Constituição da República Portuguesa, "Artigo 78.º - Fruição e criação cultural. 1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural."
11 a 20 de Maio, 2009: Ciclo de Cinema - ARNAUD DESPLECHIN
INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
As sessões terão lugar dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de Maio, no Instituto Franco-Português, sempre às 21h00. – M/16
Filmes são legendados em português e a entrada é gratuita.
"Arnaud Desplechin é hoje um cineasta incontornável e um dos mais interessantes do cinema de autor francês. Ele ocupa um lugar de destaque no seio da geração que a revista “Les Chaiers du Cinéma” baptizou de “Novo Cinema Francês”.
O Instituto Franco-Português dedica-lhe um ciclo de cinema, com a quase totalidade dos seus filmes, alguns dos quais inéditos em Portugal, por ocasião da estreia nas salas de cinema portuguesas do seu mais recente filme, “Un Conte de Noël” (Um Conto de Natal).
Rodeado de actores fetiches como Mathieu Amalric, Emmanuelle Devos e mais recentemente Catherine Deneuve, Arnaud Desplechin é, definitivamente, um realizador a descobrir ou a conhecer melhor.
Em jeito de piada, Arnaud Desplechin disse um dia que tinha rodado La Vie des morts para dizer mal da sua família, La Sentinellepara dizer mal do seu país, Comment je me suis disputé... (ma vie sexuelle) para dizer mal das suas antigas namoradas. Em Un conte de Noël o cineasta diz mal de si próprio.”
Segunda-feira, 11 de Maio
LA VIE DES MORTS
França, 1991, 51', VO FR, ficção - INÉDITO
Semana da Crítica do Festival Internacional de Cannes 1991
Numa casa de campo, membros de uma família reúnem-se. Aguardam notícias do primo que está entre a vida e a morte no hospital.
Terça-feira, 12 de Maio
LA SENTINELLE
França, 1992, 140', VO FR, ficção - INÉDITO
Selecção Oficial do Festival Internacional de Cannes 1992
Mathias vive em Alemanha e decide regressar a França. No comboio, cruza-se com um homem que o ameaça, insulta e depois desaparece. No dia seguinte, descobre na sua mala uma cabeça humana reduzida à maneira dos Índios jivaros.
Quarta-feira, 13 de Maio
COMMENT JE SUIS DISPUTÉ… (MA VIE SEXUELLE)
França, 1996, 178', VO FR, ficção- INÉDITO
Selecção Oficial do Festival Internacional de Cannes 1996
As histórias de amor e as peripécias de Paul, de 29 anos de idade, professor assistente de Filosofia na Universidade de Nanterre, em Paris onde se aborrece.
Segunda-feira, 18 de Maio
ESTHER KAHN
França/Grande Bretanha, 2000, 145', VO Inglês, ficção
Selecção Oficial do Festival Internacional de Cannes 2000
No Século XIX em Londres, nos bairros pobres de East End. Esther Kahn é uma jovem rapariga de 20 anos completamente selvagem, apagada, recusando qualquer comunicação. Até ao dia em que assiste a uma peça de teatro…
Terça-feira, 19 de Maio
ROIS ET REINE (Reis e Rainha)
França, 2004, 150', VO FR, ficção
Selecção Oficial do Festival Internacional de Veneza 2004
Nora, aparentemente radiosa, está prestes a casar-se. Ismael, internado à força num hospital psiquiátrico, está prestes a tocar o fundo do abismo. Em tempos amaram-se apaixonadamente. Hoje ela propõe-lhe que se torne o pai adoptivo do seu filho, nascido de uma primeira relação...
Quarta-feira, 20 de Maio
L’AIMÉE
França, 2007, 65', VO FR, documentário íntimo - INÉDITO
Prémio do Melhor Documentário do Festival Internacional de Veneza 2007
Durante a mudança da casa de família, o realizador interroga o seu pai a propósito da mãe que nunca conheceu.
Transportes
Metro: Saldanha, São Sebastião
Autocarros: 16/21/44/49/83/718/726/745
Fonte:
http://www.ifp-lisboa.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário