Constituição da República Portuguesa, "Artigo 78.º - Fruição e criação cultural. 1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural."
15 e 16 de Agosto, 2009: Festival - CCB FORA DE SÍ
"Projecto “BELÉM URBANA”
PERFORMANCE » O BAILE DOS CANDEEIROS
15 Ago 2009 - 21:30
M/6 ANOS
PRAÇA DO MUSEU
ENTRADA LIVRE
Todos nós temos um universo mágico que carregamos da nossa infância. Inspirados em rituais e tradições que remontam ao final dos anos sessenta, fomos buscar inspiração para esta criação ao famoso “Baile dos cinco candeeiros”, originalmente criado na Foz do Douro. Este baile era local de convívio, local de encontro, de amores, de danças e aventuras.
Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos ganham as características dos espaços que habitam. Acendem, apagam, respiram, dançam, interagem, reagem...
Interpretação Domingos Alves | Filipe Caldeira | Jaime Soares | Julieta Rodrigues Mariana Amorim
Criação RADAR 360º/ Portugal
Direcção Artística António Oliveira
Adereços Pedro Estevam | Marisa Vieira | Rui Ferreira
Direcção Técnica Rui Ferreira
Figurinos Julieta Rodrigues
Fotografia J. M. Gilberto Oliveira | Diogo Azevedo
Projecto “BELÉM URBANA”
INSTALAÇÕES » THIS IS A LOVE ACT | RESÍDUOS URBANOS | AZULEJOS HUMANOS
Ao longo dos três dias vamos ter instalações permanentes.
14, 15 e 16 Ago 2009
VÁRIOS ESPAÇOS
ENTRADA LIVRE
INSTALAÇÕES
> AZULEJOS HUMANOS | das 21:30 às 24:00
Nuno Maya & Carole Purnelle na fachada do CCB (local a designar)
Nuno Maya e Carole Purnelle formam uma dupla de artistas cujo trabalho tem percorrido linguagens e âmbitos muito diversos. Azulejos Humanos é uma instalação interactiva que, através da utilização de videoprojectores, cobrirá uma fachada do CCB de azulejos virtuais. As cores e os movimentos das pessoas e das suas roupas projectados em tempo real, criam um espectacular efeito de padrões animados.
> RESÍDUOS URBANOS (espaço a designar)
Filipa Guimarães
Resíduos Urbanos apresenta, próximo da entrada principal do CCB e através da utilização de técnicas mistas, uma quantidade de lixo espalhado, como se tivesse sido derramado a partir de um contentor. Fenómeno de urbanidade, e inevitável acumulação de resíduos existentes nas grandes cidades é o que nos propõe a artista numa intervenção surpreendente.
> THIS IS A LOVE ACT
Teresa Luzio
No conjunto das bandeiras na entrada principal do CCB, This Is A Love Act é uma instalação com um compromisso de amor impresso. Com este trabalho, Teresa Luzio pretende estabelecer uma ligação emocional com o observador, criando uma forte ambiguidade numa comunicação muito pessoal e simultaneamente universal e pública.
Projecto “BELÉM URBANA”
OFICINA CCB CIDADE PORTÁTIL | FÁBRICA DAS ARTES
OFICINA CCB – CIDADE PORTÁTIL
14, 15 e 16 Ago 2009 - 14:30 às 19:00
Para pais e filhos
JARDIM DAS OLIVEIRAS
ENTRADA LIVRE
No Jardim das Oliveiras vai nascer uma cidade com ruas, largos, caminhos e jardins… Crianças e adultos são convidados pelos espacialistas a participar na construção desta cidade, onde os habitantes passam a vida a mudar de tamanho e a transportar casas de um lado para o outro. Agarram-nas. Mexem-se com elas. Enfiam-nas na cabeça. Habitam-nas. Viram-nas do avesso. Às vezes desaparecem nelas… Isso acontece quando estão a crescer, a aprender a sentir o espaço e a tornarem-se espacialistas.
Com Espacialistas Filipe Pereira, João Cerdeira, Luís Baptista, Sérgio Serol…
Para Pais e Filhos
Projecto “BELÉM URBANA”
OFICINAS HIP HOP | FÁBRICA DAS ARTES
14, 15 e 16 Ago 2009
VÁRIOS LOCAIS
ENTRADA LIVRE
Hip-hop: nome de uma cultura iniciada nos bairros carenciados de Nova Iorque na década de setenta, cultura que se expressa utilizando a música (Rap: Dj e Mc), a dança (break-dance: B.boy) e a pintura (Grafitti: Writer) e que é utilizada pelos seus protagonistas como forma de expressão e de protesto para as realidades em que vivem. Os três workshops que propomos têm como objectivo consciencializar, educar e motivar para futuros projectos. Estes workshops servem não apenas para jovens e crianças, mas também para adultos, especialmente os técnicos da área social que se deparam diariamente com a emergente necessidade de responder a questões relacionadas com a cultura que se vive na rua.
Programação Oficinas
GRAFFITI
Com Mask | Nomen
Para todos, a partir dos 12 anos
14 a 16 de Agosto às 10:30
Ringue
Duração 2 horas
BBOYING (BREAK DANCE)
Com Bónus | Mastyle | Speedy
Para todos, a partir dos 8 anos
Cubo de Vidro
14 a 16 de Agosto às 15:30
Duração 2 horas
RAP COMO RIMA E POESIA (DJ/MC)
Com Biru | DJ Maskarilha
Sala D – Fábrica das Artes
Para todos, a partir dos 14 anos
14 a 16 de Agosto às 14:30
Duração 3 horas
JAM SESSION
Com participantes das oficinas de Break-Dance e Rap
Fábrica das Artes
14 a 16 de Agosto às 17:30
Duração 1 hora
Projecto “BELÉM URBANA”
MÚSICA » TORA TORA BIG BAND
CONCERTO/BAILE
15 Ago 2009 - 22:10
PRAÇA MUSEU
ENTRADA LIVRE
Em 2001, a cidade de Lisboa serviu de inspiração à formação da Tora Tora Big Band, uma orquestra de jazz que reúne músicos de múltiplas nacionalidades, num poderoso naipe de metais e uma secção rítmica estrondosa. Através de um repertório que cruza o jazz e a world music, a aposta desta vibrante formação passa pela renovação do velho conceito das antigas big bands que tocavam música para dançar, apresentado desta vez com elementos e tendências sonoras bem recentes, como afro, latin, funk, arabic, trance, reggae e drum’n bass.
Trompetes Miguel Gonçalves | Johannes Krieger
Saxofones Zé Maria
Trombones Lars Arens | Luís Cunha
Baixo Francesco Valente
Teclados Filipe Raposo
Percussão Hugo Menezes
Bateria Davide Rodrigues
Projecto “BELÉM URBANA”
MÚSICA » GROOVE 4TET
16 Ago 2009 - 22:00
PRAÇA MUSEU
ENTRADA LIVRE
O Groove 4tet, formado em 2006, surgiu da necessidade que quatro músicos e amigos tinham de criar algum espaço sonoro onde pudessem expor as suas influências e ambições musicais e encontrar o equilíbrio para as suas diferentes raízes, sonoridades e direcções. Partiram do gosto comum pela música soul, blues, funk e jazz, que aliaram à vontade de trazer de novo a dança aos clubes de jazz. O repertório explora temas de artistas precursores neste género, como John Scofield, Joshua Redman, Soulive, Stevie Wonder, Herbie Hancock, entre outros, mas assenta acima de tudo em temas originais deste jovem quarteto.
Fred Martinho guitarra
Pedro Pinto contrabaixo
Joca bateria
Daniel Lima teclados
Convidados
Dj Nery pratos
Zé Maria saxofone"
Transportes
Autocarros: 28/714/727/729/732/751
Eléctrico: 15
Fonte:
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/CCBFORADESI09/Pages/GERAL.aspx
Imagem:
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/CCBFORADESI09/Pages/OFICINACIDADEPORTATIL.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário