Domingos: CENTRO DE ARTE MODERNA


"Criado em 1983, o CAM – Centro de Arte Moderna – da Fundação Calouste Gulbenkian está vocacionado para preservar, investigar e tornar acessível ao maior número possível de pessoas a colecção à sua guarda, constituída por obras de arte dos séculos XX e XXI.

 A sua programação anual inclui a organização de exposições temporárias sobre obras de artistas portugueses e internacionais e a apresentação de uma exposição permanente realizada a partir de uma selecção das obras em acervo.

A colecção do CAM reúne actualmente cerca de 9.000 peças de artistas portugueses e internacionais, destacando-se a representação sobre arte portuguesa das primeiras décadas do século XX.

Dos anos 60 até à actualidade, a colecção possui um importante conjunto de obras de artistas portugueses, muitos dos quais trabalhados ao longo de uma programação regular de exposições monográficas.

A presença de artistas internacionais relaciona-se, sobretudo, com contactos havidos entre estes e vários artistas portugueses, e com a programação sobre arte internacional, desenvolvida pela Fundação Calouste Gulbenkian a partir da data da sua criação, em 1956. Destaca-se igualmente a presença de um importante núcleo de obras de arte britânicas, com um conjunto histórico de obras adquiridas de forma sistemática, no Reino Unido, entre 1959 e 1964, e a presença de peças mais recentes de artistas britânicos de renome internacional.

As actividades do CAM integram-se na vasta programação cultural da Fundação Calouste Gulbenkian. As actividades educativas relacionadas com as exposições são actualmente programadas no contexto do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura – Descobrir."


Entrada gratuita:
Domingos;
Menores de 12;
Jovens até aos 18 anos quando acompanhados por familiar; 
Membros do ICOM, AICA E APOM;
Grupos organizados de entidades de Solidariedade Social;
Acompanhantes de pessoas com deficiência e com mobilidade condicionada.

Horário:
10h às 17h45
Encerrado nos dias 24 e 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa e 1 de Maio.

Centro de Arte Moderna
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 Lisboa

Transportes
Metro: São Sebastião, Praça de Espanha
Autocarros: 713, 716, 726, 742, 746, 756
Comboio: Entrecampos

Fontes e imagens: http://www.cam.gulbenkian.pt/

Sem comentários:

Publicar um comentário