Todo o ano: QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

Quinta Pedagógica dos Olivais 
Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul, Lisboa
Tel.: 218 550 930
Fax: 218 550 948

"Situada na Freguesia de Olivais, a Quinta Pedagógica dos Olivais é um equipamento público, gerido pelo município de Lisboa, desde Dezembro de 2015 integrado na Direcção Municipal de Estrutura Verde, Ambiente e Energia.  
Inaugurada a 16 de Abril de 1996, a Quinta Pedagógica é um projecto que se enquadrada nos moldes da educação não formal, e integra as componentes pedagógica e lúdico-recreativa. Este espaço, com cerca de 2 ha, procura responder, cada vez mais, às necessidades crescentes de contacto dos cidadãos com a natureza e, em particular, com o mundo rural. 
Na Quinta Pedagógica (re)vivem-se tradições rurais de norte a sul do país e celebram-se em conjunto festividades do calendário rural. Aqui é possível viver momentos únicos, participar nas actividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares, tarefas do dia a dia dos animais domésticos, compostagem, descobrir e viver os percursos do pão, do doce e da manteiga, experiências que estão acessíveis a todos."

O Novo Pomar da Quinta Pedagógica dos Olivais é um equipamento interactivo, requalificado em parceria com o Instituto Superior de Agronomia e a Associação Portuguesa de Nutricionistas.
Este é um espaço privilegiado de conhecimento sobre as frutas, não só as que aqui se produzem, mas também muitas outras, sobretudo as frutas portuguesas. O Pomar Pedagógico está equipado com sinalética, quer física, quer virtual, que inclui o Mapa das Frutas de Portugal.
O pomar está dotado de placas de identificação das árvores e outra informação útil sobre as 38 espécies diferentes aqui presentes e os seus frutos, disponível a qualquer visitante através de uma aplicação informática ou utilizando a tecnologia “Bluetooth”. Toda esta informação permitir-nos-á, de forma ainda mais apelativa, fazer pedagogia e sensibilizar as crianças para a importância do consumo de fruta.
Todas as crianças que visitam a Quinta, seja com as escolas ou com as suas famílias, podem descobrir o pomar, onde é agora ainda mais agradável passear, enquanto aprendem.
"Se hoje em dia se perguntar a uma criança o que é um fruticultor, qual a melhor época do ano para comer certas frutas ou o nome das várias árvores que dão origem aos frutos, é provável que muitos não saibam. Para compensar esta ignorância, o campo chega agora à cidade com o pomar pedagógico interactivo.
Agora, existem lá 38 variedades de árvores de fruto, desde as tradicionais macieiras, pereiras e figueiras a espécies mais exóticas.
Entre incentivar o interesse pela natureza e os processos que levam as frutas às nossas mesas, há também o objectivo de sensibilizar as crianças para comerem mais fruta e legumes, contribuindo para uma alimentação mais saudável. “Os dados mais recentes revelam que o consumo de fruta entre as crianças está abaixo do recomendado”, alertou José Jordão. “É importante referir que, pelas características do nosso clima e do solo, a fruta é um dos alimentos com uma qualidade única em Portugal”. Espera-se que o gosto por estes alimentos seja despertado com actividades interactivas, desenvolvidas por membros da Quinta Pedagógica".

Horário de Inverno (de Outubro a Abril) 
3ª a 6ª feira – 9h00 / 17h30
Sáb., Dom. e Feriados – 10h00 / 17h30
A Quinta encerra ao público às 2ª Feiras, Dia de Natal, de Ano Novo e Domingo de Páscoa

Horário de Verão (de Maio a Setembro)
3ª a 6ª feira – 9h00 / 19h00
Sáb. Dom. e Feriados – 10h00 / 19h00
A Quinta encerra ao público às 2ª Feiras e no Dia do Trabalhador

Entrada livre

Transportes
Metro: Olivais-Sul
Autocarros: 708, 731, 750, 755, 759, 779, 781

Sem comentários:

Enviar um comentário