18 de Novembro, 2012: Cinema - LA RABBIA DI PASOLINI

"O Instituto Italiano de de Cultura de Lisboa e a Associação Il Sorpasso de Lisboa apresentam o Ciclo Cinematográfico DOMENICA AL CINEMA! Encontros com o cinema italiano contemporâneo no TEATRO DO BAIRRO (Bairro Alto), Rua Luz Soriano, 63 - Lisboa.

ENTRADA GRATUITA no limite dos lugares disponíveis
Reserva pelos tel. 213 473 358 e 913 211 263 ou e-mail: teatrodobairro.geral@sapo.pt

A sessão de cinema é antecedida de um aperitivo, composto por especialidades italianas. O preço do bilhete para o Cine-Aperitivo é de 6 euros e a refeição é servida a partir das 20h00. Para aqueles que só pretendem assistir ao filme podem fazê-lo a partir das 20h45 e a entrada é gratuita. A projecção tem início às 21h00.

Cine-Aperitivo italiano a partir das 20h00 (preço por pessoa: 6 euros)
Projecção do documentário LA RABBIA DI PASOLINI às 21h00
de Giuseppe Bertolucci | 2008 | 83 min. | Leg. inglês

O documentário é uma hipótese de reconstrução da versão original do filme de Pasolini de 1963. Os cine jornais Mondo Libero e os materiais recuperados na Checoslováquia, União Soviética e Inglaterra são para Pasolini o impulso para uma análise lírica e polémica dos fenómenos e dos conflitos sociais e políticos do mundo moderno, da Guerra Fria ao Milagre económico.
O filme é comentado por uma voz em poesia (Giorgio Bassani) e uma voz em prosa (Renato Guttuso).

CICLO DOMENICA AL CINEMA! Encontros com o cinema italiano contemporâneo
A Sala de Cinema representa desde sempre um local de encontro privilegiado, intercâmbio e partilha da comunidade, onde, graças à imaginação colectiva, se procura uma nova leitura do mundo actual ou simplesmente um momento de lazer, tudo num ambiente vibrante e acessível a todos.
O ciclo cinematográfico Domenica al Cinema, uma iniciativa do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa em colaboração com a Associação “Il Sorpasso”, nasce com este propósito: procurar um local onde o público italiano e português se possa reunir perante um ecrã para conhecer histórias, personagens e características do Bel Paese. Uma possibilidade única de partilha e diálogo num processo de integração recíproco, redescobrindo o prazer de ir ao cinema num dia da semana particularmente propício ao entretenimento e à descoberta de novas realidades.
Um encontro quinzenal numa das salas mais emblemáticas de Lisboa, O Teatro do Bairro, que pretende ser um estímulo à reflexão social, cultural e política da Itália dos nossos dias, através da projecção de alguns dos filmes que marcaram o cinema italiano dos últimos anos".
 
Transportes:
Metro: Baixa-Chiado, Rato
Comboio: Rossio, Cais-do-Sodré
Barcos: Terreiro do Paço, Cais-do-Sodré
Autocarros: 1, 36, 40, 91, 709, 711, 713, 714, 732, 735, 758, 759, 760, 781, 782

Eléctrico: 12, 15, 18, 28

Sem comentários:

Enviar um comentário