Até 23 de Dezembro, 2016: Feira do Livro - FESTA DO LIVRO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 2016

"Uma ampla seleção de publicações da Fundação Gulbenkian sobre vários temas, incluindo textos clássicos, coleções de cultura portuguesa e catálogos de exposições, vão estar à venda na Festa do Livro, até 23 de dezembro, a preços convidativos.
A par das edições estarão muitas peças inspiradas nas coleções do Museu Gulbenkian que podem constituir excelentes sugestões de presentes de Natal. Entre as novidades destaca-se uma série de novos objetos com padrões baseados nalgumas preciosidades de arte islâmica adquiridas por Calouste Gulbenkian para a sua coleção, como os azulejos e as loiças Iznik. Novidade é também uma linha inspirada no Jardim Gulbenkian com vários produtos que ampliam a oferta de objetos já existentes nas lojas do Museu como jarras, taças, chávenas, velas, lenços, leques, colares, entre muitos outros.
Tal como nas edições anteriores, haverá um livro do dia vendido a um preço ainda mais especial.
Terá lugar, também, um programa de apresentação dos livros mais recentes, sempre às 18h30, no foyer da sede.



Programa

Dezembro, 2016: Programação - PALÁCIO FOZ



PROGRAMA

14 a 23 de Dezembro, 2016: Vídeo Mapping - O NOVO PALÁCIO DO NICOLAU

"O Terreiro do Paço, em Lisboa, volta a ter o habitual espetáculo de vídeo mapping, de 14 a 23 de dezembro, dedicado à época natalícia. “O Novo Palácio do Nicolau” é a nova temática para este ano, que aborda a preocupação com o meio ambiente, com o intuito de consciencializar para os efeitos das alterações climáticas no mundo, e sobre a forma como nos afetam.

Neste espetáculo é contada a história de que o Natal poderá estar em risco de desaparecer, pois o Palácio do Nicolau, no Pólo Norte, situado numa encosta perto de uma montanha de neve, ficou completamente destruído por uma avalanche.

Com o seu Palácio e oficina destruídos, Nicolau tem de encontrar ajuda o quanto antes. Para tal, terá de partir numa longa viagem, pelos vários cantos do planeta, no seu trenó inovador – uma máquina de ferro e chapa com renas esculpidas – a grande velocidade. Durante a viagem, Nicolau constata os primeiros efeitos do aquecimento global. As cascatas de água transformaram-se em cascatas de areia e onde antes havia campos férteis existe agora uma grande aridez e desertificação. O planeta já não é como antes e o manto negro está em todo o lado.

1 a 17 de Dezembro, 2016: Concertos - NATAL EM LISBOA 2016

"A EGEAC convida para o Natal em Lisboa, uma iniciativa que já faz parte da tradição festiva da cidade e que desde a sua primeira edição tem sido muito acarinhada pelo público. 
Programamos um ciclo de concertos para toda a família, com entrada livre, durante o mês de dezembro em vários espaços da cidade – de Marvila ao Lumiar, do Bairro Alto à Graça. Além de espaços emblemáticos, como o Cine-Teatro Capitólio e o Cinema São Jorge, as Igrejas que selecionamos para esta edição do Natal em Lisboa são exemplos particularmente ricos de arte sacra, de diferentes épocas e vários estilos. 
Propomos um roteiro musical que conduz à descoberta do património eclesiástico, mas também da vida singular de cada bairro de Lisboa, desvendando novos pontos de interesse no mapa da cidade. 
Este ano, a programação espelha a diversidade das tradições natalícias nos quatro cantos do mundo, com cânticos de Natal romenos e australianos, passando pelos clássicos alemães ou o cancioneiro tradicional português.
E falando em viagem, reservamos uma surpresa para aqueles que aterrarem no aeroporto de Lisboa – e para todos aqueles que, tendo ou não andado nas nuvens, quiserem assistir a um momento musical inesperado protagonizado pelo Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa.  
Outra novidade da programação destina-se aos que vivem mais intensamente esta quadra: o Museu de Lisboa convida os mais pequenos a conhecerem a história dos milagres de Santo António e desafia-os a construírem um presépio em cortiça com as suas próprias mãos.  
Não nos poderíamos despedir sem agradecer a gentil colaboração do Patriarcado de Lisboa e de todas as Igrejas participantes no Natal em Lisboa, essenciais para que possamos proporcionar este programa aos lisboetas. 
Aceitem o nosso convite e desfrutem destes espetáculos, que esperamos garantam o presente mais valioso de todos: memórias felizes. Boas festas e um ano novo cheio de cultura para todos! 
Conselho de Administração da EGEAC.

Programa

1 de Dezembro, 2016: Festival - 5.º DESFILE NACIONAL DE BANDAS FILARMÓNICAS 2016


"O Movimento 1º de Dezembro lançou a ideia deste grandioso Desfile e mobilizou por todo o país, com o apoio dos seus delegados e da Confederação Musical Portuguesa, diferentes bandas e municípios para o efeito. É possível realizá-lo graças ao apoio da Câmara Municipal de Lisboa e à capacidade de organização da EGEAC. A iniciativa conta também com o endosso da SHIP - Sociedade Histórica da Independência de Portugal, que o incluiu no Programa Oficial das Comemorações do 1º de Dezembro. Agradecemos também o apoio facultado pelo Recheio e pelo Amanhecer.


Programa

20 de Novembro, 2016: Aula - YOGA AO AR LIVRE

"Queres experimentar uma aula de yoga? Vem participar connosco! Mal podemos esperar até Domingo!!! 
Se vens praticar connosco pela primeira vez seguem-se dicas para práticas de yoga ao ar livre com a Yogafool!

  1. Junta-te às aulas da Yogafool com boa disposição e uma mente aberta e prepara-te para a DIVERSÃO!
  2. Tem atenção às condições climatéricas. Ao practicar debaixo de um sol intenso e brilhante, usa PROTECTOR SOLAR! Aplica o protector na cara, braços e outras zonas do corpo expostas. Não apliques quaisquer cremes nas palmas das mãos e dos pés, dado que poderás escorregar no tapete.
  3. Traz o teu TAPETE YOGA! A Yogafool terá alguns tapetes disponíveis, mas não os suficientes para todos. Se não tiveres um tapete de yoga, traz uma toalha de praia. Se quiseres usar os tapetes da Yogafool, chega cedo: quem chegar primeiro, terá direito a um tapete. Além disso, podes comprar tapetes de yoga por preços acessíveis em Yoga-Spirit.
  4. Usa ROUPA confortável, algo que te permita mexer e respirar em liberdade. Também recomendamos que tragas uma toalha ou um lenço para te tapar durante savasana (relaxamento final). Isto ajudará a manter uma temperatura confortável do corpo e proteger da exposição directa ao sol e ao vento.
  5. Se chover, a Yogafool irá adaptar a prática de modo a evitar escorregar e recomendamos uma capa plástica leve para proteger da chuva.

6 de Novembro a 11 de Dezembro, 2016: Comemoração - 16 ANOS DE CAMINHO-DE-FERRO EM PORTUGAL


"160 anos de Caminho-de-Ferro em Portugal. Programa de animação em estações ferroviárias:

Novembro, 2016: Programação - ILGA

(Carregar sobre a imagem para ampliar)


CENTRO LGBT
FORA DE PORTAS
DIA 12 | SÁBADO | ÀS 16H00
ILGA PETS
PASSEIO MONSANTO
MONTES CLAROS
Pets de toda a ILGA uni-vos. Estamos tod@s em pulgas para juntar e soltar a bicharada. Este sábado às 16h, encontramo-nos nos Montes Claros para uma pequena passeata em que todas as espécies
são bem-vindas. Coordenadas GPS 38° 43′ 2.65″ N 9° 12′ 5.98″ W
Junta-te ao grupo ILGA Pets no Facebook e fica a par de tudo.