter Sculthorpe ou a neozelandesa Clare Maclean  e também de uma novíssima geração de compositores como  Matthew Orlovich e Stephen  Leek.  Haverá ainda a rara oportunidade de escutar a integral da “Primeira Cantata do Natal”, de Fernando Lopes-Graça, que faz o elogio do canto tradicional português num desfiar de melodias de Natal, recolhidas de norte a sul do país e arranjadas pelo génio de um dos mais importantes compositores portugueses do século XX. Porque a Graça tem mais encantos para além do seu fantástico miradouro, aproveite para apreciar o património de azulejos da Igreja e do seu antigo convento, classificadas como Monumento Nacional.

Programa
We welcome Summer, Clare Maclean
Three drovers, Stephen Leek
Morning song for the Christ child, Peter Sculthorpe
The birthday of thy King, Peter Sculthorpe
Steal away Paul Stanhope
Lo, there is Light!, Matthew Orlovich
Primeira Cantata do Natal, Fernando Lopes-Graça

Pedro Teixeira Direção



13 Dezembro, às 21h30

Escola de Música do Conservatório Nacional, Maligayang Pasko! (Feliz Natal em Filipino)
Cinema São Jorge
Levantamento de bilhetes (dois por pessoa) a partir de dia 10, das 
13h às 20h e no própria dia, das 13h até à hora de início do concerto, 
lotação 830 lugares (3 mobilidade reduzida)

Neste concerto atuam várias formações da Escola de Música do Conservatório Nacional – Orquestra Sinfónica, Pequenos Cantores, Musaico e Coro Geral, interpretando um repertório que passa pelos clássicos natalícios russos, alemães, checos ou portugueses. Um espetáculo que celebra a entrega e a dedicação à música e às pessoas, cujo objetivo maior é a partilha entre público, famílias, alunos e professores. O tradicional Concerto de Natal da EMCN no Cinema São Jorge presta este ano homenagem à professora de origem filipina Teresita Gutierrez Marques, que se despede das suas funções letivas. Durante quatro décadas, desde que se radicou em Portugal, foi com ela que milhares de alunos do Conservatório Nacional tiveram a oportunidade de aprender e desenvolver a arte da prática coral.

Programa
1.ª Parte
Orquestra Sinfónica
Abertura de “A Flauta Mágica”, W. Amadeus Mozart
Concerto para clarinete e orquestra (2.° andamento), W. Amadeus Mozart (clarinete, Guilherme Alves)
Abertura de “A Noiva do Czar”, N. Rimsky-Korsacov
Sinfonia “A-ver-o-Mar” (2.° andamento), Eurico Carrapatoso

Alexandre Weffort Direção


2.ª Parte
Pequenos Cantores
Bonse Aba, Tradicional Zambia, arr. Victor C. Johnson
How can I keep from singing, Rev. Robert Lowry; arr. Robert I. Hugh
May the road, Tradicional Irlanda 

Teresa Cordeiro Direção
Ruben Santos Encenação


Musaico
Půjdem spolu do Betléma, Tradicional Checa, arr. Tiago Marques
You Can Fly, Sammy Fain / Sammy Cahn, arr. Clay Hine / Tiago Marques

Tiago Marques Direção


Coro Geral
Carol of the Bells, Mykola Leontovich
O Jesulein süß, Tradicional Alemã, arr. Max Reger
Dorme, Menino Jesus, Tradicional Portuguesa, arr. José Firmino
Quem Vidistis, Estêvão Lopes Morago


Tiago Marques e Nathanael Júnior Direção


15 Dezembro, às 19h30
Coro Infanto – Juvenil da Universidade de Lisboa, Uma Viagem de Natal
Aeroporto Humberto Delgado, Átrio das Chegadas

A chegada de avião a Lisboa será ainda mais espantosa do que habitualmente para quem anda em trânsito nesta época do ano e aterrar no Aeroporto Humberto Delgado no final da tarde de 15 de dezembro. À sua espera, terão uma atuação surpreendente, onde 35 jovens convidam os transeuntes a parar, desligar da azáfama do quotidiano e partilhar uns instantes de alegria e ternura. O repertório apresentado pelo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa é surpresa, mas podemos deixar algumas pistas: estão representados cantos natalícios provenientes de lugares tão distintos como a Hungria, Colômbia, Finlândia, Argentina ou Israel. E como damos as boas-vindas a quem chega, os cantos tradicionais de Portugal não poderiam ficar de fora. Porque em Lisboa cabem muitos destinos, embarquem connosco numa jornada pela música dos quatro cantos do mundo, sem descolar da Portela.

Erica Mandillo Direção
João Lucena e Vale Piano



16 Novembro, às 21h30
Fado Lírico, Concerto de Natal
Igreja de Santo Agostinho de Marvila
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 150 lugares


A proposta deste concerto natalício cruza o fado, o canto lírico e músicas tradicionais de Natal. Para tal, contamos com as vozes da fadista Teresa Tapadas e da soprano Filipa Lopes, e ainda com a cumplicidade do piano de Pedro Vieira de Almeida. Um espetáculo original, que junta fados e obras do cancioneiro popular português com outras de compositores clássicos. O concerto terá duas sessões: a primeira no recém-inaugurado Capitólio, no Parque Mayer,  um espaço emblemático da vida cultural lisboeta que é agora devolvido à cidade.

A segunda terá lugar na Igreja Paroquial de Santo Agostinho, que ainda é desconhecida de muitos lisboetas, sendo porém um dos mais belos templos seiscentistas que sobreviveram ao terramoto de 1755. O interior da Igreja é particularmente majestoso, com um revestimento interior composto por grandes painéis de azulejos figurativos e pinturas que ilustram cenas da vida religiosa, tendo toda a nave em talha dourada.

Programa
Silent night, Tradicional de Natal
Natal de Elvas (Cancioneiro Popular), Mário de Sampayo Ribeiro
Avé Maria, Kátia Guerreiro (Letra: Fernando Pessoa; Música: João Mário Veiga)
Para Maria, Mafalda Arnauth
Ave Maria, Franz Schubert
Ave Maria, Giulio Caccini
Laudate Dominum, W. Amadeus Mozart
Pai Nosso, Frei Hermano Câmara
Avé Maria, Frei Hermano da Câmara (Letra: Adelaide de Souza; Música: Frei Hermano da Câmara)
Avé Maria Fadista, Letra: Gabriel de Oliveira; Música: Fado das Horas
Domine Deus, Antonio Vivaldi
Panis Angelicus, César Franck
Ave Maria, Charles Gounod
Serão da Virgem Letra: João Linhares Barbosa; Música: Francisco Viana (Fado Vianinha)
Exsultate, Jubilate, W. Amadeus Mozart
Adeste Fideles Tradicional de Natal
Angels we have heard on high, Tradicional francesa

Teresa Tapadas Fadista
Filipa Lopes Soprano
Pedro Vieira de Almeida Piano

17 Dezembro, às 21h30
Orquestra e Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa, Românticos alemães
Igreja de São Domingos
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço: 580 lugares

Se romântico não é o primeiro adjetivo que lhe vem à cabeça quando pensa no Natal, talvez este concerto o faça mudar de ideias. A Orquestra Sinfónica e o Coro da Escola Superior de Música de Lisboa apresentam um programa integralmente preenchido por obras corais sinfónicas de três dos maiores representantes do romantismo alemão: Robert Schumann, Johannes Brahms e Felix Mendelssohn. Este movimento artístico, político e filosófico, surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa, alicerça-se nos mais fortes valores da vida subjetiva: a fé, o sonho, a paixão e a saudade. Alicerces fortes são também os da Igreja de São Domingos, situada em plena baixa pombalina e classificada como Monumento Nacional. Este templo é um exemplo de resistência: construído no séc. XIII, já sobreviveu a terramotos, massacres e incêndios. A Igreja foi alvo de várias reconstruções, mas nos dias de hoje ainda tem bem visíveis as marcas dos períodos difíceis que atravessou, nomeadamente do incêndio que quase
a destruiu em 1959.

Programa
Requiem für Mignon Op. 98b, Robert Schumann
Schicksalslied Op. 54, Johannes Brahms
Lauda Sion Op. 73, Felix Mendelssohn

Vasco Azevedo Direção
Orquestra Sinfónica eCoro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa


Transportes - Museu de Lisboa – Santo António
Autocarros: 706, 711, 714, 732, 735, 736, 759, 760, 781, 782 
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
Metro: Terreiro do Paço, Baixa-Chiado

Transportes - Igreja de São Vicente de Fora
Autocarros: 706, 712, 726, 728, 730, 734, 735, 737, 759, 781, 782, 797
Comboio: Santa Apolónia
Eléctrico: 12, 28
Metro: Santa Apolónia

Transportes - Igreja de São Nicolau
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 759, 760, 781, 782 
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Metro: Terreiro do Paço

Transportes - Capitólio
Autocarros: 702, 706, 709, 711, 712, 720, 723, 726, 727, 732, 736, 738, 744, 746, 753, 774, 783
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio
Elevadores: Glória, Santa Justa
Metro: Avenida

Transportes - Escola de Música do Conservatório Nacional
Autocarros: 709, 711, 714, 732, 735, 736, 758, 759, 760, 781, 782
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré 
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
Metro: Baixa-Chiado

Transportes - Igreja da Graça
Autocarros: 712, 726, 730, 734, 735, 737, 797
Comboio: Santa Apolónia, Rossio
Eléctrico: 12, 28
Metro: Santa Apolónia, Martim Moniz, Rossio, Baixa-Chiado

Transportes - Cinema São Jorge
Autocarros: 702, 706, 709, 711, 712, 720, 723, 726, 727, 732, 736, 738, 744, 746, 753, 774, 783
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Elevadores: Glória, Santa Justa
Metro: Avenida

Transportes - Aeroporto Humberto Delgado
Autocarros: 705, 722, 744, 783
Metro: Aeroporto

Transportes -  Igreja de Santo Agostinho de Marvila
Autocarros: 718, 728, 755, 781, 782
Comboio: Braço-de-Prata

Transportes - Igreja de São Domingos
Autocarros: 711, 714, 732, 735, 736, 737, 759, 760, 781, 782 
Barco: Terreiro do Paço, Cais do Sodré
Comboio: Cais do Sodré, Rossio, Santa Apolónia
Eléctricos: 12, 15, 25, 28
Metro: Rossio, Restauradores

Fontes e imagem: http://natalemlisboa.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário