4 de Março a 24 de Abril, 2011: Exposição - SNOHETTA


"A Real Embaixada Noruega apresenta, juntamente com a Fundação EDP, Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Museu Nacional de Oslo, a exposicão Snøhetta no Museu da Electricidade. A inauguração será no dia 3 de Março às 18 horas. A entrada é gratis.
A Snøhetta é uma das empresas de arquitectura mais debatidas no mundo de hoje. Nos últimos dez anos, a Snøhetta ganhou vários grandes projectos de arquitectura em concursos, e o gabinete demonstrou seguramente a sua dedicação aos edifícios culturais.
As bases do sucesso internacional da Snøhetta foram estabelecidas em 1989, quando ganhou o concurso para a nova biblioteca em Alexandria, no Egipto. Mais de quinhentos arquitectos no mundo inteiro competiram pela oportunidade de projectar a Biblioteca Alexandrina.
A Snøhetta desenvolveu a reputação de manter uma forte relação entre paisagem e arquitectura em todos os seus projectos. O local e o contexto de cada projecto são tratados como únicos e fornecem um forte ponto de partida para o projecto. A Snøhetta está comprometida com o conceito de trabalho de equipa na totalidade do processo de concepção.
O último projecto concluído foi o novo Teatro de Ópera Nacional, em Oslo, que abriu em Abril de 2008. Actualmente, a Snøhetta desenvolve uma série de projectos em diferentes países, entre eles um edifício polivalente com funções de portal urbano, nos Emiratos Árabes Unidos, e o Pavilhão do Memorial do 11 de Setembro em Nova Iorque, bem como um novo centro cultural e museu na Arábia Saudita.
A Snøhetta também concebeu outros projectos importantes, como a Embaixada da Noruega em Berlim; o Museu Petter Dass, em Alstadhaug; o Pavilhão Serpentine, em Londres; o Centro Cultural Sandvika, em Oslo; a Câmara Municipal de Hamar, o Museu da Pesca de Karmøy e o Museu de Arte de Lillehammer, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1993.
A Snøhetta recebeu vários prémios, como o Prémio Mies van der Rohe 2009.
O objectivo desta exposição é apresentar os projectos Snøhetta a um público mais vasto, por todo o mundo. A arquitectura apresentada é inovadora e desafiadora, de carácter internacional, mas com um toque norueguês. Foi criada em Oslo e Nova Iorque por uma equipa internacional de arquitectos, paisagistas, arquitectos de interiores e desenhadores industriais, em estreita ligação com colaboradores de uma vasta gama de profissões e origens.
A exposição foi comissionada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês e produzida pelo Museu Nacional de Arquitectura, Arte e Design da Noruega, em estreita colaboração com a Snøhetta.

A curadora é Eva Madshus do Museu Nacional - secção de arquitectura -de Oslo. A Real Embaixada de Noruega muito agredece a coloboração de Fundação EDP e da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
Para mais informações sobre Snøhetta consulta o website de Snøhetta."

Av. de Brasília, Central Tejo
Horário de Inverno
3ª a Dom - 10h às 18h

Transportes
Comboio: Belém
Autocarros: 1, 28, 201, 714, 727, 751
Eléctrico: 15
Barco - Belém

Fonte:
http://www.noruega.org.pt/News_and_events/Snohetta/

Sem comentários:

Enviar um comentário